"O Brasil é o país do vôlei!". Apesar de o velho ditado falar, na verdade, sobre futebol, a história das Olimpíadas prova o contrário. Com a bola nos pés, o Brasil coleciona decepções e nunca chegou ao primeiro lugar; com ela nas mãos, são nada menos que 20 pódios, recorde entre os esportes do país.
Antes do futebol - que também aparece no top 10 -, outros sete esportes. A velha máxima de que o brasileiro prefere esportes coletivos também é contrariada nessa lista, composta em sua maioria por modalidades individuais. Confira, abaixo, os dez esportes que mais renderam medalhas olímpicas ao Brasil.
1º Vôlei
Entre quadra e areia, o vôlei brasileiro já conquistou 20 medalhas olímpicas. Essa história, que começou com a prata dos homens em Los Angeles (1984), teve capítulos marcantes, como o bicampeonato heroico das mulheres em 2012 e a dobradinha nas duas primeiras posições do feminino da praia em 1996. No total, são seis ouros, nove pratas e cinco bronzes.
2º Vela
Apesar de pouco praticada no Brasil se comparada a outros esportes, a vela já rendeu 17 medalhas olímpicas ao país. No hall de maiores campeões, aparecem Torbem Grael e Robert Scheidt - que, juntos, já subiram no pódio em dez oportunidades. Na soma, são seis medalhas de ouro, cinco de prata e outras seis de bronze.
3º Atletismo
Com 14 medalhas conquistadas (quatro ouros, três pratas e sete bronzes), o atletismo brasileiro contribuiu com vários capítulos marcantes da história dos Jogos Olímpicos. Os primeiros pódios vieram em Helsinque (1952), com o ouro de Adhemar Ferreira da Silva, no salto triplo, e o bronze de José Telles da Conceição, no salto em altura. Em 2004, foi a vez de Vanderlei Cordeiro de Lima fazer história no atletismo, superar a interferência de um ativista irlandês e conquistar o bronze. Em 2008, na China, Maurren Maggi conquistou o ouro no salto em distância e se tornou a primeira mulher brasileira a terminar uma Olimpíada em primeiro.
4º Judô
Potência mundial no judô, o Brasil já conquistou dezenove medalhas olímpicas na modalidade (três ouros, três pratas e treze bronzes). A primeira delas veio em Munique (1972), quando o japonês naturalizado brasileiro Chiaki Ishii ganhou o bronze. O primeiro ouro foi conquistado por com Aurélio Miguel, em Seul (1988). Em Pequim, Ketleyn Quadros ficou em terceiro e se tornou a primeira mulher brasileira a subir no pódio em esportes individuais.
5º Natação
Na natação, são treze medalhas: uma de ouro, quatro de prata e oito de bronze. Tetsuo Okamoto, em 1952, conquistou a primeira medalha olímpica do Brasil na modalidade. Na década de 1990, Gustavo Borges e Fernando Scherer marcaram positivamente a história do país nos Jogos. Apesar do bom desempenho, o primeiro ouro só veio em 2008, com César Cielo.
6º Hipismo
O hipismo rendeu três medalhas olímpicas para o Brasil - uma de ouro e duas de bronze. A primeira posição foi conquistada de maneira pouco usual. Em Atenas (2004), Rodrigo Pessoa ficou a poucos pontos da conquista. O ouro só viria no ano seguinte, quando ficou provado doping do cavalo do irlandês Cian O'Connor, que havia sido campeão. A parte triste da história é que o cavalo do próprio Pessoa foi pego no doping na Olimpíada seguinte.
7º Tiro
O tiro rendeu a primeiras medalhas olímpicas brasileiras, na Antuérpia, em 1920. Os três pódios, por sinal, vieram justamente nesta edição dos Jogos: ouro para Guilherme Paraense, prata para Afrânio da Costa e bronze para a equipe masculina.
8º Ginástica
Apesar de ter rendido apenas uma medalha olímpica para o Brasil, a ginástica aparece na oitava colocação pelo critério adotado: um ouro vale mais que pratas e bronzes. Com isso, o título de Arthur Zanetti nas argolas em Londres (2012) faz a modalidade aparecer no top 10.
9º Futebol
No futebol, as maiores decepções do Brasil em Olimpíadas. O país pentacampeão do mundo coleciona vexames no masculino e duas finais perdidas para os Estados Unidos no feminino. No total, são sete medalhas - cinco de prata e duas de bronze.
10º Basquete
Apesar de nunca ter conquistado nenhum título, o basquete brasileiro tem campanhas marcantes na história dos Jogos. A primeira medalha foi de bronze e veio em Londres (1948), no masculino. O time dos homens, no entanto, faria história em 1960 e em 1964, com dois terceiros lugares seguidos. No feminino, o poderoso time de 1996 - comandado por Magic Paula e Hortência - perdeu apenas na decisão, para os EUA, e ficou com a prata. No total, são cinco medalhas - uma de bronze e quatro de prata.
O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.