Superesportes

AMÉRICA

Quem joga o clássico? Adilson Batista faz mistério, mas utilizará 15º time diferente no América contra o Atlético

Equipes se enfrentam neste domingo, às 19h, pelo Campeonato Brasileiro

Redação
Adilson Batista vai para o 15º jogo como treinador do América, todos com escalações diferentes - Foto: Mourão Panda/América
O técnico Adilson Batista fez mistério no treinamento desta sexta-feira. Ele comandou uma atividade fechada e escondeu a equipe que deve iniciar o clássico deste domingo, às 19h, contra o Atlético, no Independência (mando de campo do Galo). O treinador ainda não conseguiu repetir os 11 iniciais em alguma partida.

Contra o Atlético, será a 15ª escalação diferente (veja todos os times utilizados ao fim da matéria). Isso porque os volantes Leandro Donizete e Wesley estão suspensos. O zagueiro Lima e os laterais Norberto e Giovanni, em transição física, também devem ser desfalques. Em contrapartida, o lateral-direito Aderlan, que ficou de fora do último jogo (derrota por 4 a 0 para o Atlético-PR, em Curitiba), retornará. Lesões e suspensões são os principais motivos para Adilson Batista não conseguir repetir a equipe.

“Desde que cheguei ao clube, vem acontecendo essas necessidades. Estamos indo para o 15º jogo, com a 15ª escalação diferente.
Temos todas as preocupações sobre retornos, transições, substituição de jogadores suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Então, é encontrar aquilo que a gente entenda que seja melhor para o jogo e seja melhor coletivamente, a fim de fazermos um grande jogo. Tenho de pensar em trocas físicas, táticas, além de trocas em função de explorar o lado mais forte, de suportar o ataque do adversário e de alterar a estratégia no segundo tempo. Então, prefiro aguardar o andamento da semana, acompanhar o dia a dia deles e tomar a decisão no sábado”, disse o treinador.

O goleiro João Ricardo é outro jogador que é dúvida para a partida. Ele não participou das atividades com o grupo nessa terça e quinta-feira. Caso não jogue, a tendência é que Fernando Leal assuma o posto.

Com isso, o América deve ir a campo neste domingo com João Ricardo (Fernando Leal); Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Juninho, David, Zé Ricardo e Gerson Magrão; Ruy; Luan (Rafael Moura).

O Atlético é o sexto colocado do Brasileirão, com 45 pontos, e busca se manter no G6 para conseguir uma vaga na Copa Libertadores de 2019. Já o América, na 13ª posição, com 32 pontos, quer se afastar da zona de rebaixamento para a Série B. O Ceará, 17º do torneio, com 30, abre o Z4.

O América fecha a preparação para o clássico neste sábado, às 10h, no CT Lanna Drumond.

Veja as escalações utilizadas por Adilson Batista no comando do América:

06/10 - Atlético-PR 4 x 0 América, 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
João Ricardo; Juninho, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, Zé Ricardo, Wesley, Gerson Magrão e Luan; Ruy.

29/09 - América 0 x 0 Corinthians, 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
João Ricardo; Aderlan, Matheus Ferraz, Messias e Gerson Magrão; Leandro Donizete, David, Luan, Ruy e Robinho; Wesley Pacheco.

22/09 - São Paulo 1 x 1 América, 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
João Ricardo; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, David, Juninho, Zé Ricardo, Gerson Magrão e Ruy.

16/09 - Botafogo 1 x 0 América, 25ª rodada do Campeonato Brasileiro
João Ricardo; Norberto, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, David, Juninho, Wesley e Matheusinho; Luan.

09/09 - América 0 x 0 Ceará, 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Fernando Leal; Norberto, Messias, Paulão e Carlinhos; David, Leandro Donizete, Wesley, Giovanni e Luan; Rafael Moura.

06/09 - América 2 x 1 Vasco, 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
João Ricardo; Norberto, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; David, Leandro Donizete, Wesley, Gerson Magrão e Giovanni; Luan.

01/09 - Vitória 1 x 0 América, 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
João Ricardo; Norberto, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, Juninho, Aderlan, Gerson Magrão e Luan; Rafael Moura.

26/08 - América 2 x 2 Flamengo, 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
João Ricardo; Aderlan, Paulão, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, Wesley, Juninho, Giovanni e Gerson Magrão; Rafael Moura.  
 
22/08 - Sport 0 x 2 América, 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
João Ricardo; Juninho, Messias, Matheus Ferraz e Giovanni; Leandro Donizete, Wesley, Ruy, Gerson Magrão e Marquinhos; Luan.
 
19/08 - América 0 x 0 Fluminense, 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
João Ricardo; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, Ruy, Juninho, Wesley; Luan e Rafael Moura.
 
11/08 - Bahia 1 x 0 América, 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
João Ricardo; Paulão, Messias e Matheus Ferraz; Leandro Donizete, Juninho, Wesley, Giovanni, Carlinhos, Gerson Magrão; Ruy.
 
05/08 - América 0 x 0 Palmeiras, 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
João Ricardo; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, Wesley, Giovanni, Gerson Magrão e Marquinhos; Ruy. 
 
29/07 - Santos 0 x 1 América, 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
João Ricardo; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Giovanni; David, Juninho, Carlinhos, Gerson Magrão e Marquinhos; Ruy.
 
26/07 - América 2 x 1 Internacional, 15ª rodada do Campeonato Brasileiro
João Ricardo; Aderlan, Matheus Ferraz, Messias e Giovanni;  Leandro Donizete, Juninho, Wesley, Carlinhos e Ruy; Rafael Moura.
.