Projeto de estádio em Betim foi apresentado aos diretores do Cruzeiro em 21 de junho (Foto: Reprodução/projeto)


A prefeitura de Betim detalhou, nesta segunda-feira (27), a proposta que foi enviada ao Cruzeiro, no último dia 23, para a parceria de administração do estádio que será construído no município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo o documento, a Raposa tem 60 dias para manifestar interesse no 'negócio'. 



 
No plano, a gestão municipal se compromete a viabilizar a construção de empreendimento de 50.000 mil metros quadrados, em área de 97.261 mil metros quadrados. Além disso, a prefeitura também fará todas as etapas de licenciamento do terreno e da obra, além de executar as intervenções viárias no entorno do estádio que forem necessárias.
 
A empresa responsável pela construção também ficará por conta da realização de manutenções no local, segundo a carta de intenções. O custo total da obra do estádio está estimado em R$ 450 milhões. O Cruzeiro, por sua vez, não precisará investir recursos próprios. 
 
A prefeitura de Betim também explicou que a nova arena ficará à disposição da empresa administradora (que ainda não foi anunciada) por 310 dias do ano. A Raposa teria prioridade na exploração do espaço nos outros 55 dias. 



 
O estádio terá capacidade para 46 mil pessoas, com possibilidade de ampliação para até 50 mil lugares. 
 

Encontro com a diretoria celeste

 
A cúpula do Cruzeiro se reuniu na sede da prefeitura de Betim, na última terça-feira (21), para conhecer o projeto inicial. Por parte do clube participaram o CEO do clube, Gabriel Lima, o secretário-geral, Alexandre Cobra, e o diretor financeiro, Raphael Vianna. 
 
No encontro, foi passado à diretoria que o Cruzeiro teria direito a 80% da renda líquida de todos os eventos esportivos realizados no novo estádio. No entanto, segundo o comunicado divulgado nesta segunda, a participação do clube na bilheteria será um pouco menor: de 70% até 80%. 
 
O Cruzeiro vive um impasse com a Minas Arena, responsável pela administração do Mineirão. O clube negocia melhores condições para mandar seus jogos no Gigante da Pampulha e não descarta encontrar uma nova casa. 



 
Leia o comunicado na íntegra: 
 
"No último dia 23, a Prefeitura de Betim encaminhou ao secretário-geral do Cruzeiro Esporte Clube/SAF, Alexandre Cobra, a carta de intenções para a construção de arena multiuso na cidade.  Na proposta, a gestão municipal se compromete a viabilizar a construção de empreendimento de 50.000 mil metros quadrados, em área de 97.261 mil metros quadrados, bem como a realizar todas as etapas de licenciamento do terreno e da obra, além de executar as intervenções viárias no entorno do estádio que forem necessárias.
 
A prefeitura se compromete também a buscar parceiros interessados na construção, que deverão arcar com a estrutura e as despesas referentes à manutenção do espaço. 
 
Ainda conforme o documento, a arena multiuso ficará disponível por 310 dias ao ano para realização de eventos conforme interesse da administradora do empreendimento. Na proposta, o Cruzeiro Esporte Clube/SAF terá o direito de prioridade de explorar a arena nos demais 55 dias anuais restantes. Além disso, o clube terá o direito de receber entre 70% e 80% da renda líquida dos eventos esportivos organizados pelo clube.
 
A arena multiuso terá capacidade para 46 mil pessoas. A carta de intenções prevê prazo de 60 dias para que o Cruzeiro Esporte Clube/SAF manifeste interesse na proposta".