2

Central do Apito é unânime: 'Não houve pênalti' no Atlético x Cruzeiro

Ex-árbitros Sálvio Spínola, Paulo César de Oliveira e Fernanda Colombo afirmaram que houve erro de Igor Júnio Benevenuto no clássico

07/03/2022 15:12 / atualizado em 07/03/2022 20:05
compartilhe
Ex-árbitros Paulo César de Oliveira, Sálvio Spínola e Fernanda Colombo afirmaram que houve erro de Igor Júnio Benevenuto no clássico
foto: Reprodução/SporTV

Ex-árbitros Paulo César de Oliveira, Sálvio Spínola e Fernanda Colombo afirmaram que houve erro de Igor Júnio Benevenuto no clássico



Os comentaristas de arbitragem do Sportv, que integram o quadro Central do Apito, do programa Seleção, foram unânimes em afirmar que não houve pênalti do zagueiro Oliveira, do Cruzeiro, sobre o atacante Hulk, do Atlético, no clássico desse domingo, no Mineirão, pela nona rodada do Campeonato Mineiro. Os ex-árbitros Sálvio Spínola, Paulo César de Oliveira e Fernanda Colombo afirmaram que houve erro de Igor Júnio Benevenuto no clássico.

A penalidade foi marcada na reta final do segundo tempo, quando o Cruzeiro vencia o clássico por 1 a 0. Hulk marcou e empatou a partida. Já nos acréscimos, Ademir virou o placar e deu a vitória ao Galo por 2 a 1.

O trio destacou que Oliveira toca na bola para fazer o corte na jogada. O contato com do defensor com Hulk é posterior, conhecido na arbitragem como "pós bola", quando ela já não está em disputa no lance. De acordo com os comentaristas de arbitragem, o movimento do zagueiro cruzeirense visou todo o tempo a bola. O contato "leve" posterior não caracteriza pênalti.

Na análise, os três comentaristas também levaram em consideração a simulação de Hulk, que caiu lentamente após o corte do zagueiro, e o mau posicionamento de Igor Júnio Benevenuto. No momento em que a disputa ocorreu na área, o árbitro estava encoberto e sem condição de tomar a decisão correta.

Sálvio ainda comentou a decisão errada da FMF de escalar Igor Júnio Benevenuto para o clássico, uma vez que o árbitro atuou quase toda a temporada 2021 como árbitro de vídeo (VAR) e poucas vezes esteve em ação no campo. Reportagem do Superesportes anterior ao clássico destacou esse histórico recente.

Antes de fazerem suas considerações, os ex-árbitros mostraram cartão vermelho para a decisão de Igor Júnio Benevenuto. Fernanda Colombo e Sálvio Spínola ainda mostraram cartão amarelo, o que no quadro da Central do Apito representa o desejo de fazer uma análise mais detalhada.

A reportagem do Superesportes tentou contato com o presidente da Comissão de Arbitragem da FMF, Juliano Lopes Lobato, para comentar a arbitragem de Igor Júnio Benevenuto, mas ele não atendeu as chamadas. Já a assessoria da FMF informou que ele não pode conceder entrevista nesta segunda-feira.

Veja, a seguir, a íntegra dos comentários dos três comentaristas:
 

Fernanda Colombo


Nesse lance, em câmera 1, quando a gente analisa ele ao vivo, o que a gente chama de câmera 1, a impressão que dá é que o Oliveira dá sim um toque no Hulk. Mas, depois, observando por outros ângulos, a gente percebe que o Oliveira toca na bola e que o Hulk valoriza demais. Ele já cai atrasado, cai valorizando e por isso, pra mim, não houve a penalidade máxima.

Mas é um lance que engana. E o posicionamento do Igor não era o posicionamento adequado. Ele estava encoberto e isso prejudicou muito ele na tomada de decisão, que no final das contas foi uma decisão errada, foi uma decisão ruim.


Sálvio Spínola


Não foi pênalti. O Campeonato Mineiro está com arbitragem com muitos problemas, já teve árbitro punido publicamente pela Federação, já teve várias situações. Agora, o lance propriamente dito: a Fernanda foi clara comigo. A posição do árbitro (foi errada). O Igor Júnio Benevenuto não está apitando grandes jogos. Trabalhou o ano de 2021 inteiro mais como VAR, pouco está em campo apitando e isso interfere. O Oliveira toca na bola. Eu uso muito esse termo: contato 'pós bola'. A bola não está mais disponível para o Hulk. O Oliveira toca na bola e depois, sim, tem um contato. Pra mim não foi pênalti.

Paulo César Oliveira


Concordo com vocês, a minha observação é a mesma da Fernanda. Num primeiro momento, achei que o toque tinha sido direto na perna do Hulk, mas por aquele ângulo por trás, demonstra que a ação do Oliveira é na bola. E depois tão leve o contato ali, já da ação da disputa. O Hulk demora, cai com um certo delay, demora para cair, e acaba interferindo na decisão do Igor Benevenuto, que foi errada. Não houve o pênalti.




Compartilhe