2

Comentaristas de arbitragem divergem sobre pênalti para Galo no clássico

Lance polêmico envolvendo o zagueiro Oliveira, da Raposa, e o atacante Hulk, do Galo, ocorreu aos 40 minutos do segundo tempo

06/03/2022 22:17 / atualizado em 07/03/2022 00:25
compartilhe
Decisão do árbitro Igor Benevenuto foi contestada pelos jogadores do Cruzeiro
foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press

Decisão do árbitro Igor Benevenuto foi contestada pelos jogadores do Cruzeiro

Comentaristas de arbitragem divergiram sobre a marcação de pênalti decisivo para iniciar a reação do Atlético na vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Cruzeiro no clássico deste domingo (6), no Mineirão, pela nona rodada do Campeonato Mineiro. O árbitro Igor Junio Benevenuto sinalizou a infração em cima do atacante Hulk, do Galo, após disputa dentro da área com o zagueiro Oliveira, da Raposa, aos 40 minutos do segundo tempo.
 
 
 
De acordo com Janete Mara Arcanjo, comentarista de arbitragem do canal Premiere, a marcação do pênalti foi correta. Para ela, houve sim um toque do defensor celeste na perna do centroavante atleticano, suficiente para desequilibrá-lo.
 
“Vejo esse toque. Concordo com a marcação do Igor. Também não é lance para cartão, não vejo temeridade. Mas tem um toque sim, suficiente para derrubar o Hulk. Eu concordo com a arbitragem”, afirmou durante a transmissão da partida.
 
Já para Renata Ruel, especialista em análises de arbitragem da ESPN, a penalidade não foi bem assinalada pelo árbitro do jogo. Segundo ela, o impacto em Hulk foi um lance normal de jogo. Além disso, a comentarista disse que Benevenuto estava mal posicionado, com o campo de visão coberto por um jogador do Atlético, no momento da ação.
 

Atlético x Cruzeiro: as melhores fotos do clássico no Mineirão

 
Antes de o pênalti ser marcado a favor do Atlético, o Cruzeiro estava vencendo o clássico por 1 a 0. O atacante Vitor Roque abriu o placar para os visitantes com um belo cabeceio, aos 24’ da segunda etapa.
 
No entanto, depois do lance polêmico, Hulk iniciou à reação atleticana. Ele cobrou a penalidade com perfeição no canto direito do goleiro Rafael Cabral e empatou o jogo. Oito minutos depois, o atacante Ademir aproveitou o cruzamento do lateral-esquerdo Guilherme Arana e virou para os donos da casa: 2 a 1.
 

'Geladeira'

 
A escolha de Igor Benevenuto para apitar o clássico foi bastante questinada pelos torcedores de Atlético e Cruzeiro nas redes sociais. A desconfiança tem relação com o tempo que o profissional ficou sem atuar como árbitro principal
 
Nos últimos anos, Benevenuto atuou menos como árbitro principal após uma marcação questionável de pênalti para o Bahia contra o Palmeiras, pela 14ª rodada do Brasileirão de 2019. A decisão, que teve participação do VAR, gerou reclamações até mesmo do ex-presidente da equipe paulista Paulo Nobre, pela rede social.

O juiz, que vinha sendo escalado frequentemente como árbitro principal, parou de ser relacionado pela CBF à função, chegando a ficar mais de um turno sem apitar uma partida de competições nacionais dentro de campo.
 
Nesta temporada, Benevenuto apitou três jogos do Campeonato Mineiro, sendo um deles do Atlético. O juiz atuou na vitória do Galo por 4 a 0 sobre o Uberlândia, pela 3ª rodada.

Compartilhe