Palpites Copa do Brasil Superesportes opina – Quem passa na Copa do Brasil?

Repórteres e setoristas do Superesportes comentam o momento de cada uma das equipes e apontam as que levam vantagem nos confrontos
copa do brasil

A Copa do Brasil volta, nesta quarta-feira (31), com os jogos de volta das oitavas de final. A redação do Superesportes comenta o momento de cada uma das equipes nessa disputa e distribui palpites para os confrontos. 

Veja abaixo quem são os times que avançam às quartas de final, segundo a opinião dos jornalistas. 

Bahia x Santos

Jogo de volta: 31 de maio (quarta-feira), às 19h – Arena Itaipava Fonte Nova, em Salvador.

Jogo de ida: Santos 0 x 0 Bahia.

Santos x Bahia na Vila Belmiro (Foto: Raul Baretta)

Superesportes opina: Bahia x Santos

  • Bruno Lima 

Quem avança? Santos 

A fraca atuação na derrota por 2 a 0 para o Red Bull Bragantino, domingo (28), em Bragança Paulista, acendeu o sinal de alerta para o duelo desta quarta-feira (31), contra o Bahia, no confronto de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. E há razões para preocupações. Se o time não impor um ritmo forte a ponto de controlar as ações do rival, principalmente no início do jogo, terá a vida muito dificultada na Arena Fonte Nova. Ainda assim, com certa dose de tensão, vejo o alvinegro na próxima fase da competição

  • Gabriel Carneiro

Quem avança? Santos 

Apesar da má atuação contra o Red Bull Bragantino, o Santos tem sido mais confiável que o Bahia em suas apresentações mais recentes. É um time que defende bem, o que será importante fora de casa, e com desafogos ofensivos importantes de volta ao time, como Soteldo e Mendoza.

  • Livia Camillo

Quem avança? Santos 

Ao contrário do Bahia, que terá o fator “casa” para se apoiar, a equipe alvinegra sente a pressão por resultados longe da Vila Belmiro. O trunfo do Santos, que tem um contra-ataque rápido, é que o adversário desta quarta tem um estilo de jogo semelhante e deve buscar jogo, o que abre caminho para o contragolpe santista. Além disso, o Alvinegro contará com um importante reforço: Mendoza, recuperado de lesão. Se souber aproveitar a estratégia, já sinalizada por Odair Hellmann em partidas como visitante, pode sair classificado da Arena Fonte Nova mesmo que seja por um placar magro.

  • Guilherme Amaro: Santos

Quem avança? Santos 

Depois do empate sem gols na Vila Belmiro, o Santos precisa entrar ligado para não dar mais uma frustração aos seus torcedores. O Bahia, mesmo em má fase, pode sonhar com a classificação na Copa do Brasil. É difícil apontar um favorito para esse jogo, mas o Peixe leva pequena vantagem.

  • Márcio Júnior

Quem avança? Bahia

Apesar da fase do Bahia não ser das melhores – o time não vence há cinco partidas -, a equipe de Salvador costuma complicar a vida dos adversários jogando na Fonte Nova. Além disso, a temporada do Santos fora de casa não dá indícios de que o time faça um jogo tranquilo na Fonte Nova. Mas não significa que os baianos tenham ampla vantagem em relação ao time paulista. Na verdade, esse jogo tem tudo para ser um dos mais equilibrados desta fase, com leve vantagem para o Bahia. 

Palmeiras x Fortaleza

Jogo de volta: 31 de maio (quarta-feira), às 19h – Castelão, em Fortaleza.

Jogo de ida: Palmeiras 3 x 0 Fortaleza.

Superesportes opina: Palmeiras x Fortaleza

  • Guilherme Amaro

Quem avança? Palmeiras

O Palmeiras é muito favorito contra o Fortaleza. Após vencer por 3 a 0 o duelo de ida, o Alviverde pode até perder por dois gols de diferença. A equipe do técnico Abel Ferreira ostenta a maior invencibilidade da elite do futebol brasileiro, com 15 jogos sem derrota. É praticamente impossível imaginar que o Fortaleza seja capaz de golear o rival no Castelão.

  • Daniel Servidio

Quem avança? Palmeiras

Se esse era considerado um dos duelos mais equilibrados das oitavas de final, a vantagem de três gols que o Palmeiras construiu no confronto de ida, no Allianz Parque, colocou o time de Abel Ferreira como muito favorito para avançar às quartas. O Alviverde, que sabe usar muito bem os contra-ataques e tem uma defesa sólida, não deve ter dificuldade para conter a equipe do Fortaleza no Castelão.

