2

Gui Deodato, do Minas, comemora convocação para a Seleção Brasileira

Ala foi convocado para os dois primeiros jogos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023

06/11/2021 10:19
compartilhe
Gui Deodato tem médias de 12,3 pontos, 5,8 rebotes e 3,5 assistências por jogo nesta temporada
foto: Orlando Bento/Minas

Gui Deodato tem médias de 12,3 pontos, 5,8 rebotes e 3,5 assistências por jogo nesta temporada

Ala do Minas, Gui Deodato comemorou a convocação para a Seleção Brasileira. O "Batman" foi selecionado nessa sexta-feira, dia em que o técnico Gustavo De Conti divulgou sua primeira relação de jogadores desde que assumiu o comando da equipe nacional - setembro deste ano.

Deodato estará com mais 12 atletas para as duas primeiras partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023: ambas contra o Chile, em 26 e 27 de novembro, em Buenos Aires, Argentina. O jogador do Minas comemorou a convocação e agradeceu aos companheiros de equipe e ao treinador minas-tenista, Leo Costa.

"Primeiro, muito feliz, agradecer as pessoas que estão mandando mensagem por esta convocação. Acho que é fruto de um trabalho muito árduo das últimas temporadas, deste começo com sucesso aqui no Minas, então agradeço a oportunidade que tive tanto no passado, em Bauru, quanto este ano aqui no Minas", começou Gui, que retornou ao Minas para após passagem pelo clube na temporada 2019/2020 depois de um ano no Bauru. 

"O Leo, por estar me proporcionando uma equipe fortíssima, ter acreditado no meu trabalho, e todos os companheiros. Com certeza, me ajudam e me fazem crescer mais a cada dia, e, poxa, que momento especial. Estou muito feliz, assim, porque é  realmente uma oportunidade para mim e vou representar muito bem todos os minas-tenistas", completou Gui Deodato,  após vitória do Minas sobre o Pato , pelo NBB.

Gui Deodato, de 30 anos, coroou a sexta-feira "mágica" com 12 pontos, sete rebotes e quatro assistências no triunfo por 79 a 67 sobre o Pato, na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Esta foi a quarta vitória seguida do time minas-tenista nesta temporada, que ainda está invicto.

O Minas, vice-líder do NBB com a campanha invicta e atrás somente do Flamengo, também comandado por Gustavo De Conti, que tem cinco vitórias em cinco partidas, tem ainda dois atletas que já foram convocados recentemente à seleção: o armador Alexey Borges e o ala-armador Gui Santos. Ambos, que foram pré-convocados para o Pré-Olímpico deste ano, contudo, não foram chamados esta vez.

Veja, abaixo, a lista de convocados para a primeira semana de jogos das Eliminatórias:


Armadores
Yago Mateus - Flamengo
Rafa Luz - Bilbao-ESP
Elinho - São Paulo

Ala-armadores
Vitor Benite - Burgos-ESP
Georginho - Franca

Alas
Gui Deodato - Minas
Rafa Mineiro - Flamengo
Gabriel Jaú - Bauru

Ala-pivôs
Lucas Dias - Franca
Bruno Caboclo - São Paulo
Timothy Soares - Ironi Ness Ziona-ISR

Pivôs
Lucas Mariano - Franca
Cristiano Felício - Ratiopharm Ulm-ALE
 

Eliminatórias e Copa do Mundo  


O Brasil está no Grupo B das Eliminatórias, junto de Colômbia e Uruguai, e volta a jogar em 2022 no mês de fevereiro, nos dias 25 e 28, ainda sem local definido, contra Uruguai e Colômbia. A terceira janela será entre junho e julho, definindo os classificados para a segunda fase das Eliminatórias.

As 16 seleções das Américas são separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, com jogos de ida e volta dentro das chaves, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A %2b C formam o Grupo E; e os Grupos B D formam o Grupo F.

Na segunda fase das Eliminatórias, os times carregam a campanha da primeira fase e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos e o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, em Japão, Filipinas e Indonésia. A Seleção Espanhola é a atual campeã, ao bater a Argentina na final em 2019.

Compartilhe