Francisco da Costa é o atual artilheiro da Libertadores, com três gols (Foto: Reprodução/Twitter)
O atacante Francisco da Costa, nascido em Taquari, no interior do Rio Grande do Sul, é o atual artilheiro da Copa Libertadores. Principal referência ofensiva do Bolívar, da Bolívia, o camisa 19 tem três gols na competição. Ele atuou pela Tombense em 2015.
Francisco acabou se despedindo prematuramente da Libertadores, pois o seu clube foi eliminado na segunda fase para a Universidad Católica, do Equador. Os bolivianos empataram o primeiro jogo por 1 a 1, e perderam a partida de volta por 2 a 0. Na primeira fase, haviam eliminado o Deportivo Lara, da Venezuela, com duas vitórias - 3 a 2 no primeiro confronto e 4 a 0 no segundo.
No Brasil, o atleta, que tem 26 anos, atuou profissionalmente por São José-RS, Novo Hamburgo-RS, Tombense, Operário Ferroviário-PR e Inter de Lages-SC. Nas categorias de base, passou por Grêmio, Inter e Athletico-PR. Ele deixou o país em 2017.
Somando os jogos pela Libertadores e pelo Campeonato Boliviano, o centroavante tem sete gols e cinco assistências em oito jogos pelo Bolívar, clube que defende desde janeiro deste ano. No futebol internacional, ele também já atuou por Inter, Venados FC, Atlante e Querétaro, do México, e Sol de América, do Paraguai.
"Eu sempre tive o sonho de jogar a Libertadores e finalmente o realizei. Nesse período, pude inclusive ter um pouco mais de contato com os amigos que estão no Brasil, por ser uma competição que acompanham mais. Iisso é muito gratificante. Foi o momento que mais me senti abraçado pelo meu país, principalmente pelo Sul, onde nasci, fui criado e comecei minha carreira. Claro que não foi o resultado que nós queríamos, mas hoje posso dizer que realizei um sonho", revelou o atacante.
O Bolívar faz parte do Grupo City, um conglomerado internacional voltado para o futebol e que recentemente fez investidas para tentar comprar o Atlético. Eles são donos de clubes como Manchester City (Inglaterra), New York City (EUA), Girona (Espanha) e Montevideo City Torque (Uruguai).