2

Garantido na Liga das Américas, Minas busca manter liderança no NBB

Clube mineiro recebe convite da FIBA para disputa internacional

27/01/2021 20:12
compartilhe
Após convite para disputar a Liga das Américas, Minas ganha motivação para manter a ponta do NBB
foto: Orlando Bento/MTC

Após convite para disputar a Liga das Américas, Minas ganha motivação para manter a ponta do NBB


Antes de entrar em quadra, nesta quinta-feira, às 17h, no Maracanãzinho, para enfrentar o Brasília, o Minas recebeu uma excelente notícia e ganhou mais motivação para manter a liderança do Novo Basquete Brasil. O clube mineiro garantiu presença na Liga das Américas e será um dos representantes brasileiros ao lado de Flamengo, São Paulo e Franca. 

Com a desistência dos uruguaios em disputar a Liga das Américas deste ano, o Minas foi convidado pela Federação Internacional de Basquete e será o quarto representante brasileiro. O clube mineiro foi escolhido por ter terminado o NBB de 2019/20 em quarto lugar - o campeonato foi encerrado de forma precoce e sem campeão por causa da pandemia de COVID-19.

A Liga das Américas começa neste domingo e terá duração até abril, com sedes escolhidas em sistema de 'bolhas'. As partidas serão em Buenos Aires, Manágua, na Nicarágua, e Rio de Janeiro. O torneio continental terá 12 participantes, oriundos de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Nicarágua e Panamá. Além do Minas, o Obras Basket, de Buenos Aires, foi outro convidado para a disputa. 

A Liga das Américas terá quatro grupos com três clubes. Na A estão Real Esteli (Nicarágua), Titanes (Colômbia) e Caballos de Cocle (Panamá). O grupo B tem Quimsa (Argentina), CD Valdívia (Chile) e São Paulo (Brasil). No terceiro grupo (C) estão San Lorenzo (Argentina), Franca (Brasil) e Obras Basket (Argentina). O Minas substituirá o Peñarol e está no grupo D, ao lado de Flamengo (Brasil) e Instituto Córdoba (Argentina). 

O técnico Leo Costa comemorou a presença do Minas no mais importante torneio das Américas. “Ficamos muito felizes com esse comunicado da FIBA de que a gente foi uma equipe selecionada para jogar a próxima Champions League, que é uma competição que a gente sempre teve como alvo. Acabou que a gente não pode jogar a Liga Sul-americana, que foi adiada, mas esse convite para a Champions vem em ótima hora", declarou. 

"Espero que a gente consiga fazer uma participação muito boa e estamos todos muito motivados para o início deste campeonato, que já começa na próxima semana”, acrescentou o treinador, que também pediu foco total na partida contra o Brasília, para o Minas manter o embalo e a liderança. 

O Minas vem de 15 vitórias consecutivas - só perdeu para o Flamengo, na estreia - e lidera o NBB com aproveitamento de 93,8%. O Brasília perdeu para o Pato Basquete na rodada anterior e ocupa a lanterna, com rendimento de apenas 12,5%. O clube do Distrito Federal ganhou apenas duas vezes em 16 partidas na competição.

Compartilhe