  • Bruno Lima

    Quem avança? Palmeiras

A contundente vitória no confronto de ida, por 3 a 0, no Allianz Parque, fez o Palmeiras encaminhar a classificação às quartas de final da Copa do Brasil. Uma eliminação na noite desta quarta-feira (31) representaria a maior surpresa do ano no futebol brasileiro. A vantagem construída no primeiro jogo, aliás, pode fazer o técnico Abel Ferreira poupar algumas das suas principais peças, uma vez que o alviverde vem de uma longa sequência com aquilo que tem de melhor na temporada. 

  • Márcio Júnior

Quem avança? Palmeiras

Embora o desempenho do Fortaleza em casa seja excelente (apenas duas derrotas em 21 jogos), os 3 a 0 do Palmeiras no primeiro jogo tornaram os paulistas muito favoritos para o jogo da volta. O time de Vojvoda pode até vencer a partida, mas conseguir a classificação é difícil. Vantagem para o Palmeiras.

  • Diego Salgado

Quem avança? Palmeiras 

Confronto definido no primeiro jogo. A virada do Fortaleza é uma missão impossível, mesmo para uma equipe forte como mandante e vinda de duas vitórias seguidas. Diante do melhor time do país e com um 3 a 0 contra, é pouco.

Cruzeiro x Grêmio

Jogo de volta: 31 de maio (quarta-feira), às 20h – Mineirão, em Belo Horizonte.

Jogo de ida: Cruzeiro 1 x 1 Grêmio.

Superesportes opina: Cruzeiro x Grêmio

  • Bruno Soares

Quem avança? Grêmio

O Grêmio ganhou confiança com os bons desempenhos nas vitórias em sequência contra Inter e Athletico-PR. Renato conseguiu encontrar um esquema que deu mais organização ao time. O 3-5-2 parece ter oferecido mais parceiros ofensivos ao centroavante Suárez e, ao mesmo tempo, uma defesa mais protegida. Acostumado com Copa, o Grêmio fará da partida desta quarta-feira (31), a grande decisão da temporada até o momento. Acredito na classificação gremista. 

  • Livia Camillo

Quem avança? Cruzeiro

O Cruzeiro tem a “faca e o queijo” na mão para se classificar às quartas de final. Ainda que tenha oscilado no último mês, a equipe de Pepa já mostrou que tem futebol para bater o Grêmio, principalmente jogando no Mineirão. Por mais que o Tricolor tenha reagido nas duas últimas partidas, a força do grupo da Raposa deve sobressair dentro de seu domínio. 

  • Matheus Ribeiro

Quem avança? Grêmio

No jogo de ida, o Cruzeiro fez uma boa partida fora de casa mesmo jogando com um meio-campo alternativo, o que deve ser a opção de Pepa na volta também por causa de lesões. Já o Grêmio melhorou desde então, principalmente por causa da opção de Renato por três zagueiros, e terá Suárez 100%, já que o atacante descansou no fim de semana. Será um confronto equilibrado, mas acredito que o Grêmio avance.

  • Eduardo Deconto

Quem avança? Cruzeiro

É o confronto mais aberto das oitavas de final da Copa do Brasil e não apenas pela obviedade do empate no jogo de ida ou por opor os dois maiores vencedores da competição. Fosse uma semana atrás, diria que o Cruzeiro era franco favorito para a partida, até pelo desempenho da equipe do técnico Pepa. Mas Renato Portaluppi consolidou o esquema no 3-5-2, aliando proteção à defesa e mais companhia a Luis Suárez no ataque. No “detalhe”, pelo fator casa, aposto na classificação do Cruzeiro.

  • Gabriel Carneiro

Quem avança? Cruzeiro 

O Cruzeiro joga melhor nas últimas semanas. Cria mais chances que os adversários, é mais organizado e sofre pouco defensivamente. O problema é que é um time com poucos jogadores habituados às grandes decisões, coisa que o Grêmio está cheio. Num confronto com esse peso, é o que pode fazer a diferença.

Botafogo x Athletico-PR

Jogo de volta: 31 de maio (quarta-feira), às 21h30 – Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Jogo de ida: Athletico-PR 3 x 2 Botafogo.

Dividida no Athletico-PR x Botafogo da ida (Foto: Iconsport)

Superesportes opina: Botafogo x Athletico

  • Gabriel Rodrigues

Quem avança? Botafogo

Apesar da desvantagem no placar, o Botafogo vive uma ótima fase e tem tido boas atuações, principalmente quando joga no Nilton Santos, palco da partida desta quarta. Do outro lado, o Athletico-PR vem de uma sequência de três derrotas e atuações abaixo do que o time pode render. Por isso, acredito que o Botafogo chega como favorito para passar de fase ainda no tempo regulamentar.

