2

Após três derrotas e retorno ao Z4, América vê 'alerta ligado' na Série A

Coelho não consegue engatar sequência de boas atuações e vê problemas defensivos 'minarem' pontos no Brasileirão

20/07/2021 06:00
compartilhe
América perdeu por 1 a 0 para o Sport nesta segunda-feira (19), em confronto direto contra o rebaixamento no Independência, em Belo Horizonte
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

América perdeu por 1 a 0 para o Sport nesta segunda-feira (19), em confronto direto contra o rebaixamento no Independência, em Belo Horizonte


Em má fase, o América vê um alerta ligado na Série A do Campeonato Brasileiro. Após três derrotas e retorno ao Z4 da competição, o Coelho segue com dificuldades para encontrar uma formação ideal e engatar uma sequência de boas atuações.
 
 
Já são três derrotas seguidas no Brasileirão. Primeiro, uma sonora goleada por 4 a 0 para o Fortaleza. Em seguida, revés no clássico diante do rival Atlético, por 1 a 0. Por fim, o pior dos três resultados: derrota para o Sport, concorrente direto na luta contra o rebaixamento, por 1 a 0, no Independência, em Belo Horizonte.

O Coelho é o 17° colocado da Série A, com apenas nove pontos em 12 jogos (36 pontos possíveis) - aproveitamento de 25%. Nesta jornada, houve duas vitórias, três empates e sete derrotas. A equipe mineira tem outra marca negativa: a terceira pior defesa da competição, com 17 gols sofridos - atrás apenas de Chapecoense (23) e Bahia (19) no quesito.

Nos três últimos duelos, um problema do time de Mancini ficou evidente: os erros em transição defensiva - momento após a perda da posse de bola. Seja por demora na recomposição ou por uma postura passiva no instante de pressionar o portador da bola, o América sofre muito nesta fase do jogo e costuma gerar boas ocasiões aos adversários. Dos seis gols sofridos nestes confrontos, quatro saíram nestas situações.

Nesta segunda-feira (19), diante do Sport, a equipe de Vagner Mancini teve domínio da posse de bola e, na maior parte do tempo, povoou o campo adversário, mas encontrou muitas dificuldades para criar boas ocasiões de gol - seja por erros técnicos ou por falta de repertório ofensivo.
 

Novo confronto direto 


O próximo desafio do América será diante de um time que, até o momento, surpreendentemente, briga contra o rebaixamento no Brasileirão. Às 17h do sábado (24), o Coelho enfrentará o Grêmio - 19° colocado, com seis pontos - na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

As nuances táticas do confronto despertam curiosidade. Desde que Felipão assumiu o comando da equipe gaúcha, o time ainda não perdeu. Até então, o novo comandante somou duas vitórias e um empate. Diferentemente do que se via com Tiago Nunes, o Grêmio é, agora, uma equipe que se defende em bloco baixo, cede a bola ao adversário e busca ser letal nos contra-ataques.

As melhores atuações do América com Mancini também seguiram esta mesma filosofia de jogo. Diante de dúvidas e de um momento ruim, o Coelho terá mais tempo para preparação para o duelo, já que o Grêmio entra em campo às 19h15 desta terça-feira (20) para enfrentar a LDU pela Copa Sul-Americana.
 

Fotos de América 0 x 1 Sport pela Série A

 

Compartilhe