2

América pressiona, mas empata com o São Paulo e cai na Copa do Brasil

Coelho teve um jogador a mais em grande parte do segundo tempo, mas não conseguiu a virada e foi eliminado nas quartas do torneio nacional

18/08/2022 22:58 / atualizado em 18/08/2022 23:05
compartilhe
América buscou o empate com o São Paulo após estar perdendo por dois gols de diferença, mas não conseguu a classificação na Copa do Brasil
foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA.Press

América buscou o empate com o São Paulo após estar perdendo por dois gols de diferença, mas não conseguu a classificação na Copa do Brasil


Com um jogador a mais em boa parte do segundo tempo, o América pressionou muito o São Paulo no Independência, mas empatou em 2 a 2 e foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil nesta quinta-feira (18). O Tricolor se classificou graças à vitória por 1 a 0 no primeiro jogo do confronto. 



O time paulista marcou duas vezes com Luciano - que já havia sido o algoz americano na ida - no primeiro tempo. Já no final da etapa inicial, Wellington Paulista descontou em cobrança de pênalti. Everaldo igualou o placar no segundo tempo, mas ficou nisso. Apesar da pressão, o Coelho não conseguiu a virada.

América x São Paulo: fotos da partida no Independência



Com a eliminação, o América chegou à segunda melhor campanha de sua história no torneio, ficando atrás apenas das semifinais em 2020. Além do aspecto esportivo, o clube assegurou R$ 8,9 milhões em premiação, mas deixou de arrecadar mais R$ 8 milhões ao cair nesta fase.

Classificado, o São Paulo enfrentará o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil. As datas reservadas para os confrontos são os dias 24 de agosto e 14 de setembro. O sorteio dos mandos de campo será realizado nesta sexta-feira, às 11h. 

O América volta a campo no domingo, às 18h, para enfrentar o Athletico-PR na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. No mesmo dia e horário, também pela Série A, o São Paulo visitará o Santos na Vila Belmiro. 

O jogo


A partida começou equilibrada, com o América ligeiramente melhor. Ao contrário do que ocorre na maioria dos jogos, o Coelho teve maior posse de bola nos primeiros minutos. A partir disso, a principal 'válvula' de escape era na ponta direita, com o trio Everaldo, Juninho e Cáceres.

Foram poucas chances de perigo no início do jogo. Com a vantagem do empate, o São Paulo explorou muito as viradas de bola da direita para a esquerda. 

Aos 22', em uma dessas jogadas, Nestor recebeu na entrada da área, aproveitou a superioridade numérica sobre a zaga americana e rolou para Luciano abrir o placar. Autor do gol tricolor também no jogo de ida, o atacante finalizou de esquerda, em média altura, sem chance para Cavichioli: 1 a 0.

Do lado americano, Pedrinho e Everaldo tentavam jogadas individuais, mas esbarravam nos passes errados ou na boa marcação do time paulista. O Coelho sentiu o baque do gol e voltou a ser 'assustado' pouco depois, quando Reinaldo chutou por cima do gol.

Abalado, o América sofreu o segundo aos 29'. Calleri deu lindo passe de calcanhar para Luciano, que driblou Iago Maidana e finalizou de direita para marcar o seu terceiro no confronto: 2 a 0

Precisando virar o placar, o Coelho começou a lançar bolas na área adversária. Outra alternativa foram os chutes de fora área. Maidana exigiu boa defesa de Jandrei aos 38', no que era o início de pressão americana. 

Aos 40', o árbitro Bráulio da Silva foi chamado pelo VAR para analisar um possível toque de mão de Reinaldo dentro da área tricolor e marcou pênalti para o América.  Wellington Paulista foi para a bola e, com muita categoria, deslocou Jandrei para diminuir o placar: 2 a 1 aos 43'. 

Na volta do segundo tempo, o técnico Vagner Mancini fez uma substituição ofensiva, colocando o meia Matheusinho no lugar do zagueiro Maidana. Apesar disso, o São Paulo voltou melhor e exigiu boa defesa de Cavichioli logo no primeiro minuto, em chute de Igor Vinícius.

O América teve uma boa notícia aos 12'. Já amarelado, Miranda cometeu falta em Everaldo próximo à área são-paulina e levou o segundo amarelo, sendo expulso. Na cobrança, Matheusinho cruzou para área, e Avelar cabeceou por cima do gol.

Em jogada bem trabalhada, o Coelho empatou a partida aos 20'. Pedrinho recebeu na ponta esquerda e cruzou para Everaldo, de calcanhar, marcar o segundo dos donos da casa: 2 a 2

Logo após o empate, Mancini deixou o time americano ainda mais ofensivo ao promover a entrada de Henrique Almeida no lugar de Alê, que estava fazendo a função de primeiro volante. 

Com um a mais, o América iniciou a pressão e quase marcou com Juninho, em lance confuso na grande área. A arbitragem assinalou impedimento de Wellington Paulista, mas o VAR iria validar o lance caso o gol saísse. 

O time mineiro explorou muitos cruzamentos, já que tinha dois centroavantes na área, mas as finalizações não foram boas. O São Paulo, por sua vez, gastava o maior tempo possível quando tinha a posse e em bolas paradas. No fim, mesmo com a pressão americana, classificação Tricolor.

AMÉRICA 2 X 2 SÃO PAULO


América
Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres (Patric), Iago Maidana (Matheusinho), Ricardo Silva e Danilo Avelar; Éder, Juninho e Alê (Henrique Almeida); Everaldo, Pedrinho (Felipe Azevedo) e Wellington Paulista (Aloísio)
Técnico: Vagner Mancini

São Paulo
Jandrei; Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinícius (Rafinha), Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Igor Gomes (Alisson) e Reinaldo (Wellington); Luciano (Nikão) e Calleri (Patrick).
Técnico: Rogério Ceni

Cartões amarelos: Everaldo, Índio Ramírez, Alê, Matheusinho, Éder e Danilo Avelar (AME); Luciano e Miranda (SP)
Gols: Wellington Paulista, aos 43' do 1ºT, e Everaldo, aos 20' do 2ºT (AME); Luciano (2x), aos 22' e aos 29' do 1ºT (SP)


Motivo: jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil
Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: quinta-feira, 18 de agosto, às 21h
 
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA/SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA/SC) e Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA/GO)
VAR: Adriano Milczvski (PR)

Compartilhe