2

Última chance para Tóquio: Brasil estreia no Pré-Olímpico contra a Tunísia

Brasileiros enfrentam os tunisianos às 15h desta terça-feira

29/06/2021 09:11
compartilhe
Brasil fez dois amistosos contra a Polônia como preparação
foto: Thierry Gozzer/CBB

Brasil fez dois amistosos contra a Polônia como preparação

Começa nesta terça-feira (29) a última chance para o basquete brasileiro masculino estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Às 15h (de Brasília), o Brasil enfrenta a Tunísia pela estreia no Torneio Pré-Olímpico sediado em Split, na Croácia.

A Seleção Brasileira está no Grupo B do Pré-Olímpico de Split, composto também por Croácia, adversário do Brasil na quarta-feira (30), também às 15h. Cada equipe se enfrenta uma vez, e os dois melhores avançam e cruzam com o Grupo A, de Alemanha, México e Rússia.

No sábado (3), às 9h30 e às 13h, os primeiros colocados de um triangular enfrenta os segundos do outro. Os vencedores duelam no domingo (4), às 14h30, em uma final por uma vaga em Tóquio-2021.

Na Croácia, a presença de público pagante é permitida para pessoas que tenham tomado as duas doses da vacina antiCOVID, tenham um exame recente com resultado negativo para coronavírus ou um teste de anticorpos IgG com resultado positivo.

A chave brasileira


Bojan Bogdanovic, ala do Utah Jazz, é o destaque da Croácia
foto: Divulgação/Fiba

Bojan Bogdanovic, ala do Utah Jazz, é o destaque da Croácia

Dona da casa, a Croácia é uma das favoritas e tem como grande destaque o ala Bojan Bogdanovi%u0107, jogador do Utah Jazz-EUA. Apesar do status dos mandantes, a seleção croata terá os desfalques do ala-pivô Dario Sari%u0107, do Phoenix Suns-EUA, e do pivô Ivica Zuba%u0107, do Los Angeles Clippers-EUA, ambos envolvidos na disputa da NBA, que está nas finais de conferência.

Outra equipe forte, a Rússia, seleção melhor colocada no ranking da Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) entre os seis envolvidos com nona posição, ancora-se na força coletiva. Os russos têm como principal nome o pivô Timofey Mozgov, do Khimki-RUS.

A Alemanha é o outro time que também se caracteriza pela força coletiva, mas estará desfalcada do seu principal jogador: Dennis Schröder. O armador do Los Angeles Lakers-EUA, não vai participar do Pré-Olímpico por "questões burocráticas" impostas pela Fiba, segundo a federação alemã. Tunísia, do pivô Salah Mejri, e México, do também pivô Gustavo Ayón, correm por fora e são os azarões do Pré-Olímpico de Split.

A Seleção Brasileira


Vítor Benite, Anderson Varejão e Marcelinho Huertas são destaques do Brasil
foto: Divulgação/Fiba

Vítor Benite, Anderson Varejão e Marcelinho Huertas são destaques do Brasil

Comandado pelo técnico croata Aleksandar Petrovi%u0107, o Brasil tenta emendar a terceira participação nos Jogos Olímpicos (após parar nas quartas de final em Londres-2012 e na fase de grupos em Rio-2016). A seleção está em meio a uma transição de gerações, com alguns figurões e outros novos nomes, sejam de destaque na Europa ou no Brasil.

A seleção sofreu com quatro pedidos de dispensa de atletas pré-convocados, o que incomodou o treinador croata: do armador Raulzinho (Washington Wizards), dos ala-armadores Gui Santos (Minas) e Didi Louzada (New Orleans Pelicans); e do ala Marquinhos (São Paulo). O Brasil se preparou com dois amistosos diante da Polônia, que também disputará um Pré-Olímpico, e Petrovic precisou fazer três cortes: do ala-armador Caio Pacheco (Murcia-ESP), do ala-pivô Léo Demétrio (Flamengo) e do pivô Cristiano Felício (Chicago Bulls-EUA).

O elenco brasileiros que disputa o Pré-Olímpico tem: Georginho de Paula (São Paulo), Marcelinho Huertas (Tenerife-ESP), Rafael Luz (Neve%u017Eis-Optibet-LIT) e Yago Mateus (Flamengo) - armadores; Vítor Benite (San Pablo Burgos-ESP) - ala-armador; Alex Garcia (Bauru) e Léo Meindl (Fuenlabrada-ESP) - alas; Bruno Caboclo (Limoges-FRA) e Lucas Dias (Franca) - ala-pivôs; Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers-EUA); Lucas Mariano (São Paulo); e Rafael Hettsheimeir (Flamengo).

Outras três vagas em jogo


Luka Doncic, do Dallas Mavericks, é a esperança da Eslovênia por uma vaga em Tóquio
foto: Divulgação/Fiba

Luka Doncic, do Dallas Mavericks, é a esperança da Eslovênia por uma vaga em Tóquio

Há outros três torneios pré-olímpicos, todos com a mesma fórmula, mas disputados em Victoria (Canadá), Belgrado (Sérvia) e Kaunas (Lituânia). Das seleções em disputa, destacam-se: Sérvia, dos armadores Miloš Teodosi%u0107 e Vasilije Mici%u0107 e medalha de prata na Rio-2016 (atual MVP da NBA, o pivô sérvio Nikola Joki%u0107 não disputará o Pré-Olímpico de Belgrado); Eslovênia, do armador Luka Don%u010Di%u0107; Lituânia, do ala Domantas Sabonis e do pivô Jonas Valan%u010Di%u016Bnas; Canadá, do ala-armador Andrew Wiggins; e Grécia (desfalcada do ala Giannis Antetokounmpo, envolvido nas finais de conferência da NBA).

As seleções já garantidas em Tóquio-2021


Estados Unidos, de Kevin Durant, estarão nos Jogos Olímpicos de Tóquio
foto: Eric Gay/AFP

Estados Unidos, de Kevin Durant, estarão nos Jogos Olímpicos de Tóquio

O torneio olímpico de basquete masculino começa em 24 de julho. Oito países já estão garantidos, sendo sete via Mundial da Fiba, disputado em 2019 e vencido pela Espanha (bronze na Rio-2016) e um por ser o país-sede. São eles: Japão, Nigéria, Argentina, Estados Unidos (medalha de ouro na Rio-2016), Irã, França, Espanha e Austrália.

Compartilhe