2

Seleção Brasileira Sub-15 chama crias do Ginástico para Sul-Americano

Alas Nicolas Csonka, do Ginástico, e Lucas Cassini, que começou a carreira no clube mineiro e hoje está no Flamengo, foram chamados pelo técnico Bruno Porto

25/10/2022 16:42 / atualizado em 25/10/2022 16:50
compartilhe
Seleção Brasileira disputará Sul-Americano de 16 a 20 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina
foto: CBB/divulgação

Seleção Brasileira disputará Sul-Americano de 16 a 20 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina

Minas Gerais está de volta à Seleção Brasileira de Basquete. Os alas Nicolas Csonka, do Ginástico, e Lucas Cassini, que começou a carreira no clube mineiro e hoje está no Flamengo, são os nomes da equipe sub-15 que disputará o Campeonato Sul-Americano da categoria. O torneio será disputado de 16 a 20 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina.
 
Lucas e Nicolas sempre foram companheiros no Ginástico, onde começaram a carreira. No início do ano, no entanto, o primeiro foi contratado pelo Flamengo.
 
Os dois se destacaram nos últimos Campeonatos Brasileiros. Lucas começou como armador no Ginástico e tornou-se pivô. Ele joga também na ala. O Flamengo chegou às semifinais do Campeonato Brasileiro Sub-15 disputado no Rio de Janeiro no final de setembro.
 
Nicolas foi o destaque do Ginástico, vice-campeão brasileiro da categoria. Esta é sua primeira convocação para uma Seleção Brasileira. O clube mineiro aposta na base para retomar o sucesso do passado na categoria adulto. O Ginástico sonha com a possibilidade de disputar o Novo Basquete Brasil num futuro breve.
 
Já o técnico Bruno Porto é mineiro e era o auxiliar-técnico do time adulto do Minas. Ele trabalhou no clube até a última segunda-feira (24/10). A partir de agora, será técnico exclusivo da Seleção Brasileira.
 
"Acredito que conseguimos fazer um bom processo avaliativo dos atletas. É uma geração que teve a oportunidade de fazer um bom número de jogos e treinamentos nos últimos 11 meses, com o CBI Sub-14 no ano passado, CBI Sub-15 neste ano, campeonatos estaduais, Youth Development Program durante a AmeriCup em Recife, a realização pela Confederação do Camp Sub-15 no início deste mês. Isso consequentemente nos permitiu criar uma grande base de dados dos atletas nascidos em 2007 e 2008", disse o treinador.

"É um processo feito por muitas mãos e que exige muito cuidado, pois são jovens atletas e que futuramente serão os grandes responsáveis por representar o basquete brasileiro na seleção principal e nos clubes", concluiu Bruno Porto.
 
A apresentação será no dia 3 de novembro, no SportVille, em Barueri, São Paulo, mesmo local dos treinos até o dia 14, quando o grupo viaja para a Argentina. 

O Brasil está no Grupo A, que tem também Chile, Paraguai e Colômbia. O Grupo B terá Uruguai, Argentina, Bolívia e Equador. 

A estreia da Seleção Brasileira será contra a Colômbia, no dia 16. Em seguida, o Brasil enfrentará Paraguai e Chile. As semifinais serão no dia 19, com a final sendo disputada no dia 20. Os jogos serão transmitidos, ao vivo, pelo canal Youtube da FIBA.
 

Os outros convocados são: 


Armadores

Pedro Rodrigues (Torrejon-ESP)
Matheus Monteiro (Fluminense-RJ)
Lucca Boracini (Pinheiros-SP)
Lucas Pires (Sesi-SP);

Alas

Gabriel Teodoro (Corinthians-SP)
Francesco Borio (Clube Curitibano-PR)
Pedro Pastre (Regatas Campineiro-SP)
Mathias Alessanco (Corinthians-SP)
Isaiah Santos (EUA);

Alas/pivôs

Augusto Toledo (Palmeiras-SP)
Lucas Emanuel (Flamengo-RJ)
João Ricardo Gluck (Regatas Campineiro-SP),

Pivôs

Danilo Fortunato (Sesi-SP)
Gianluca Buffon (Lajeado-RS)
Fabrício César (Paulistano-SP)

Compartilhe