2

Brasil joga pela 1º vez em 5 de julho desde eliminação para a Itália em 82

Seleção Brasileira irá quebrar o 'tabu' nesta segunda-feira, ao enfrentar o Peru na semifinal da Copa América

05/07/2021 13:03
compartilhe
Paolo Rossi foi o grande carrasco do Brasil naquela ocasião
foto: UPI/EFE/Divulgacao

Paolo Rossi foi o grande carrasco do Brasil naquela ocasião

Em 5 de julho de 1982 o Brasil foi eliminado pela Itália nas quartas de final da Copa do Mundo daquele ano. Desde então, a Seleção Brasileira nunca voltou a disputar uma partida nesse dia. Esse 'tabu' será quebrado nesta segunda-feira (05/07), às 20h, contra o Peru, no Engenhão, no Rio de Janeiro, na semifinal da Copa América.

Em 82, a Seleção Italiana venceu o Brasil por 3 a 2 com três gols de Paolo Rossi, no Estadi de Sarrià, em Barcelona, na Espanha. Os gols marcados pela Seleção Canarinho foram de Sócrates e Falcão. Ao final da competição, a Itália se sagrou campeã ao vencer a Alemanha Ocidental por 3 a 1. 

Essa pode ser considerada uma revanche para os italianos, já que o Brasil tinha vencido o duelo na final da Copa do Mundo de 1970 por 4 a 1. No entanto, após 14 anos da fatídica eliminação em 82, o Brasil voltou a vencer a Itália em uma final de Copa. Em 1994, os brasileiros conquistaram a quarta Copa do Mundo nos pênaltis, após empate por 0 a 0 no tempo normal. 

Nesta segunda-feira, o Brasil espera diminuir um pouco a lembrança ruim do dia 5 de julho ao dar um passo importante para vencer a Copa América. Quem passar enfrenta o vencedor de Argentina e Colômbia na final, que será disputada no sábado, dia 10, às 21h, no Maracanã. 
 
A Itália também disputa um título continental e está na semifinal da Eurocopa. A seleção entra em campo nesta terça-feira, às 16h (horário de Brasília), contra a Espanha em Wembley, em Londres. Quem avançar enfrenta o vencedor de Inglaterra e Dinamarca no domingo, às 16h, também em Wembley.


Compartilhe