RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (0) Comentários
  • Votação:

Guangzhou

Guangzhou: sensação chinesa quer surpreender no Mundial de Clubes

Comandada por Marcelo Lippi, equipe do Sul da China vem dominando o futebol no país e aposta no trio Conca, Muriqui e Elkeson para 'bater de frente' com poderoso Bayern

Túlio Kaizer - Superesportes

Tags: clube  china  conca  futebol  guangzhou 

Um grande investimento que deu resultado. O Guangzhou Evergrande virou a grande potência do futebol chinês e agora chega ao Mundial de Clubes da Fifa pela primeira vez, depois de vencer a Liga dos Campeões da Ásia. Tudo começou na ida do atacante Muriqui, ex-Atlético, para a equipe, que estava na segunda divisão do futebol no país. O atacante foi o artilheiro da competição e a equipe do Sul da China conquistou o título.

No ano seguinte, a equipe aproveitou a força do seu patrocinador master, a Evergrande Real Estate Group, e contratou o meia argentino Darío Conca por valores astronômicos. Com ele e Muriqui, o Guangzhou conquistou o tricampeonato do Campeonato Chinês, além da Copa e Supercopa da China. Nesta temporada, o meia-atacante Elkeson chegou ao clube para completar o trio avassalador da equipe.

Para chegar ao Mundial de Clubes, o Guangzhou conquistou sua primeira Liga dos Campeões da Ásia. Na fase de grupo, a equipe se classificou em primeiro no grupo com Jeonbuk, Urawa Reds e Muangthong. Os 'Tigres' fizeram 11 pontos, com três vitórias, dois empates e uma derrota. Nas oitavas, duas vitórias sobre o Central Coast: 2 a 1, fora de casa, e 3 a 0, em seus domínios.

Nas quartas, mais duas vitórias, desta vez contra o Lakhwiya, por 2 a 0 na China e 4 a 1 no Catar. Na semifinal, a equipe chinesa massacrou o tradicional Kashiwa Reysol: 4 a 1 no Japão e 4 a 0 em casa. A grande decisão foi contra o Seoul. Fora de casa, empate por 2 a 2 e, em casa, empate por 1 a 1. O Guangzhou se sagrou campeão por ter feito mais gols na casa do adversário. O ex-atleticano Muriqui foi o artilheiro com 13 gols e escolhido o melhor jogador da competição.

No Mundial, o Guangzhou estreia contra o Al-Ahly, do Egito, no dia 14 de dezembro, em Agadir. Quem se classificar enfrenta o poderoso Bayern de Munique, da Alemanha, em busca de uma vaga na decisão, no dia 17.

Últimos jogos de Conca

O argentino Darío Conca é o grande craque da equipe. Desde sua chegada, o Guangzhou conquistou seis títulos e é a grande sensação do futebol chinês. Mas, o jogador está de saída. O Fluminense já anunciou o jogador como reforço da equipe para 2014. Conca já se despediu dos torcedores e espera fechar seu ciclo no clube com chave de ouro durante o Mundial de Clubes.

Nome completo: Guangzhou Evergrande Football Club
Apelido: Tigres do Sul da China
Presidente: Liu Yongzhuo
Fundação: 8 de janeiro de 1954 (59 anos)
Site: www.gzevergrandefc.com/
Redes Sociais
Facebook: www.facebook.com/guangzhouhengda
Twitter: www.twitter.com/GZEvergrandeFC
Principais títulos:
Liga dos Campeões da Ásia (2013); Recopa da CONCACAF (1993); Campeonato Chinês (2011, 2012, 2013); Campeonato Chinês - 2ª divisão (1956, 1958, 1981, 2007 e 2010); Copa da China (1991, 2012) e Supercopa da China (2012)
Participação em mundiais: primeira vez
Principal destaque: Darío Conca

Sedes

  • Agadir Marrocos

  • Marrakesh Marrocos

Clubes

  • Atlético Brasil

  • Al-Ahly Egito

  • Auckland City Nova Zelândia

  • Guangzhou China

  • Raja Casablanca Marrocos

  • Monterrey México

  • Bayern Alemanha

Blog do torcedor