Superesportes

ATLÉTICO

Com aproveitamento de 48% em casa desde início da fase ruim, Atlético tenta 'virar a chave' para mais uma decisão no Horto

Galo venceu apenas 12 das 29 partidas como mandante nos últimos dez meses

Túlio Kaizer João Vitor Marques
Jogadores do Atlético não estão conseguindo render quando jogam diante do torcedor - Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Num período de dez meses, o Atlético deixou de ser um dos mandantes mais temidos do futebol brasileiro. Após alcançar uma sequência de 11 vitórias seguidas e ficar a uma de igualar o recorde do time comandado por Cuca, alcançado entre dezembro de 2012 e maio de 2013, o Alvinegro entrou em decadência jogando, principalmente, no Independência. Desde então, o Galo atuou 29 vezes em casa e venceu apenas 12. O aproveitamento é de 48,27%. Agora, a equipe precisa dar a volta por cima e melhorar o rendimento para buscar a classificação à semifinal do Campeonato Mineiro, domingo, às 16h, contra a URT.

Neste período, foram seis empates e 11 derrotas. A mística do Horto, que inspirou o time em vitórias épicas desde 2012, parece ter acabado. O time alvinegro vem sofrendo muito diante de seu torcedor. O desempenho em casa, inclusive, foi crucial para a campanha ruim no Campeonato Brasileiro do ano passado.

Das 29 partidas realizadas (veja a lista completa no final da matéria), 27 foram no Independência, casa alvinegra desde 2012.
As outras duas foram no Mineirão: derrota para o Corinthians, por 2 a 0, no Campeonato Brasileiro, e o empate sem gols com o Jorge Wilstermann, da Bolívia, que resultou na eliminação da equipe na Copa Libertadores de 2017 já nas oitavas de final.

O técnico Thiago Larghi comentou a dificuldade do time em conseguir as vitórias no Horto. O treinador não vê o time ansioso para definir os duelos em casa. “Não noto pressão. A gente tenta desempenhar um bom jogo, mas nem sempre é possível, porque a gente tem um adversário do outro lado. Temos que identificar o que acontece e trabalhar em cima de treinamento para melhorar o desempenho. O resultado vem com o bom desempenho. É um trabalho de passo a passo. São poucos dias de treinamento que a gente vem tendo”, disse.

Nesta edição do Campeonato Mineiro, o Galo só venceu duas vezes como mandante: 3 a 0 contra o Democrata-GV e 1 a 0 sobre o Tombense (jogou com o time reserva). Foram ainda duas derrotas, para Caldense e Cruzeiro, e um empate, contra o Patrocinense. Ainda teve um jogo em casa, pela Copa do Brasil, na última quarta-feira, quando o time foi derrotado pelo Figueirense, por 2 a 1, mas se classificou na disputa por pênaltis. Agora, o objetivo é buscar a vitória contra a URT, jogo válido pelas quartas de final do Campeonato Mineiro.

Vitórias em BH

Apesar das dificuldades em vencer como mandante, o Atlético conseguiu, nesse período ruim, duas vitórias em Belo Horizonte como visitante. No Campeonato Brasileiro do ano passado, bateu o Cruzeiro, por 3 a 1, no Mineirão.
No Mineiro deste ano, venceu o América, por 3 a 0, no Independência.

Números no Horto

Desde que o Independência foi reinaugurado, em 2012, o Atlético jogou no estádio 181 vezes. Foram 118 vitórias, 38 empates e 24 derrotas. O Galo marcou 361 gols e sofreu 160.

.