Recentemente, o Atlético renovou o contrato de uma das promessas de suas categorias de base com uma multa rescisória multimilionária para o exterior. Trata-se do volante Gabriel Santos, de 20 anos.
O jovem jogador recebeu um reajuste salarial e teve o vínculo com o Galo estendido até dezembro de 2023. A nova multa contratual para clubes do futebol internacional foi fixada em 50 milhões de euros (R$ 255 milhões na cotação atual).
Gabriel, que foi contratado para a categoria Sub-20 do Atlético em 2020, vem sendo observado de perto pela comissão técnica do time profissional. O desempenho nos treinos tem agradado aos profissionais do clube mineiro, e o nome do atleta pode aparecer em alguma das listas de relacionados para jogos do restante do Campeonato Brasileiro.
Neste momento, entre os volantes com melhores números na marcação, o Atlético conta com Allan, Jair, Zaracho e Neto. Otávio, que sofreu grave lesão muscular, ainda deve levar algumas semanas até a liberação.
Atualmente, no time principal, os "pratas da casa" que têm sido mais prestigiados no Galo são o zagueiro Nathan Silva e o meio-campista (ou lateral-esquerdo) Rubens. O primeiro se firmou e foi multicampeão após empréstimos consecutivos, enquanto o segundo tem recebido mais oportunidades em 2022 e busca afirmação como uma peça importante na equipe.