RSS Twitter Contato

Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (3) Comentários
  • Votação:

NASCE O FENÔMENO

Alberto Rodrigues revela conselhos a Ronaldo no avião em viagem a Portugal

Narrador viajou com a delegação celeste para uma excursão na Europa

Thiago Madureira - Superesportes

Publicação:

24/05/2013 08:00

 

Atualização:

23/05/2013 21:36

Radialista Alberto Rodrigues narrou os gols do atacante Ronaldo pelo Cruzeiro (Jair Amaral/EM/D.A Press)
Radialista Alberto Rodrigues narrou os gols do atacante Ronaldo pelo Cruzeiro


Mais do que narrar os gols de Ronaldo com a camisa celeste, o radialista Alberto Rodrigues revela ter aconselhado o promissor menino em um momento-chave na carreira.

Na excursão do clube para Portugal, em 1993, o narrador da Rádio Itatiaia viajou no mesmo avião da delegação cruzeirense e se sentou ao lado da então promessa, que a partir daqueles jogos amistosos assumiria a titularidade no ataque celeste.

"Naquela época a imprensa costuma viajar com o time. E eu tive o prazer de ir ao lado do Ronaldo no voo. Recebi um pedido de um funcionário do clube para aconselhar o Ronaldo, já que ele era sozinho em Belo Horizonte e tinha uma certa fama de não gostar muito de treinar", conta.

Durante boas horas do percurso entre Belo Horizonte e Lisboa, Ronaldo escutou atentamente às palavras do experiente locutor. "Disse que ele tinha tudo para ser um dos melhores do mundo. E que os melhores são sempre os mais aplicados, os que trabalham mais. Falei que sempre escutava as melhores coisas vindas dele e que para crescer ainda mais precisava de foco", relembra. "No fim da conversa, ele deu aquele sorrisinho característico dele".

Se Ronaldo seguiu à risca os conselhos, difícil dizer. O que se pode afirmar é que a partir daquela excursão sua carreira mudaria. Ele, definitivamente, deixaria de ser o garoto relegado por alguns clubes brasileiros para se tornar um dos maiores atacantes de todos os tempos.

Show em solo português

Ronaldo participou dos quatros jogos do Cruzeiro em Portugal. Marcou duas vezes (contra Beleneses e Peñarol) e foi o destaque do time do técnico Carlos Alberto Silva. "Todo mundo ficou encantado com as exibições dele. Tanto que ele foi sondado por alguns clubes europeus na época", disse Alberto Rodrigues.

1º gol de Ronaldo como profissional
03/08/1993 – Cruzeiro 2 x 0 Belenenses-POR, em Lisboa, Portugal
Narração Alberto Rodrigues, Rádio Itatiaia


Jogos inesquecíveis

Alberto Rodrigues considera inesquecíveis duas partidas de Ronaldo pelo Cruzeiro.

Na decisão do Campeonato Mineiro de 1994, o então garoto marcou três gols sobre o Atlético, que à época tinha um time recheado de estrelas (Renato Gaúcho, Neto, Adílson Batista e Luis Carlos Winck eram alguns dos nomes da "Selegalo"). O zagueiro uruguaio Kanapkis levou um baile à parte.

Os três gols de Ronaldo contra o Atlético
Narração Alberto Rodrigues, Rádio Itatiaia


Assista aos gols do craque contra o rival


O outro momento marcante ocorreu na Libertadores de 1994. Na vitória do Cruzeiro sobre o Boca Juniors, por 2 a 1, Ronaldo marcou um gol de placa. Ele pegou a bola no meio-campo e driblou três defensores, além do goleiro Navarro Montoya.

"No jogo contra o Boca, no Mineirão, ele fez um dos gols mais bonitos que eu já vi. Estava até paradão dentro de campo, mas, de repente, pegou a bola e foi levando, driblando todo mundo e marcou um golaço", recorda.

O gol de placa contra o Boca Juniors
Narração Alberto Rodrigues, Rádio Itatiaia


Assista ao gol contra o Boca


Despedida do craque

Coube também a Alberto Rodrigues narrar o último gol de Ronaldo pelo Cruzeiro. Na despedida, contra o Botafogo, no dia 8 de agosto de 1994, o atacante participou do primeiro tempo e deixou sua marca no empate em 1 a 1. Pouco tempo antes, a diretoria já havia confirmado a negociação com o PSV, por US$ 6 milhões. Na transmissão, Alberto se emocionou: "É o gol da despedida. É o gol do adeus. É o gol da saudade de Ronaldo".

Último gol de Ronaldo pelo Cruzeiro:
07/08/1994 – Cruzeiro 1 x 1 Botafogo, no Mineirão
Narração Alberto Rodrigues, Rádio Itatiaia



CLIQUE NO BOTÃO INICIAR PARA NAVEGAR PELO INFOGRÁFICO


Comentar notícia

Verificando informações
{'nvoto': 0, 'tags': , 'url': 'app/noticias/especiais/nasce-o-fenomeno/2013/05/24/noticia_nasce-o-fenomeno,251323/alberto-rodrigues-revela-conselhos-a-ronaldo-no-aviao-em-viagem-a-portugal.shtml', 'id_aplicativo': 7, 'voto': 0.0, 'id_treeapp': 946, 'acesso': 3477, 'comentario': 3}

Esta matéria tem:

(3) comentário(s)

Autor:

MARCELO CHAGAS


Esses torcedores da "MARIA" Mijuana, estão falando que a imprensa de BH só fala do atletico e que é atleticana, MAS ESSES DESINFORMADOS, precisam assitir jornais da rede nacional para ver que o GALO está em alta é no brasil inteiro ou melhor o mundo está falando que o GALO é a sensação da AMERICA...
Autor:

Fernando Eliazaro


Concordo Marcelo Chagas, Ronaldo, Alex, Montillo e alguns outros.... todos mercenários do futebol e junto da Radio Atletiaia que sempre tenta afundar o Cruzeiro. Sao todos passa fome rsrsrs. Idolo mesmo foi o Sorim !!!!!!!!!
Autor:

MARCELO CHAGAS


Pena que ele não tem gratidão nenhuma com o Cruzeiro. Ele sempre fala que Aqui ele passou fome kkkk.

Blogs e Colunas