Copa do Mundo
None

COPA 2018

Grupo ativista usa camisas de seleções da Copa para expor bandeira LGBTQ na Rússia

'The Hidden Flag' é formado por seis torcedores de países diferentes

postado em 09/07/2018 10:29 / atualizado em 09/07/2018 10:42


Um grupo de torcedores encontrou um jeito ‘diferente’ para protestar contra a homofobia na Rússia durante a realização da Copa do Mundo. A ação, preparada pelo ‘The Hidden Flag’ - ‘A Bandeira Escondida’, em tradução livre -, consiste em fazer alusão à bandeira LGBTQ por meio de camisas de seleções que participaram do Mundial num país cujo preconceito por conta da orientação sexual da orientação sexual é latente.

O grupo é formado por um torcedor de cada um dos seguintes países: Espanha, Holanda, Brasil, México, Argentina e Colômbia. Vestidos com as camisas das respectivas seleções, eles caminham lado a lado pelas ruas da Rússia.

A ordem de torcedores, da esquerda para a direita, é justamente esta: Espanha (vermelho), Holanda (laranja), Brasil (amarelo), México (verde), Argentina (azul) e Colômbia (violeta). As cores são as mesmas que formam o arco-íris, símbolo que representa a comunidade LGBTQ.

“Meu noivo me disse: ‘Está louco? É muito perigoso’. Eu respondi: ‘O risco não importa. É um projeto do qual desejo muito participar. E é o projeto mais emocionante que já participei em toda a minha vida. Venho de uma família conservadora e de uma cidade muito pequena, então não foi fácil nem para mim e nem para a minha irmã, que também é gay. Por isso, fiquei muito animado de poder formar nosso arco-íris de maneira tão inesperada. Espero que toque o coração de muitas pessoas. É um chamado de amor”, disse o brasileiro Eloi Pierozan Junior, que participa da ação, ao site da ‘The Hidden Flag’.

A Rússia é conhecida por ser um país conservador, em que a homossexualidade é perseguida. Segundo pesquisa da Russian LGBT Network, foram registrados 366 casos de violações de direitos baseados ou na orientação sexual ou na identidade de gênero no país entre 2016 e 2017.

Em 2013, o parlamento russo aprovou uma lei que veta a divulgação de informações sobre a homossexualidade para menores de idade. De lá para cá, os protestos contra a homofobia e a violência contra homossexuais cresceram. O presidente Vladimir Putin já foi severamente criticado pela postura conservadora diante dessas questões.

A ideia da ‘The Hidden Flag’ é justamente combater o preconceito. “Ainda há países em que a homossexualidade é perseguida e símbolos como a bandeira do arco-íris são proibidos, inclusive sob pena de prisão. A Rússia é um deles”, lê-se no site do grupo.

Tags: copa2018 futinternacional homofobia