Benevenuto amarelando jogadores de Atlético e Cruzeiro no clássico valido pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro, no Mineirão (Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


Após atuação polêmica no clássico entre Atlético e Cruzeiro, pela 9ª rodada do Estadual, o árbitro Igor Junio Benevenuto não foi escalado pela Federação Mineira de Futebol (FMF) para atuar como juiz principal de nenhum jogo da 10ª rodada, que ocorrerá neste fim de semana.



 
Dazn
 

O lance que gerou mais polêmica no clássico foi o pênalti marcado em Hulk em uma dividida com o zagueiro Oliveira. O atacante do Atlético converteu a cobrança e, no último lance da partida, Ademir garantiu a vitória alvinegra por 2 a 1. Jogadores, comissão técnica e dirigentes do Cruzeiro se revoltaram com a marcação.

"Após o clássico, ao término da partida, meu Instagram e meu Whatsapp viraram uma tristeza. Só mensagens abusivas, dizendo que vão me pegar, me matar. Ontem, duas vezes, passaram carros na frente do minha casa dizendo que iriam me matar e que pegariam qualquer pessoa da minha família. Que iriam matar o pessoal da minha família", disse o juiz em entrevista para o Seleção.

Os especialistas de arbitragem da 'Central do Apito', do Sportv, discordaram da marcação do pênalti. Paulo César de Oliveira, Sálvio Spínola e Fernanda Colombo alegaram que Benevenuto estava mal colocado para apitar a falta.



 
Em contato com a reportagem, a Federação Mineira de Futebol afirmou que a não escalação do árbitro para a 10ª rodada não tem relação com as polêmicas do clássico. 

Nesta temporada, antes da partida entre Atlético e Cruzeiro, Benevenuto havia apitado três jogos no Campeonato Mineiro como árbitro principal, sendo um deles do Galo. O juiz atuou na vitória alvinegra por 4 a 0 sobre o Uberlândia, pela 3ª rodada.

Confira a relação de árbitros escalados para a 10ª rodada do Campeonato Mineiro:


Tombense x URT (sábado, às 16h)
Árbitro: Paulo César Zanovelli

Democrata x Atlético (sábado, às 16h30)
Árbitro: Vinicius Gomes do Amaral

Uberlândia x América (sábado, às 19h)
Árbitro: Felipe Fernandes Lima

Caldense x Athletic (domingo, às 11h)
Árbitro: André Luiz Skettino Bento

Villa Nova x Patrocinense (domingo, às 16h)
Árbitro: Ronei Cândido Alves

Cruzeiro x Pouso Alegre (domingo, às 17h30)
Árbitro: Emerson Almeida Ferreira
 
 

Juiz do clássico


Nascido em Minas Gerais, Igor Junio Benevenuto não atua em um jogo da Série A do Campeonato Brasileiro como árbitro de campo há mais de um ano. Sua última participação como juiz número 1 na primeira divisão nacional foi em 16 de novembro de 2020, no duelo entre Coritiba e Bahia, pela 21ª rodada.

Em 2021, Benevenuto esteve muito presente como árbitro assistente de vídeo. Das 36 partidas em que atuou em competições nacionais, 35 foram na cabine do VAR. O único duelo em que esteve dentro de campo foi entre Botafogo e Goiás, pela 13ª rodada da Série B.