Paulo Pezzolano anunciou a saída do Cruzeiro após a eliminação para o América na semifinal do Campeonato Mineiro (Foto: Staff Images/Cruzeiro)

O técnico Paulo Pezzolano explicou que a decisão de sair do Cruzeiro foi tomada em dezembro de 2022, após a conquista da Série B do Campeonato Brasileiro. Ele concedeu entrevista neste domingo (19), no estádio Independência, onde o time celeste perdeu por 2 a 1 para o América, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro.




"Não é uma decisão de cabeça quente, é uma decisão tomada com muita frieza, muito pensada, desde dezembro. Sinceramente, eu não estava 100%. E acho que esse clube como o Cruzeiro - Ronaldo, Paulo André, Pedro Martins, jogadores e todos que trabalham aqui - precisam de um treinador 1000%".

Show Player

Segundo Pezzolano, a continuidade na Toca durante a disputa do estadual de 2023 foi para que a diretoria estudasse com calma o nome do substituto. "Senão teria que colocar um interino, um treinador momentâneo e rápido. Mas demos tempo para fazer o caminho que devia fazer e aceitamos ficar no Cruzeiro juntamente com toda a comissão técnica".

O uruguaio garantiu a inexistência de problemas no grupo. "Não estou saindo por causa de jogadores ou por decisão diretiva, vou por mim mesmo. Sou uma pessoa que gosta de cobrar 100% do dia a dia, então necessitava estar assim para continuar. Assim, tomo a decisão pensando no melhor para o Cruzeiro".




Show Player


Emocionado, Pezzolano afirmou que precisava dar um tempo na carreira para ficar mais perto da esposa e dos filhos. “Faz seis anos que sou treinador e não descansei nenhum mês”, disse, às lágrimas, o agora ex-técnico cruzeirense. Em respeito aos torcedores celestes, ele prometeu não acertar com nenhum clube brasileiro no curto prazo.



Contratado em janeiro de 2022, Pezzolano dirigiu o Cruzeiro em 68 partidas, com 38 vitórias, 13 empates e 17 derrotas. Seu principal feito foi a conquista da Série B do ano passado, com 78 pontos em 38 rodadas, que garantiu o retorno à elite do Brasileiro.

Para 2023, houve muitas mudanças no elenco, e a equipe caiu significativamente de produção. Foram três vitórias, três empates e quatro derrotas em dez jogos no Campeonato Mineiro (40% de aproveitamento), com 12 gols marcados e 11 sofridos.




Quando o Cruzeiro voltará a jogar?


Sem jogos pelo Mineiro e à espera de um novo treinador, o Cruzeiro volta a atuar somente na semana do dia 12 de abril (quarta-feira), pela terceira fase da Copa do Brasil. Ainda não há data, horário ou adversário definido.

No torneio do qual é o maior campeão, com seis títulos, o time celeste pode enfrentar CRB, CSA, Náutico, Remo, Tombense, Brasil de Pelotas, Paysandu, Ituano, Botafogo-SP, Volta Redonda, Ypiranga, Nova Iguaçu, Maringá, Águia de Marabá, Sport ou ABC.

Depois, o Cruzeiro encara o Corinthians em 15, 16 ou 17 de abril, também sem horário definido, pelo Campeonato Brasileiro. Os times medem forças na Neo Química Arena, em São Paulo, pela primeira rodada da competição.