  • Caio Blois

Quem avança? Botafogo

Embora tenha sofrido a virada na Arena da Baixada, o Botafogo vive melhor momento e fez bom jogo fora de casa contra o Athletico. Forte no Nilton Santos em 2023, principalmente após a mudança para o gramado sintético, por coincidência com os paranaenses, o Alvinegro de Luis Castro tem condições de reverter a desvantagem e se classificar nos 90 minutos.

  • Gabriel Carneiro

Quem avança? Athletico-PR

A pressão pelos maus resultados recentes é um fator que pesa contra o Athletico-PR, mas a vantagem é boa e o histórico recente do time em confrontos eliminatórios é muito maior que o do Botafogo. É um time com jogadores acostumados ao que vão encarar no Nilton Santos.

  • Aigor Ojêda

Quem avança? Botafogo

O Botafogo terá uma missão complicada no Nilton Santos, mas o momento especial da equipe será o diferencial para superar o Furacão, sempre um rival que oferece muita resistência. O Glorioso superou os questionamentos do início de ano e lidera o Campeonato Brasileiro com folga, com atuações convincentes, diga-se. Em casa, com apoio dos torcedores, o Botafogo tem demonstrado força e deve confirmar a fase positiva com a vaga às quartas de final.

  • Matheus Ribeiro 

Quem avança? Botafogo

Embalado, o Botafogo chega precisando tirar apenas um gol de desvantagem e Luís Castro terá a volta de Tiquinho Soares, além de ter ganhado mais opções no ataque recentemente. O Athletico-PR vem de três derrotas seguidas com problemas na defesa e até com algumas dificuldades para atacar. Acredito que o Botafogo leve a classificação.

Corinthians x Atlético-MG

Jogo de volta: 31 de maio (quarta-feira), às 21h30 – Neo Química Arena, em São Paulo.

Jogo de ida: Atlético-MG 2 x 0 Corinthians.

Superesportes opina: Corinthians x Atlético-MG

  • Arthur Sandes

Quem avança? Corinthians.

Para o Corinthians, é o jogo mais difícil do ano. A vantagem do Atlético-MG é considerável, no placar e nas circunstâncias, porque é um time mais maduro com Coudet. As chances corintianas passam pelo retorno de Renato Augusto e pela grande fase de Róger Guedes em Itaquera. Se ambos estiverem inspirados, dá jogo.

  • Denise Bonfim

Quem avança? Corinthians.

Atlético-MG é franco favorito por ter construído uma boa vantagem no jogo de ida. Mas o Corinthians pode complicar. Na vitória sobre o Fluminense, no último domingo, o time se mostrou mais aguerrido do que nunca, e essa confiança pode fazer o time surpreender mesmo em má fase. Do lado mineiro, a dupla Paulinho e Hulk sempre desequilibra. Já do lado corintiano, Roger Guedes pode fazer valer a lei do ex e virar o jogo nesse confronto.

  • Guilherme Padin 

Quem avança? Corinthians

Antes mesmo da ótima vitória contra o Fluminense — a primeira com Luxemburgo no comando —, o Corinthians já havia dado mostras de evolução, sobretudo diante do Flamengo. Embalado pelo resultado de domingo e pela torcida, deve dificultar a vida do Galo em Itaquera. 

  • Diego Salgado 

Quem avança? Atlético-MG

Apesar da melhora do Corinthians de Luxemburgo nos últimos dois jogos e com Renato Augusto recuperado, a vantagem construída pelo Galo deve fazer a diferença. Vale lembrar que o time paulista está na mesma situação da fase anterior, diante do Remo, quando conseguiu a virada. O Atlético-MG de Coudet, porém, é um adversário muito mais duro e pronto para suportar a pressão na Neo Química Arena.

  • Maria Tereza 

Quem avança? Corinthians

O Atlético é favorito na partida, devido ao bom momento da dupla Hulk e Paulinho e por contar com um trabalho mais consolidado do técnico Eduardo Coudet. Porém, se tratando de Corinthians em mata-mata, é sempre importante considerar o fator Neo Química Arena. Jogando em casa, embalado pela primeira vitória na era Luxemburgo e tendo o retorno de Renato Augusto, acredito que o alvinegro paulista tem tudo para levar o jogo para os pênaltis e avançar, assim como fez contra o Remo.

