2

Com emoção, Atlético vira sobre Cruzeiro e dispara na liderança do Mineiro

Raposa abriu o placar em cabeceio de Vitor Roque, porém Galo virou a partida com gols de Hulk, de pênalti, e Ademir

06/03/2022 20:00 / atualizado em 07/03/2022 00:30
compartilhe
Ademir marcou o gol da vitória do Atlético nos acréscimos
foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press

Ademir marcou o gol da vitória do Atlético nos acréscimos



Com emoção do início ao fim: em um clássico muito movimentado no Mineirão, o Atlético buscou uma virada por 2 a 1 sobre o Cruzeiro pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro e disparou na liderança. Neste domingo (6), o Gigante da Pampulha foi palco de um jogo muito intenso de futebol, com boas chances de gol, polêmica e muita entrega.



Com muito oportunismo, o jovem Vitor Roque, estreante em clássicos com apenas 17 anos, abriu o placar para o time celeste. De pênalti - em lance muito contestado pelos celestes -, Hulk buscou o empate. No último lance da partida, Ademir virou após belo cruzamento de Arana. Com o resultado, o Galo segue líder do Estadual, com 22 pontos. A Raposa fica em terceiro, com 19.

As duas equipes só voltam a campo no próximo fim de semana, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro. O Atlético visitará o Democrata-GV no sábado (12), às 16h30, no Estádio Mamudão, em Governador Valadares. Por sua vez, o Cruzeiro receberá o Pouso Alegre no domingo (13), às 16h30, no Estádio Independência, em Belo Horizonte.

Atlético x Cruzeiro: as melhores fotos do clássico no Mineirão


Pressão alvinegra e nervosismo

Intensidade: a palavra-chave para descrever o primeiro tempo do clássico entre Atlético e Cruzeiro no Mineirão. Dentro de suas propostas, Galo e Raposa imprimiram um ritmo muito forte desde o primeiro minuto de jogo e protagonizaram uma boa etapa inicial no Gigante da Pampulha.

Nos primeiros dez minutos, o Atlético teve três ótimas oportunidades de marcar. Jair e Savarino ameaçaram com chutes potentes de fora da área, enquanto Hulk quase aproveitou erro gravíssimo do goleiro Rafael Cabral na saída de bola.



Com o decorrer do confronto, as ideias de jogo ficaram mais evidentes: o Galo buscava estabelecer o controle da posse de bola e ditar o ritmo da partida, enquanto o Cruzeiro priorizava a consistência defensiva e apostava mais nos contra-ataques para pegar a defesa rival desprevenida.

Após a pressão inicial dos comandados de El Turco, os comandados do auxiliar Varini conseguiram conferir mais equilíbrio ao duelo, ainda que tivessem menos posse de bola. O Atlético só voltou a ameaçar com perigo aos 24min, com remate de longa distância de Hulk. No entanto, o Cruzeiro tinha dificuldades para encontrar espaços no campo atleticano e não criava boas oportunidades.

Na sequência, o embate ganhou em nervosismo. Com muita provocação de ambos os lados, as equipes entraram em discussões em duas oportunidades já na reta final. No lado alvinegro, Mohamed ainda precisou promover a entrada de Guga na vaga de Mariano, que saiu lesionado.

Reviravolta no placar

O segundo tempo do clássico teve início semelhante ao do primeiro: a todo vapor. Com ímpeto, as duas equipes subiam ao ataque, mas deixavam espaços para o adversário contra-atacar.

Aos 9min, um grande susto no Mineirão: em lance de bola parada para o Cruzeiro, o goleiro Everson teve forte choque com o atacante Edu. O centroavante levou a pior e precisou deixar o Gigante da Pampulha de ambulância. Bruno José entrou em seu lugar.

Numa tentativa de dar novo gás ao ataque atleticano, Turco promoveu as entradas de Vargas e Ademir nas vagas de Savarino e Keno, respectivamente. Jair foi quem ameaçou pela primeira vez a meta de Rafael Cabral, com chute de fora da área no meio da segunda etapa.

A resposta foi imediata: aos 24min, em bela jogada pelo lado direito, o Cruzeiro abriu 1 a 0 no placar. Bruno José cruzou na medida para que Vitor Roque, estreante em clássicos, fizesse sua estrela brilhar de cabeça. Logo após o gol, Varini colocou Filipe Machado e João Paulo nas vagas de Pedro Castro e Daniel Junior.



Gol de Vitor Roque para o Cruzeiro no clássico


Em desvantagem, o Atlético se lançou ao ataque. Hulk acertou o travessão de cabeça e, pouco depois, obrigou belíssima defesa de Rafael Cabral com falta forte de fora da área. Já aos 39min, o árbitro interpretou que Hulk sofreu pênalti em lance de disputa com Oliveira. Com categoria, o camisa 7 do Galo converteu para empatar no Mineirão: 1 a 1.



Gol de Hulk, para o Atlético, em cobrança de pênalti



Após o tento que empatou o duelo, o time de Mohamed tomou conta da partida. Com muitos jogadores atrás da linha da bola, o Cruzeiro se defendia em bloco baixo, próximo à própria área. Já nos acréscimos, Hulk encontrou lindo passe para Ademir em profundidade. O atacante cortou para o meio e bateu, mas viu Rafael Cabral fazer mais uma intervenção fundamental.

No último lance do confronto, Guilherme Arana encontrou lindo cruzamento para Ademir. De primeira, o atacante aproveitou a liberdade na área para a virada emocionante do Atlético: 2 a 1.

Gol de Ademir para o Atlético no clássico contra o Cruzeiro



ATLÉTICO 2X1 CRUZEIRO

 
ATLÉTICO
Everson; Mariano (Guga), Nathan, Godín e Guilherme Arana; Allan, Jair e Nacho Fernández; Keno (Ademir), Savarino (Vargas) e Hulk
Técnico: Antonio Mohamed
 
CRUZEIRO
Rafael Cabral; Rômulo, Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Pedro Castro e Canesin (Geovane); Daniel Jr., Vitor Roque (Bidu) e Edu (Bruno José).
Técnico: Martin Varini (interino)

Gols: Hulk e Ademir (Atlético); Vitor Roque (Cruzeiro)

Cartões amarelos: Guilherme Arana, Guga, Hulk, Allan (Atlético); Willian Oliveira, Vitor Roque, Rafael Santos (Cruzeiro)
 
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Mineiro

Data: domingo, 6 de março de 2022

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Árbitro: Igor Júnio Benevenuto

Público: 53.328

Renda: R$ 2.497.840,13

Compartilhe