Rio 2016
  • Oferecimento:

JUDÔ

"A macaca que tinha que estar na jaula hoje é campeã olímpica", desabafa Rafaela após vitória no judô

Medalha da atleta enterra memória de racismo que quase a fez desistir de lutar

postado em 08/08/2016 17:33 / atualizado em 09/08/2016 17:24


Enquanto o Brasil ainda está longe de superar o falso mito da democracia racial que faz com que ainda não se reconheça como o país racista que é, a judoca Rafaela Silva supera limites físicos, emocionais e históricos, traz o primeiro ouro do país na Rio 2016 e desabafa: "Eu só queria dizer que macaca que tinha que estar na jaula em Londres hoje é campeã olímpica em casa".

Com ela, milhares de fãs que acompanharam o triste episódio de preconceito que quase fez a atleta desistir do esporte há 4 anos extravasaram nas redes sociais o mesmo misto de dor, alívio e alegria. Para quem não se lembra, a esportista foi desclassificada na última edição dos jogos por uma catada de perna ilegal sobre a húngara Hedvig Karakas, e por isso sofreu ataques via web com ofensas como "macaca", entre outras bem criminosos.

Além de muito treino, foi necessária uma espécie de força-tarefa da comissão técnica e da família de Rafaela para que sua autoestima, duramente golpeada, fosse reconstruída e a moça assim voltasse a sonhar com o pódio em que subiu há pouco. O esforço valeu a pena. A resposta da judoca à violência racista de que foi vítima em 2012 foi exatamente a que se espera de uma semideusa do Olimpo: no tatame, inaugurando com o ouro a coleção de medalhas do Brasil nos jogos do Rio.

Confira a celebração da conquista nas redes sociais











Tags: rafaela silva", judô Rio 2016, Racismo,

O anunciante aqui presente não possui relação com os Jogos Rio 2016 e é patrocinador exclusivo da cobertura editorial dos Diários Associados MG para o evento.