Internacional x América-MG

Jogo de volta: 31 de maio (quarta-feira), às 21h30 – Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Jogo de ida: América-MG 2 x 0 Internacional.

Superesportes opina: Internacional x América-MG

  • Bruno Soares

Quem avança? América-MG

O Inter, embora tenha vencido os últimos dois jogos, não passa confiança. O desempenho foi ruim mesmo nos dois resultados positivos. A equipe apresenta um claro problema físico e cansa na segunda etapa das partidas. O Colorado terá muita dificuldade para reverter a ampla desvantagem, ainda mais sem o seu principal jogador, o meia Alan Patrick. A boa notícia é o bom momento de John, que pode ser decisivo numa possível decisão por pênaltis. Mas não acredito na classificação do Inter.

  • Alexandre Alliatti

Quem avança? América-MG

Atuações recentes do Inter, mesmo aquelas que renderam vitórias, não passam grande otimismo sobre uma virada. O time vive momento de evidente instabilidade técnica e coletiva – e isso avoluma a pressão sobre um elenco que já deu sinais de que não lida muito bem com ela. Embora tenha mais talento, mais estrutura, mais história, o Inter precisará alcançar o improvável para ficar com a vaga. A tendência é de que o América-MG se classifique.

  • Livia Camillo

Quem avança? América-MG

O Internacional pode reverter o resultado do jogo de ida, mas vai precisar ser bem mais criativo do que tem sido recentemente. Isso porque a equipe mineira vai visitar o Colorado apenas com a missão de se defender – e deve por um time totalmente retrancado no Beira-Rio. Tendo em vista o ataque inoperante do Inter no retrospecto recente, é mais provável que os americanos segurem o placar e avancem. 

  • Diego Salgado

Quem avança? Internacional

O Inter conseguiu respirar um pouco depois de uma sequência terrível, que quase acabou na demissão de Mano. Duas vitórias conquistadas com muito sofrimento, uma na Libertadores e outra no Brasileirão, ajudaram. A tarefa de virar um 2 a 0 não é fácil, mas a fase do América-MG, na zona de rebaixamento do Brasileirão, acende a esperança colorada. 

  • Daniel Servidio

Quem avança? Internacional

A vitória por 2 a 0 no confronto de ida foi um ponto fora da curva em uma sequência ruim do América-MG, que amarga a vice-lanterna do Brasileirão, com apenas uma vitória em oito jogos. O Internacional, por outro lado, está saindo agora de uma série de cinco derrotas consecutivas, que fizeram Mano Menezes balançar no cargo. Vindo de duas vitórias que ajudaram a recuperar um pouco do moral, o Colorado deve aproveitar o apoio da torcida no Beira-Rio para conseguir reverter a desvantagem e se classificar. 

São Paulo x Sport

Jogo de volta: 1° de junho (quinta-feira), às 19h30 – Morumbi, em São Paulo.

Jogo de ida: Sport 0 x 2 São Paulo.

Lance de Sport x São Paulo na Copa do Brasil (Crédito: Iconsport)

Superesportes opina: São Paulo x Sport

  • Eduardo Deconto

Quem avança? São Paulo

Não é exagero dizer que o São Paulo garantiu a classificação com a vitória na Ilha do Retiro. O time tem 100% de aproveitamento com Dorival Júnior no Morumbi, está invicto há 12 jogos (11 deles com Dorival) e vem de atuações sólidas. O sistema defensivo até vazou mais do que o habitual nos últimos três jogos. Mas a volta de Arboleda serve para dar mais segurança ao setor. Além de tudo isso, o time ainda pode perder por 1 a 0, que ainda assim avança. Tem tudo para ser uma noite tranquila para os são-paulinos no Morumbi.

  • Matheus Ribeiro

Quem avança? São Paulo 

Com a vantagem construída pelo São Paulo no Recife, acho improvável que o Tricolor não avance. A equipe segue atuando bem em casa e tem a volta de Arboleda, extremamente importante para a defesa. Em dois dos últimos três jogos na Série B, o Sport fez mais que três gols, mas acabou falhando na única partida fora de casa (derrota de 1 a 0 para o Criciúma), o que é mais motivo para acreditar em uma classificação tranquila do São Paulo.

  • Maria Tereza

Quem avança? São Paulo

A vantagem construída no jogo de ida e o aproveitamento de Dorival Júnior no Morumbi indicam uma classificação tranquila do São Paulo. Acredito que a única coisa que pode levar algum perigo ao tricolor paulista é um gol do Sport logo no início do jogo – e o artilheiro Vagner Love tem potencial para isso -, já que esse elenco demonstrou certa instabilidade emocional em situações como essa em outras partidas decisivas. O retorno de Arboleda, no entanto, dá mais segurança à defesa e deixa o São Paulo mais próximo das quartas de final.

