2

Basquete: Cruzeiro vai disputar 'divisão de acesso' do NBB

Campeonato Brasileiro de basquete é organizado pela Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) e vai de março até julho

09/01/2023 16:49 / atualizado em 09/01/2023 17:17
compartilhe
Cruzeiro fará primeiros jogos em uma categoria profissional de basquete desde retorno à modalidade, em abril de 2021
foto: Reprodução/Instagram Cruzeiro Basquete

Cruzeiro fará primeiros jogos em uma categoria profissional de basquete desde retorno à modalidade, em abril de 2021

O Cruzeiro vai disputar o Campeonato Brasileiro de Basquete deste ano. Nesta segunda-feira (9), a Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) divulgou os dez clubes que disputarão o torneio, espécie de "divisão de acesso" do Novo Basquete Brasil (NBB), com a Raposa entre as equipes.

A equipe celeste vai disputar o torneio a partir de uma parceria com o Olympico, o Tricolor da Serra, tradicional clube de Belo Horizonte. O Cruzeiro vai mandar os jogos em Itatiaiuçu, cidade da Região Central de Minas Gerais, no ginásio poliesportivo do município, já que é parceiro da prefeitura desde setembro de 2022.

O outro clube mineiro no Brasileiro da CBB é o Praia Clube, de Uberlândia, cidade do Triângulo. Blumenau-SC, Vitória-BA, Brusque-SC, AZ Araraquara-SP, Basquete Santos-SP, Liga Sorocabana-SP, Basket Osasco-SP e Basquete Pinda-SP são os outros times que disputarão o campeonato.

Equipes que vão disputar o Brasileiro da CBB; torneio começa em março
foto: Divulgação/CBB

Equipes que vão disputar o Brasileiro da CBB; torneio começa em março

O Brasileiro da CBB começa em março, com fim entre junho e julho. As equipes serão separadas em duas conferências, quando haverá jogos de turno e returno. As quatro primeiras de cada avançam para as quartas de final, em melhor de três jogos e com o seguinte chaveamento: 1º x 4º e 2º x 3º.

Os quatro finalistas disputarão um quadrangular final, onde todos se enfrentarão pelo título. O time de melhor campanha será o anfitrião dessa última fase. A CBB ainda divulgará conferências, datas, tabela e mais detalhes do formato de disputa do torneio.

"Divisão de acesso" do NBB


O Brasileirão é um torneio de nível abaixo do NBB, campeonato de elite do basquete brasileiro e que está em meio à temporada 2022/2023. O Minas é o único mineiro que disputa o NBB.

O campeão ganha o direito de pleitear uma vaga no próximo NBB - neste caso, para a temporada 2023/2024. Contudo, o clube precisa cumprir as regras estabelecidas pela Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do NBB, o que impede a participação de algumas equipes.

Nas duas últimas edições, o torneio funcionou na prática como divisão de acesso do NBB, com os campeões disputando a próxima edição da elite do basquete nacional. União Corinthians, em 2021, e São José, em 2022, foram os times que conseguiram subir para o principal torneio do país.

Cruzeiro Basquete


Cruzeiro retornou ao basquete em abril de 2021, a partir de uma parceria com o Montes Claros Basketball, time da cidade do Norte de Minas. Desde então, a equipe disputou somente um torneio: os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) daquele ano, quando foi vice-campeã.

Em setembro de 2022, o Cruzeiro anunciou a mudança de sede. O basquete cruzeirense deixou Montes Claros e rumou para Itatiaiuçu, a partir de uma parceria com a prefeitura. Não há uma equipe feminina.

Compartilhe