2

Com 'mineiros', Brasil vence Argentina e conquista Sul-Americano Sub-15

Ala Nicolas Csonka, do Ginástico, e Bruno Porto, técnico do Minas, participam de título após Brasil bater a Argentina, em Buenos Aires

21/11/2022 19:19
compartilhe

Nicolas Csonka, do Ginástico, conquistou o Sul-Americano Sub-15 com a Seleção Brasileira no domingo
foto: CBB

Nicolas Csonka, do Ginástico, conquistou o Sul-Americano Sub-15 com a Seleção Brasileira no domingo

A noite de domingo (20/11) foi especial para o basquete brasileiro, em especial, para os dois principais clubes mineiros, Ginástico e Minas, que tiveram representantes na conquista do Sul-Americano Sub-15, ao bater a Argentina, em Buenos Aires, por 72 a 67: Nicolas Csonka, formado no Ginástico, e o técnico do Minas, Bruno Porto. Com a conquista, o Brasil garantiu vaga na America Cup Sub-16, em 2023.

Nicolas vive um momento ímpar, pois além desse título de campeão continental, foi também vice-campeão brasileiro da categoria, no mês passado. Ele diz que está vivendo um sonho.

"Ser convocado para a Seleção Brasileira, ser campeão Sul-Americano e vice-campeão brasileiro Sub-15 é, sem dúvida, um sonho realizado. Esse tem sido um ano de grandes oportunidades e conquistas. Concentrei todo meu esforço e dedicação nesse projeto e valeu a pena", diz.

Ele credita o sucesso dos últimos dias ao clube onde joga, o Ginástico: "Essa conquista é fruto de muito trabalho e muita dedicação da minha parte e de toda equipe do Ginástico, e comprova que o clube é capaz de formar bons atletas a nível de Seleção Brasileira. Isso merece destaque".

Nicolas se desenvolveu bastante desde que chegou ao Ginástico, em dezembro de 2020.

 

"Ele jogava no Cetaf-ES, de Vila Velha. Ele e sua mãe nos procuraram e disseram que ele queria vir jogar aqui. Deu certo. Mesmo com o time capixaba não querendo liberá-lo", conta Gustavo Antunes, diretor de basquete do Ginástico.

"Meu técnico, Jefferson Teixeira,  soube desenvolver minhas habilidades e competências. A equipe está comprometida com a nossa evolução e vamos continuar trabalhando duro para alcançarmos mais vitórias. Sou muito grato pelas situações que me moldaram e me deram forças para conquistar meus objetivos", diz Nicolas, emocionado.

Outro jogador revelado no Ginástico, que acabou cortado nos treinos de preparação, mas que faz parte dos planos do técnico Bruno Porto na Seleção Brasileira é o ala Lucas Cassini, filho de um ex-jogador do clube mineiro e que defendeu, também, o Flamengo. Trata-se de Marcílio Cassini, que hoje é presidente da Federação Mineira de Basquete (FMB).

Na campanha do título, a Seleção Brasileira fechou a fase de classificação com o primeiro lugar do Grupo A, com quatro vitórias consecutivas: 89 a 47 na Colômbia, 100 a 57 no Paraguai, e 87 a 60 no Chile. Na semifinal, bateu o Uruguai por 80 a 40.

O ano de 2022 se torna especial para a base do basquete brasileiro, já que a Seleção conquistou, além do Sul-Americano Sub-15, os títulos continentais do Sub-18, o vice da AmeriCup Sub-18, além da conquista do Global Jam Sub-23, em Toronto, no Canadá.

Peneirada

O Ginástico vem realizando, já há cinco anos, uma peneira, que é a realização de testes para novos jogadores. A deste ano está marcada para o dia 3 de dezembro e acontecerá no centro de treinamentos do clube, na Rua José Rodrigues Pereira, 411, no bairro Buritis.

Para participar, os interessados podem entrar em contato com o clube, através do telefone 3221-8044 e falar na secretaria, ou então, basta ir ao clube no dia da peneira, levando certidão e atestado médico confirmando estar apto a praticar esporte. Os testes acontecerão a partir de 13h, para os nascidos em 2010, 2011 e 2012; 15h, para nascidos em 2008 e 2009; e 17h, para nascidos em 2006 e 2007.

Os campeões pelo Brasil no Sul-Americano Sub-15

Armadores: Pedro Rodrigues (Torrejon-ESP), Matheus Monteiro (Fluminense-RJ) e Lucca Boraccina (Pinheiros-SP)

Alas: Gabriel Teodoro (Corinthians-SP), Francesco Borio (Clube Curitibano), Pedro Pastre (Regatas Campineiro-SP), Mathias Alessanco (Corinthians-SP) e Nicolas Csonka (Ginástico-MG)

Alas/pivôs: Augusto Toledo (Palmeiras-SP) e Lucas Emanuel (Flamengo-RJ)

Pivô: Fabrício César (Paulistano-SP), Danilo Fortunato (Sesi/Franca-SP),

Técnico: Bruno Porto Prado e Silva (Minas-MG)


Compartilhe