  • Arthur Sandes 

Quem avança? São Paulo

É um cenário muito favorável ao São Paulo, que praticamente resolveu a classificação em Recife. O Tricolor vem de cinco vitórias seguidas em casa e tem tudo para confirmar a vaga. A eliminação no Morumbi seria um vexame histórico.

  • Denise Bonfim 

Acredito em mais uma vitória do São Paulo. O resultado por 2 a 0 fora de casa deu tranquilidade para decidir em casa diante do Sport. Organizado e já com a cara de Dorival, o Tricolor, que não perde há 12 jogos, deve contar ainda com a força da torcida no Morumbi, que tem comparecido em peso, para confirmar seu favoritismo. O Sport está em boa fase na série B, mas passou em branco no jogo de ida. Essa pode ser a chance do ataque de 79 gols desafiar também um adversário da Série A.

Flamengo x Fluminense

Jogo de volta: 1º de junho (quinta-feira), às 20h – Maracanã, no Rio de Janeiro.

Jogo de ida: Fluminense 0 x 0 Flamengo.

Lance do jogo de ida no Maracanã (Foto: Mailson Santana)
Lance de Fluminense x Flamengo no jogo de ida da Copa do Brasil (Crédito: Iconsport)

Superesportes opina: Flamengo x Fluminense

  • Matheus Ribeiro

Quem avança? Fluminense.

Nenhuma das duas equipes chega bem ao confronto, com tropeços tanto na Libertadores quanto no Brasileirão. O Flamengo tem um elenco melhor, mas pouco demonstrou isso sob o comando de Jorge Sampaoli. O Fluminense mostra um futebol melhor e levou vantagem no confronto direto no Carioca. É difícil apostar por causa do momento das duas equipes, mas acredito que o Tricolor se classifique. 

  • Caio Blois

Quem avança? Flamengo.

O mau momento das duas equipes fez o confronto se nivelar por baixo, o que favoreceu o Flamengo no primeiro jogo. Com dificuldades de ser assertivo no ataque, Cano em jejum, Arias em má fase e sem Keno e Alexsander, o Fluminense não é mais favorito para o confronto, de longe o mais aberto dessa fase. O Flamengo, inconstante com Jorge Sampaoli, tem um elenco mais qualificado e que “escolhe jogo” para dar 100% de sua força. O jogo pode e deve ir aos pênaltis.

  • Guilherme Padin 

Quem avança? Fluminense. 

O momento dos rivais não é dos melhores, mas o futebol apresentado pelo elenco de Fernando Diniz em 2023 é sinal de um leve favoritismo tricolor no confronto. Além disso, o retrospecto recente é favorável ao Flu: desde o ano passado, são cinco vitórias tricolores, dois empates e duas derrotas para o Rubro-Negro.

  • Aigor Ojêda 

Quem avança? Fluminense

O confronto mais equilibrado das oitavas de final da Copa do Brasil. O Fluminense não vive o seu melhor momento na temporada, mas tem um coletivo superior ao rival em 2023. A goleada na final do Carioca dimensionou a diferença. O Flamengo tem um ambiente atribulado e vai necessitar das suas principais individualidades, que não vivem uma fase positiva. É a esperança rubro-negra dentro de um mar de problemas neste início de trabalho com Jorge Sampaoli. O tricolor, desta forma, é o favorito para avançar às quartas de final, muito em função do jogo coletivo.

  • Gabriel Rodrigues

Quem avança? Flamengo

Os dois times vivem momentos de instabilidade, mas o Fluminense ainda sofre com o desfalque de jogadores importantes que fazem falta para o time de Diniz. Além disso, o Tricolor vem apresentando dificuldades para fazer gols. O Flamengo, mesmo ainda tentando encontrar o seu melhor futebol com Sampaoli, tem mais jogadores com poder de decisão, o que pode fazer a diferença em um confronto de mata-mata.

Aposte neste palpite usando o código promocional Betano.

Livia Camilo

Livia Camilo

Livia Camillo é jornalista multimídia e videomaker. Foi colunista de esportes femininos por um ano e meio no Nós, vertical de diversidade do Terra, portal onde também foi repórter de vídeo na editoria de games e eSports. Tem passagem pelo hard news do UOL Esporte e por outras redações de São Paulo.