Artilheiro no ano passado, Hulk começou 2022 voando: 11 gols em dez jogos (Foto: Pedro Souza/Atlético)
Chegou a hora de começar a defender o título brasileiro. Atual campeão nacional, o Atlético inicia, a partir das 16h deste domingo, no Mineirão, a luta pelo bicampeonato consecutivo. O adversário desta tarde é o Internacional, equipe que traz boas lembranças ao atual elenco alvinegro.
Foi no duelo contra o Internacional, pelo returno da competição no ano passado, que o Galo deslanchou. Na época, a equipe alvinegra havia acabado de ser eliminada na semifinal da Copa Libertadores. O jogo contra o Colorado foi duro e o gol do triunfo só saiu na reta final, com Keno completando bela jogada de Hulk. A partir dali, o Atlético deu a arrancada decisiva para quebrar o jejum de 50 anos sem conquistar o título.
E o começo de temporada do Galo é animador para o torcedor. O time alvinegro tem o melhor desempenho entre os 20 clubes da Série A. Em 16 partidas no ano, o Atlético do técnico Antonio Mohamed venceu 13, empatou duas e perdeu apenas uma. De 48 pontos disputados, ganhou 41. São, portanto, impressionantes 85,41% de aproveitamento.
O palco do duelo é o Mineirão, onde o Galo tem desempenho espetacular. A última derrota no Gigante da Pampulha foi na rodada inaugural do Brasileirão do ano passado, em 30 de maio, quando a equipe perdeu de virada para o Fortaleza, por 2 a 1. De lá para cá, foram 33 jogos, com 30 triunfos e três empates. No total, o Alvinegro soma 18 triunfos consecutivos.
Atlético
O Atlético teve uma desgastante viagem de Ibagué, na Colômbia, onde venceu o Tolima, por 2 a 0, pela Copa Libertadores. O Alvinegro chegou a Belo Horizonte apenas na madrugada de sexta-feira. Todos os atletas dormiram na Cidade do Galo e treinaram pela manhã antes de serem liberados.
Nesse sábado, o técnico Turco Mohamed fez as suas avaliações sobre os jogadores que estão mais desgastados e precisam ser poupados contra o Internacional. A definição do time será apenas no vestiário.
Uma coisa é certa. O técnico do Galo terá cinco jogadores que não entraram em campo contra o Tolima. Eduardo Vargas, recuperado de virose, pode ser relacionado. Réver e Zaracho, poupados da viagem para a Colômbia, também devem jogar. Por último, Keno e Nathan Silva, que ficaram no banco de reservas em Ibagué, devem retornar ao time titular.
O Galo tem apenas um desfalque para o jogo deste domingo. O lateral-esquerdo Dodô, em recuperação de cirurgia no joelho, está sem condições de jogo. Desta forma, Turco Mohamed terá à disposição sete estrangeiros - dois deles serão cortados da lista de relacionados.
Internacional
O Internacional vem a Belo Horizonte depois de um frustrante empate na estreia pela Copa Sul-Americana. O Colorado abriu vantagem de 2 a 0 no primeiro tempo, mas cedeu o empate ao 9 de Outubro, no Equador.
Além do resultado ruim, a equipe teve problemas em campo. Taison e Wesley Moraes saíram do jogo com problemas físicos e são dúvidas para o duelo contra o Galo. Eles serão reavaliados para saber se têm condições de jogo. Caso não sejam acionados, devem ser substituídos por Caio Vidal e Alexandre Alemão.
O Internacional já tem seis desfalques por problemas físicos para o jogo: D'Alessandro (tornozelo direito), Gustavo Maia (virose), David (muscular coxa direita), Moisés (joelho direito), Wanderson (edema coxa direita), Tiago Barbosa (muscular coxa direita). Além deles, o zagueiro Cuesta, que negocia com o Botafogo, está fora do jogo.
ATLÉTICO X INTERNACIONAL
Atlético
Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso (Réver) e Guilherme Arana; Allan, Jair, Nacho e Zaracho; Keno e Hulk
Técnico: Turco Mohamed
Internacional
Daniel; Bustos, Bruno Mendez, Kaique Rocha e Mercado; Gabriel, Liziero, Maurício, Edenílson e Caio Vidal (Taison); Alexandre Alemão (Wesley Moraes)
Técnico: Alexander Medina
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data e horário: domingo, 10 de abril, às 16h
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (FIFA/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho(RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)