Superesportes

TROFÉU TELÊ SANTANA

Observado por grandes europeus e destaque do Atlético, Marquinhos é eleito revelação do ano no Troféu Telê Santana

Jovem atacante de 20 anos se firmou no time profissional com boas atuações em 2019

Redação
Marquinhos ficou honrado com seu primeiro Troféu Telê Santana - Foto: Superesportes
Cria das categorias de base do Atlético, o jovem Marquinhos ganhou espaço no elenco profissional na reta final de 2019. As boas atuações do atacante de 20 anos lhe renderam o Troféu Telê Santana de relevação da última temporada, entregue na noite desta terça-feira, em cerimônia de premiação realizada no Mineirão.


"Primeiramente, agradecer. Estou muito feliz. Só Deus sabe o quanto trabalhei para isso estar acontecendo hoje. Muitos viram a minha emoção de ter feito meu primeiro gol de profissional. Para um garoto que trabalhava de ajudante de pedreiro, estar recebendo este prêmio das mãos de Dadá (Maravilha) é emocionante", disse Marquinhos, que também foi escolhido como um dos atacantes da seleção do Troféu Telê Santana. 

Natural de Cajari, interior do Maranhão, Marquinhos iniciou 2019 na equipe sub-20 do Atlético. Na categoria, destacou-se com 13 gols em 31 jogos. No segundo semestre do ano, ganhou espaço no time profissional sob o comando dos técnicos Rodrigo Santana e Vagner Mancini. Em 2020, continuou no elenco principal e é titular com Rafael Dudamel.

Em 13 jogos no profissional na última temporada, Marquinhos marcou um gol e distribuiu três assistências. As boas atuações fizeram com que o garoto passasse a ser observado por dois grandes do futebol inglês: Manchester United e Chelsea. Em meio a esse cenário, o Atlético renovou o contrato do jogador até o fim de 2023 e aumentou a multa rescisória. Anteriormente, o vínculo valia até dezembro de 2021.



Nesta temporada, Marquinhos chegou a perder a posição no time para o atacante Edinho. Porém, recuperou a titularidade após boas atuações e um belíssimo gol no empate por 1 a 1 com o Tombense, no Independência, pelo Campeonato Mineiro. Em 2020, acumula sete partidas - cinco delas como titular.

Carreira


Antes de chegar à Cidade do Galo, Marquinhos passou pelas categorias de base do Ituano e do Osasco Audax. Em 2016, começou a trajetória no Atlético, na equipe sub-17. No clube alvinegro, também disputou partidas pelo sub-20 e pelo time de transição (sub-23).

Marquinhos teve a primeira oportunidade no profissional com o técnico Roger Machado, em maio de 2017. Na ocasião, o Atlético derrotou a Chapecoense por 1 a 0, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Após alternar entre a base e o profissional, Marquinhos foi emprestado justamente à Chape, em 2018. Em Santa Catarina, porém, não se firmou e fez apenas duas partidas. Na volta a Minas Gerais, foi reintegrado ao time sub-20 do Atlético. Foi quando se destacou na base e ganhou moral para se firmar no profissional.