Superesportes

MINEIRÃO

Minas Arena discute acessibilidade no Mineirão, ouve sugestões e promete novas ações voltadas para pessoas com deficiência

Administradora do Mineirão prometeu reforçar ações de acolhida às pessoas com deficiência

Redação
Debate serviu para público PCD apresentar sugestões de acessibilidade à Minas Arena - Foto: Mineirão/divulgação
Administradora do Mineirão, a Minas Arena promoveu um evento nesta quinta-feira para discutir a acessibilidade e ouvir sugestões para melhorar o atendimento a pessoas com deficiência (PCDs) no estádio. Inicialmente, cadeirantes e deputados da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência fizeram uma visita técnica. Em seguida, houve um debate com a presença de representantes de clube, da Polícia Militar e da BHTrans.

Durante a visita técnica, torcedores e deputados percorreram as áreas de acesso e setores destinados a pessoas com deficiência. No Mineirão, a maioria das vagas fica no portão E, do setor Vermelho.

Ao fim do encontro chamado “Mineirão Aberto”, a Minas Arena prometeu reforçar ações de acolhida às pessoas com deficiência. O estádio possui todas as licenças voltadas para acessibilidade. Em dias de jogos, funcionários conhecidos como “Posso ajudar” recepcionam os PCDs e pessoas com necessidades especiais na Esplanada. 

Nos próximos jogos, a Minas Arena promoverá uma ação educativa para evitar que torcedores sem limitações ocupem assentos de PCDs ou se posicionem à frente dessas cadeiras, impedindo a visão do campo.

Visita técnica de cadeirantes e integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Foto: Mineirão/divulgação

Shows

Para shows, a gerência de eventos do estádio apresentará aos produtores uma cartilha que constará atenções especiais que deverão ser seguidas visando ao conforto das pessoas com deficiência.

Do encontro desta quinta-feira surgiu também a possibilidade de melhorias nas vagas de estacionamento para PCDs no entorno do estádio. A Minas Arena estuda parcerias com órgãos do Governo de Minas para promover a inclusão de pessoas com deficiência.

“Foi um encontro importante e dessa conversa saíram muitas sugestões construtivas para melhorar a experiências das pessoas com deficiência em dias de jogos e também em dias de shows no Mineirão”, afirma o diretor do estádio, Samuel Lloyd.

Próximos jogos

Cruzeiro voltará a jogar no Mineirão no dia 21 de setembro, contra o Flamengo, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Atlético fará no Gigante da Pampulha, no dia 26, a partida de volta da semifinal da Copa Sul-Americana, contra o Colón-ARG.
.