Lucas Oliveira, Waguininho, Matheus Bidu, Willian Oliveira, João Paulo e Pedro Castro foram contratados pelo Cruzeiro para 2022. Rafael Santos, o segundo da esquerda para a direita, voltou ao clube após empréstimos para Inter de Limeira e Ponte Preta (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)


O Cruzeiro contratou 24 jogadores na primeira janela de transferências de 2022, encerrada na última terça-feira, 12 de abril. O mercado será novamente aberto em 18 de julho e voltará a fechar em 15 de agosto.




Dos 24 reforços, três já deixaram o clube: o lateral-direito Gabriel Dias (Vasco) e os zagueiros Maicon (Santos) e Sidnei (Goiás).

Outros três estão à espera de anúncio oficial: o meia Leonardo Pais, ex-Montevideo Wanderers, do Uruguai; e os atacantes Rafael Silva, ex-Wuhan Zall, da China; e Henrique Luvannor, ex-Al-Taawon, da Arábia Saudita.

Como estavam livres no mercado, Pais, Silva e Luvannor poderão ser registrados no Boletim Informativo Diário da CBF mesmo após o fim do prazo de transferências.

O zagueiro Zé Ivaldo e o atacante Jajá, ambos ex-Athletico-PR, e o goleiro Gabriel Mesquita, ex-Guarani, tiveram os nomes publicados no BID no último dia de janela aberta.




Com relação aos destaques, o principal é Edu, autor de 11 gols em 14 jogos pelo Cruzeiro. Ele foi adquirido por R$ 600 mil ao Brusque, pelo qual terminou a Série B de 2021 como artilheiro, com 17 gols em 33 partidas.

Edu marcou 11 gols em 14 jogos pelo Cruzeiro em 2022 (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)


O goleiro Rafael Cabral, ex-Reading, da Inglaterra, recebeu a missão de suceder Fábio. Ele disputou 15 jogos em 2022.

O volante Willian Oliveira, o meia João Paulo e o atacante Waguininho também são frequentes na escalação - todos estiveram em campo 14 vezes.

Outros dois atletas bastante utilizados pelo técnico Paulo Pezzolano são o zagueiro Oliveira (12) e o meia Fernando Canesin (11).

No Campeonato Mineiro, o time terminou como vice-campeão ao ser derrotado pelo Atlético por 3 a 1 na decisão. A campanha geral foi de nove vitórias, um empate e quatro reveses.




Na Copa do Brasil, superou Sergipe (5 a 0), na primeira fase, e Tuntum (3 a 0), na segunda fase. O duelo de ida da terceira fase, contra o Remo, será às 21h30 desta terça-feira, no estádio Baenão, em Belém-PA.

Na Série B, a Raposa estreou com tropeço diante do Bahia (2 a 0), em Salvador, e bateu o Brusque na segunda rodada (1 a 0), em Belo Horizonte. O principal objetivo do ano é terminar o campeonato no G4 e retornar à elite do Brasileirão.

Reforços do Cruzeiro em 2022


Goleiros: Rafael Cabral, Gabriel Brazão e Gabriel Mesquita

Lateral-direito: Gabriel Dias (saiu do clube)

Lateral-esquerdo: Matheus Bidu

Zagueiros: Zé Ivaldo, Wagner Leonardo, Oliveira, Mateus Silva, Maicon (saiu do clube) e Sidnei (saiu do clube)

Volantes: Willian Oliveira, Filipe Machado, Pedro Castro e Neto Moura

Meias: Fernando Canesin, João Paulo e Leonardo Pais (não anunciado)

Atacantes: Edu, Jajá, Waguininho, Rodolfo, Rafael Silva (não anunciado) e Luvannor (não anunciado)