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Segurança intensa e lugar marcado

PM promete rigor no acompanhamento da torcida até o estádio, medida que será adotada também pela Minas Arena no interior do Mineirão

Bruno Freitas - Estado de Minas

Publicação:

31/01/2013 08:11

A fim de prevenir confrontos durante o clássico Cruzeiro x Atlético na reabertura do Mineirão, domingo, a concessionária Minas Arena e a Polícia Militar prometem reforçar a divisão das torcidas com a implantação de três pontos de monitoramento, maior efetivo, barreiras físicas e, em casos extremos, a remoção de pessoas e veículos que estejam em áreas delimitadas para o clube rival. Mantendo o tradicional esquema de acesso dos celestes pela Avenida Carlos Luz (Catalão) – esplanada sul e portões B, C e D (antigos 3 e 6) – e dos alvinegros pelas Avenidas Antônio Carlos e Abrahão Caram – esplanada norte e portões A, E e F (9 e 12) –, a medida será estendida à esplanada e ao estacionamento. O planejamento de segurança e trânsito foi anunciado ontem por BHTrans, Minas Arena e Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa).

Com o argumento de que a PM mantém diálogo constante com os chefes das torcidas organizadas, o tenente-coronel Alberto Luiz disse que a corporação fará o acompanhamento dos ônibus destacados para a partida. A intenção é proteger não só o torcedor, mas os cidadãos de maneira geral. “Estamos preparados para que não haja desentendimento”, promete Alberto Luiz, reforçando que a medida vale também para o interior do estádio.

Um efetivo de 676 seguranças privados, além do Centro de Controle de Operações com 360 câmeras, será utilizado pela Minas Arena para ajudar no cumprimento do novo sistema de lugares marcados. A escolha do assento será feita no ato da compra, quando o torcedor terá acesso a um mapa do estádio. Os sócios-torcedores do Cruzeiro na modalidade Sócio de Futebol terão espaço reservado e escolherão o lugar na chegada ao Mineirão.

Segundo o presidente da concessionária, Ricardo Barra, os ingressos avulsos para os setores Especial e Vip serão oferecidos excepcionalmente para o clássico. Depois disso, terão de ser adquiridos pacotes válidos para a temporada.

O monitoramento em locais como os corredores e lanchonetes permitirá, de acordo com Barra, que qualquer indicativo de conflito seja detectado e alertado às autoridades: “Vamos trabalhar em conjunto com a PM para coibir abusos. Queremos trabalhar já um conceito de estádio família”.

Além de chegar mais cedo – os portões serão abertos às 13h –, Minas Arena e Secopa recomendam que o torcedor se habitue às mudanças após a reforma visando à Copa das Confederações’2013 e ao Mundial’2014. Secretário de Estado Extraordinário da Copa, Tiago Lacerda diz que a participação do torcedor é fundamental: “É importante que as pessoas guardem o canhoto dos ingressos, pois ele garante sentar no local escolhido e vale como seguro pessoal”.

CARDÁPIO Somente 40 dos 58 bares e lanchonetes funcionarão domingo. “Pernil no pão, feijão-tropeiro e todos os produtos tradicionais do Mineirão serão oferecidos em bares diferentes. Nos dois primeiros jogos, a venda dos alimentos será feita exclusivamente a dinheiro”, explicou Ricardo Barra.

A mobilidade promete ser um dos maiores problemas no clássico: além da limitação no número de vagas no estádio, o trânsito no entorno será em sentido único, anti-horário, com estacionamento proibido. Os torcedores terão como opção parte da Avenida Abrahão Caram e ruas próximas ao Mineirinho, que continuarão livres.

Hoje, às 14h30, o América assinará contrato comercial para uso do Mineirão.

PÔSTER DA COPA
A Fifa lançou ontem o pôster oficial da Copa do Mundo’2014, que tem como conceito “Todo um país a serviço do futebol”. A imagem é inspirada no mapa do Brasil, com o entorno do desenho evocando peculiaridades de cada região do país. A entidade explicou que “a criação retrata a beleza e a diversidade do Brasil por meio de um desenho colorido, vibrante e carregado de emoção”. O pôster foi criado pela agência brasileira Crama e escolhido por uma comissão julgadora. Amarildo, Carlos Alberto Torres, Ronaldo, Bebeto e Marta estiveram no evento de lançamento, no Rio. A CBF aproveitou para anunciar um amistoso da Seleção Brasileira contra a Suíça, em 14 de agosto, na Basileia.

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