2

Com Minas e Praia, LDB 2022 começa nesta segunda

Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é o principal torneio da categoria de base do basquete brasileiro e vai até 1º de outubro

18/07/2022 12:53
compartilhe
Praia, do ala Guilherme Ruivo, vai ser sede de alguns jogos do Grupo A da LDB
foto: João Pires/LNB

Praia, do ala Guilherme Ruivo, vai ser sede de alguns jogos do Grupo A da LDB

Começa nesta segunda-feira a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o principal torneio da categoria de base do basquete brasileiro. Este ano, 23 equipes disputam o torneio. Do total, duas são mineiras: Minas Tênis Clube, da capital Belo Horizonte, e Praia Clube, de Uberlândia, no Triângulo.

Os times, formados por atletas que nasceram a partir de 2000, serão divididos em dois grupos - um de 11 e outro de 12. Na fase de grupos, as equipes se enfrentam uma vez cada.

Os primeiros confrontos acontecem desta segunda-feira até 30 de julho, em quatro sedes distintas e em um ginásio em cada local: Walterclides Borges de Sá - G3 (Praia), em Uberlândia-MG; Arnão (União Corinthians), em Santa Cruz do Sul-RS; Hugo Ramos (Mogi), em Mogi das Cruzes-SP; e Wlamir Marques (Corinthians), em São Paulo-SP.

Após pausa de mais de 20 dias, a segunda metade da fase de grupos da LDB, de 21 a 30 de agosto, será na cidade de São Paulo, em dois ginásios diferentes: Antônio Prado Jr (Paulistano) e Henrique Villaboim (Pinheiros). Os quatro primeiros de cada chave avançam para a fase final, entre 26 de setembro e 1º de outubro.

A etapa derradeira será em São Paulo, no ginásio do Pinheiros - atual campeão da LDB. Os oito times serão novamente divididos em dois grupos. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais, com final a ser disputada em 1º de outubro entre os vencedores das semis.

Primeiros jogos


O clássico carioca entre Botafogo e Vasco abre o campeonato às 14h30 desta segunda, pelo Grupo B, no ginásio do União Corinthians, em Santa Cruz do Sul. Ainda no primeiro dia de embates, o Coritiba enfrenta o Cerrado às 16h45 e, na sequência, às 19h e também no Arnão, o União Corinthians duela com o Caxias do Sul.

O Minas estreia na próxima segunda-feira, às 15h, contra o Flamengo, no ginásio do Praia. No mesmo dia, mas às 17h15, o time de Uberlândia entra pela primeira vez em quadra ao receber o Campo Mourão. Os dois duelos são do Grupo A.

LDB e NBB


Chancelada pelo Liga Nacional de Basquete (LNB), a disputa da LDB é um pré-requisito para as equipes que desejam disputar o Novo Basquete Brasil (NBB), maior torneio de basquete do país e também organizado pela LNB. Os participantes da temporada 2022/2023 do NBB, que terá início em 15 de outubro, ainda serão anunciados.

Clubes da LDB 2022


Grupo A

Campo Mourão (PR)
Brasília (DF)
Flamengo (RJ)
Minas (MG)
Praia (MG)
Unifacisa (PB)
Mogi (SP)
Pinheiros (SP)
Pato (PR)
São José (SP)
São Paulo (SP)

Grupo B

Bauru (SP)
Basquete Cearense (CE)
Paulistano (SP)
Rio Claro (SP)
Franca (SP)
Corinthians (SP)
Cerrado (DF)
Botafogo (RJ)
Caxias do Sul (RS)
Vasco (RJ)
Coritiba (PR)
União Corinthians (RS)

Elencos de Minas e Praia


Minas

João Prado - armador
Danilo Gomes - armador
Victor - ala-armador
Aieser - ala
Vítor Ibiapina - ala
Tiago Dias - ala
Emerson - ala-pivô
Higino Duque - ala-pivô
Winicius - ala-pivô
Augusto - ala-pivô
Jordan - pivô
Breno - pivô
Renan Gitiony - técnico

Praia

Ale - armador
Daniel - armador
JP de Paula - ala-armador
Menca - ala-armador
Ruivo - ala
Clifford - ala
Emiliano - ala
Kid - ala
Well - ala
Matheus Yago - ala
Marcelino - ala
João - pivô
Serrano - pivô
Guizão - pivô
Daniel Wattfy - técnico

Compartilhe