Superesportes

COPA LIBERTADORES

Em má fase, São Paulo decide futuro na Libertadores contra o Racing

Equipe paulista se garante na sequência do torneio com um empate em dois gols ou uma vitória na casa do rival

Estadão Conteúdo
Preocupação de Crespo na Argentina é fortalecer o sistema defensivo para suportar a pressão adversária - Foto: Divulgação/São Paulo
Sob um clima de desconfiança e muita apreensão, o São Paulo enfrenta o Racing nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), em Buenos Aires, com a missão de se classificar às quartas de final da Copa Libertadores e, assim, dar um pouco mais de tranquilidade ao técnico argentino Hernán Crespo. Depois de empatar em 1 a 1 o confronto de ida, no Morumbi, a equipe paulista se garante na sequência do torneio com um empate em dois gols ou uma vitória na casa do rival. Um novo 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis. Derrota significa adeus ao torneio.



Show Player
No entanto, além da dificuldade natural de obter um triunfo na casa do adversário, as últimas atuações da equipe reforçam o tom de insatisfação da torcida sobre o futebol apresentado pelo São Paulo. No final de semana, em mais uma atuação apagada, o time do Morumbi acabou surpreendido pelo Fortaleza mesmo atuando como mandante. O resultado desencadeou reações de protestos dos torcedores gerando mais pressão sobre o elenco.

Em uma tentativa de desviar o foco e acalmar os ânimos, o presidente do clube, Júlio Casares, entrou no circuito para bancar o trabalho do departamento de futebol. Por meio de suas redes sociais, ele disse que segue no trabalho de reestruturação do clube e que o apoio a Hernán Crespo segue de forma irrestrita

Em meio a esse clima de ebulição, o treinador argentino deve contar com dois importante reforços para o difícil compromisso em Buenos Aires. O zagueiro Miranda e o meia-atacante Rigoni viajaram com o elenco. Já o atacante Luciano segue vetado pelo departamento médico. Daniel Alves, com a seleção olímpica, também está fora.

A preocupação de Crespo na Argentina é fortalecer o sistema defensivo para suportar a pressão adversária, mas também ter agilidade na transição para ter volume ofensivo. Diante da dificuldade, ele destacou a necessidade de o time mostrar sua força, mesmo na casa do rival. "O São Paulo merece ser competitivo. Queremos chegar longe na Libertadores, Copa do Brasil , Campeonato Brasileiro. Onde vamos chegar, não sei. Mas estamos trabalhando para isso", afirmou o treinador.



O reforço de Miranda dá ao treinador mais tranquilidade na defesa. Junto com o equatoriano Arboleda, ele também é uma opção importante nas jogadas de bola aérea. Luan comanda a marcação no meio de campo com o objetivo de deixar o time compacto. No esquema 3-5-2, os alas vão ter papel importante para buscar os atacantes Rigoni e Pablo na área adversária.

Já o Racing espera valer o mando de campo para se classificar com uma vitória simples. O treinador Juan Antonio Pizzi deve repetir o mesmo time que empatou com o São Paulo no Morumbi pelo jogo de ida. Recuperado de uma gastroenterite, o atacante Enzo Copetti treinou normalmente nesta segunda-feira e está confirmado na equipe para enfrenta os brasileiros.