Antetokounmpo foi eleito o melhor das finais desta temporada da NBA
Além disso, nas finais deste ano, vencidas pelo Bucks sobre o Phoenix Suns por 4 a 2 - e em um cenário onde o time do estado do Arizona era considerado leve favorito -, Giannis foi dominante e foi eleito o melhor jogador da decisão. Além das médias históricas nestes seis jogos (líder geral em pontos, rebotes e tocos), o camisa 34 saiu de uma lesão - hiperextensão no joelho esquerdo - que o tirou de duas partidas das finais da Conferência Leste para não deixar dúvidas sobre seu status.
Antetokounmpo, de 26 anos, é a prova da evolução no esporte e na vida. Descendente de pais nigerianos humildes, nascido e criado em Atenas, no bairro de Sepolia, vendedor de óculos pelas ruas gregas junto do pai e dos quatro irmãos, Giannis começou a praticar o basquete em meados de 2008, com 13 anos.
Giannis no Filathlitikos, modesta equipe da Grécia, país apaixonado por basquete
A equipe subiu da terceira para a segunda divisão da Grécia em 2012, e Giannis começava a chamar atenção de grandes equipes europeias, como o Barcelona, da Espanha. Contudo, a NBA também já se debruçava diante do prospecto com braços e pernas compridas, além de velocidade e técnica para atuar como ala. Diante dos olhares conseguidos, Antetokounmpo se declara elegível para o Draft de 2013, mesmo sem experiência profissional na seleção ou em grandes ligas da Europa.
Aos 18 anos e 318 dias de idade, Antetokounmpo foi o 15º jogador mais novo a estrear na NBA. A partir de então, a vida do grego muda completamente. Mesmo em uma modesta franquia da liga - com breves e tímidas aparições em playoffs desde 2001, sem passar da primeira rodada da Conferência Leste -, o ala começa a figurar na Seleção Grega profissional a partir de 2014, após boa temporada como calouro com o Bucks.
Giannis fez boa temporada como calouro e conseguiu renovar o contrato em 2016
Antetokounmpo faz parte do All-Star Game da NBA desde 2017
O camisa 34, que se torna uma estrela internacional e um dos atletas mais visados pela publicidade, foi eleito o melhor jogador da NBA em 2019 e 2020, melhor defensor em 2020 e integrante do quinteto ideal da liga em 2019, 2020 e 2021. As premiações individuais "esfriaram" em 2021, mas a glória estava preparada para o fim da temporada.
Antetokounmpo foi MVP da NBA em 2019 e 2020
E agora?
Giannis Antetokounmpo está em busca de uma conquista com a seleção
Essa pode ser a próxima meta do ala-pivô, que carrega consigo a bandeira da Grécia e leva milhares de gregos às arenas por onde o Bucks passa. O jogador já disputou o Mundial de 2014, o Eurobasket de 2015 - ainda como promessa -, o Mundial de 2019 - já como estrela - e anseia por uma campanha impactante em algum desses grandes torneios ou no maior deles: os Jogos Olímpicos, que a seleção não participa desde que estreou na equipe.
Giannis e o pai, Charles, durante partida de futebol nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004; influenciado pelo pai, o ala-pivô também gosta de futebol e é torcedor do Olympiacos: 'Sou o legado do meu pai'