Eduardo Maluf foi um protagonista dos bastidores do Atlético. Dominava como poucos a técnica de negociar. Tinha habilidade no trato com os atletas. Se impunha nas reuniões de federações. Seu nome fica marcado na era da reconstrução do Galo. Foi o homem do futebol.
“Quero registrar que o nosso Maluf foi muito valioso para o que somos hoje, além de um amigo com o qual aprendi demais. Obrigado por tudo!”, destaca no Twitter o presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Rodolfo Gropen.
“Ao longo de sua carreira, sempre foi modelo de ética e confiança, características que o tornaram o profissional mais vitorioso e cobiçado pelo mercado”, diz nota publicada pelo clube mineiro.
Foi Eduardo Maluf que, em janeiro de 2011, buscou um reforço que entraria para a história do Atlético como um dos heróis da Libertadores de 2013: Leonardo Silva. Então sem contrato, após o término do vínculo com o Cruzeiro, o zagueiro foi procurado pelo dirigente. A presença de Maluf, com quem havia trabalhado na Toca da Raposa em 2009 e 2010, foi decisiva para que Leonardo Silva aceitasse o convite do Atlético. Numa transição complicada entre arquirrivais, a confiança do diretor de futebol foi fundamental.
Outros jogadores destacaram a importância do dirigente para suas chegadas ao clube. “O responsável pela minha vinda ao Galo em 2014 e serei sempre, muito grato por isso”, destaca o lateral-esquerdo Douglas Santos. “Peça fundamental que me trouxe de volta pra casa”, diz o atacante Rafael Moura.
Uma de suas últimas investidas no mercado foi buscar Roger Bernardo na Alemanha. O volante-zagueiro revela que Maluf teve participação decisiva, mas lamenta não ter o conhecido pessoalmente. "Nem o conheci mas já tenho uma gratidão enorme. Me ajudou a retornar ao Brasil, e me trouxe para esse clube maravilhoso. Obrigado, Maluf."
Conciliador, sereno e firme
Outro nome na história do clube, o goleiro Victor lembra do relacionamento com Maluf. “Vai deixar saudade por seu profissionalismo, caráter, transparência e honestidade. Perco um grande amigo, quase um pai, que sempre me aconselhou para que eu pudesse crescer, seja no aspecto pessoal, seja no profissional. Obrigado, Maluf, por todo o legado que deixa nesses anos de convívio. Meus profundos e sinceros sentimentos à família.”
Títulos de Eduardo Maluf pelo Atlético
Copa Libertadores da América 2013
Recopa Sul-Americana 2014
Copa do Brasil 2014
Campeonato Mineiro 2000, 2012, 2013, 2015 e 2017