América deu adeus à Copa do Brasil com empate diante do São Paulo, no Independência (Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Pela primeira vez desde 2016, as semifinais da Copa do Brasil não terão um representante de Minas Gerais. Último time mineiro na disputa nesta edição do torneio, o América foi eliminado pelo São Paulo nas quartas de final, nessa quinta-feira, no Independência, com empate por 2 a 2. No jogo de ida, o Tricolor venceu o Coelho por 1 a 0, no Morumbi. 



Dugout


Dos representantes mineiros na Copa do Brasil de 2022, apenas a URT foi eliminada na primeira fase - parou no Avaí. Na etapa seguinte, o Pouso Alegre caiu diante do Coritiba. O Tombense chegou mais longe, mas foi superado pelo Ceará.  

Entre as equipes da capital, o Cruzeiro passou por Sergipe, Tuntum e Remo, mas acabou eliminado pelo Fluminense nas oitavas de final. O Atlético iniciou o torneio já na terceira fase, assim como o América, já que ambos disputaram a Copa Libertadores. 

O Galo superou o Brasiliense na terceira fase, mas caiu para o Flamengo nas oitavas de final. Já o América passou por CSA e Botafogo antes de ser eliminado pelo São Paulo nas quartas de final

Semifinais desde 2016


Na temporada 2016, Atlético e Cruzeiro chegaram às semifinais da Copa do Brasil. Em disputa entre mineiros e gaúchos, o Galo levou a melhor sobre o Internacional, enquanto o Cruzeiro foi batido pelo Grêmio, campeão naquele ano. 




Campeão da Copa do Brasil em 2017 e 2018, o Cruzeiro avançou nas semifinais daqueles anos superando Grêmio e Palmeiras - e venceu as finais contra Flamengo e Corinthians. A Raposa esteve na semi de 2019, mas foi eliminada pelo Internacional. 

Em 2020, o América teve a melhor participação na Copa do Brasil. O Coelho parou nas semifinais ao ser superado pelo Palmeiras. No ano passado, o Atlético levantou o título, batendo o Athletico-PR na decisão. Nas semifinais, o Galo desbancou o Fortaleza para avançar rumo ao bicampeonato do torneio. 



Mineiros nas semifinais desde 2016

2016 
Atlético - eliminou o Internacional (4 a 3, no agregado)
Cruzeiro - eliminado pelo Grêmio (2 a 0, no agregado)

2017 
Cruzeiro - eliminou o Grêmio (1 a 1, no agregado, e 3 a 2, nos pênaltis)

2018 
Cruzeiro - eliminou o Palmeiras (2 a 1, no agregado)

2019 
Cruzeiro - eliminado pelo Internacional (4 a 0, no agregado)

2020 
América - eliminado pelo Palmeiras (3 a 1, no agregado)
2021 
Atlético - eliminou o Fortaleza (6 a 1, no agregado)