Cuca aceitou proposta para retornar ao Atlético (Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


contratação de Cuca pelo Atlético resgata no torcedor a confiança de que o time poderá ter sucesso no duelo com o Palmeiras, pelas quartas de final da Copa Libertadores. O tempo até o confronto é curto, de apenas 12 dias, já que o primeiro encontro pela competição internacional está marcado para 3 de agosto, às 21h30, no Mineirão. A partida de volta será no dia 10, no Allianz Parque, em São Paulo.





O Palmeiras, aliás, foi o algoz do Galo na Libertadores do ano passado, porém nas semifinais. O detalhe é que o time alvinegro, apesar de ter sido eliminado, não foi derrotado pela equipe paulista em nenhum dos dois jogos, caindo pelo gol sofrido em casa.


No duelo de ida, no Allianz Parque, houve empate por 0 a 0, no jogo que ficou marcado pelo pênalti perdido por Hulk. Na partida de volta, no Mineirão, o Atlético abriu o placar com Eduardo Vargas, aos sete minutos do segundo tempo. O Verdão empatou com Dudu, aos 23 minutos.

Além de superar o Atlético de Cuca na Libertadores de 2021, o Palmeiras levou a melhor na decisão da edição de 2020 sobre o Santos dirigido pelo treinador. A finalíssima foi realizada em 30 de janeiro de 2021 por causa da pandemia de COVID-19.




A decisão em jogo único, no Maracanã, terminou empatada por 0 a 0 no tempo normal e acabou com vitória palmeirense por 1 a 0. O gol foi marcado por Breno Lopes, aos nove minutos da primeira etapa da prorrogação.

LEIA MAIS - Cuca, Sampaoli, Renato... Quem a torcida do Galo quer para a vaga de Turco

Briga pelo Brasileirão


Campeão brasileiro no ano passado, o Atlético briga entre os primeiros colocados em 2022. Em meio aos questionamentos a Antonio ‘El Turco’ Mohamed, demitido nesta sexta-feira (22), o Galo somou 32 pontos em 18 jogos, ocupando a terceira colocação.

O Palmeiras lidera a Série A, com 36 pontos, ao passo que o Corinthians, segundo colocado, contabiliza 32 e leva vantagem sobre o time mineiro no número de vitórias: 9 a 8.




Antes do aguardado duelo com o Palmeiras pela Libertadores, o Atlético jogará duas vezes no Brasileirão. Neste domingo, às 18h, o Galo recebe o Corinthians, no Mineirão, em confronto direto pela vice-liderança. Uma semana depois, também em um domingo (31), será a vez de encarar o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre, a partir das 16h.

Retorno de Cuca ao Atlético


Cuca confirmou o retorno ao Atlético em declaração ao jornalista Jaeci Carvalho, colunista do Superesportes e do Estado de Minas, na noite desta sexta-feira (22/7). Ao justificar a decisão de aceitar a proposta da diretoria, o treinador citou a confiança no trabalho e no potencial do elenco. Ele ainda respondeu sobre a possibilidade de, futuramente, conduzir a Seleção Brasileira.

“Há tempo de recuperar o grupo e brigar pelas taças. Quanto à Seleção, isso é um caminho natural. Se tiver que acontecer, vai acontecer. Tenho muito carinho pelas pessoas no Atlético e volto para buscar mais títulos”.

Essa será a terceira passagem de Cuca pelo Atlético. Ele conquistou sete títulos pelo clube: três Campeonatos Mineiros (2012, 2013 e 2021), uma Copa Libertadores (2013), uma Copa do Brasil (2021) e um Campeonato Brasileiro (2021). Em 224 jogos, obteve 128 vitórias, 48 empates e 48 derrotas.