Superesportes

CAMPEONATO MINEIRO

Reforços vão bem, e time alternativo do Atlético vence Guarani no Independência

Partida também ficou marcada pelo primeiro gol de Alerrandro pelo profissional

João Vitor Marques
Estreante, Maicon Bolt comemora segundo gol do Atlético na vitória sobre o Guarani, no Independência - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Já de olho na estreia na Copa Libertadores, o técnico Levir Culpi optou por escalar uma formação alternativa do Atlético para a partida diante do Guarani, de Divinópolis, neste sábado. Apesar de bastante modificada, a equipe alvinegra foi bem, contou com boa atuação de reforços e venceu por 2 a 0 no Independência, em jogo da quinta rodada do Campeonato Mineiro.

Aos 19’ do primeiro tempo, o atacante Alerrandro foi às redes pela primeira vez no profissional e abriu o placar. Na comemoração, o jovem de 19 anos homenageou a filha Emanuelly, que nasceu minutos antes do início da partida. Aos 32’, gol de estreante: Maicon Bolt finalizou de chapa, da entrada da área, e deu números finais ao jogo.

Reforços anunciados para esta temporada, o lateral-direito Guga e o atacante Maicon Bolt foram destaques no jogo. O meia Vinicius, que estreou na noite deste sábado, também foi participativo.

Com a vitória, o Atlético alcança os 10 pontos e assume provisoriamente a liderança da fase inicial do Mineiro. América, Cruzeiro, Patrocinense e Tupynambás, que jogam neste domingo, podem ultrapassar o time alvinegro. A derrota mantém o Guarani com três pontos, no nono lugar. URT e Villa Nova podem colocar o time de Divinópolis na zona de rebaixamento.

O Atlético volta a campo justamente pela partida de ida da segunda fase da Libertadores, contra o Danubio.
O duelo será no estádio Luiz Franzini, em Montevidéu, capital do Uruguai, às 19h15 (de Brasília) desta terça-feira.

Pela sexta rodada do Mineiro, o times times jogarão no próximo sábado. Às 16h30, o Atlético visita a Caldense, no Ronaldão, em Poços de Caldas. Já o Guarani recebe o Tupi no Farião, em Divinópolis, às 17h.

Domínio alvinegro

Mandante e com a responsabilidade de atacar, o Atlético girava a bola de um lado para o outro para tentar achar espaços na defesa rival. Por ter um meio-campo mais pesado - já que contou com os volantes de marcação Adilson e Zé Welison -, o time alvinegro apostava nas chegadas pelas pontas.

E foi dessa forma que o Atlético abriu o placar já aos 19’. Após boa triangulação pela direita, Guga, titular pela primeira vez, cruzou na cabeça de Alerrandro. O jovem centroavante de 19 anos subiu livre e cabeceou firme para o fundo das redes. Foi o primeiro gol dele no profissional (veja abaixo).


Mesmo à frente no marcador, os donos da casa não pararam de atacar. Terans, em cobrança de falta, quase ampliou a vantagem, mas parou no goleiro Leandro. O segundo gol saiu dos pés de Maicon Bolt. Carlos César fez fila pela esquerda, mas foi travado. Na sobra, o lateral rolou para o estreante bater de chapa, da entrada da área, e marcar mais um para o Atlético (assista abaixo).


Encurralado, o Guarani não conseguia avançar. O Atlético insistia. De longe, de perto, por cima, por baixo.
Terans, Alerrandro e Vinicius tiveram oportunidades e até levaram perigo à meta adversária, mas não ampliaram o placar no primeiro tempo.

Vantagem mantida


Pouco mudou no cenário da partida no início da etapa complementar. O Atlético trocava passes e buscava espaços para entrar na área do Guarani, mas com menos intensidade. Guga, pela ala direita, e Carlos César, pelo lado oposto, eram bastante acionados. Sem a bola, o time alvinegro sofria poucos sustos.

Com vantagem tranquila, o técnico Levir Culpi optou por preservar jogadores que tiveram problemas físicos recentemente. Com isso, o zagueiro Réver e o volante Adilson deram lugares a Matheus Mancini e Lucas Cândido, respectivamente. Em seguida, Maicon Bolt saiu de campo com cãimbras. O jovem Alessandro Vinícius, de 19 anos, ganhou, então, a oportunidade de estrear como profissional.

E o garoto, logo no primeiro lance, quase marcou. Guga, um dos grandes nomes do jogo, avançou pela direita e cruzou na cabeça de Alessandro Vinícius, que concluiu para fora. Daí em diante, o Atlético 'cozinhou' a partida, não foi pressionado e manteve a vantagem até o final.

ATLÉTICO 2 X 0 GUARANI

Atlético
Victor; Guga, Leonardo Silva, Réver (Matheus Mancini, aos 12’ do 2ºT) e Carlos César; Zé Welison e Adilson (Lucas Cândido, aos 23’ do 2ºT); Maicon Bolt (Alessandro Vinicius, aos 30’ do 2ºT), Vinicius e David Terans; Alerrandro
Técnico: Levir Culpi

Guarani
Leandro; Yuri, Paulão, Elder e Magalhães; Renato Xavier, Alemão e Ewerton Maradona (Leomir, aos 28’ do 2ºT); Paulo Morais, Douglas Santana e Pedrinho
Técnico: Gian Rodrigues

Gols: Alerrandro, aos 19’, e Maicon Bolt, aos 32’ do 1ºT (ATL)
Cartões amarelos: Matheus Mancini, aos 14’ do 2ºT (ATL); Renato Xavier, aos 34’ do 1ºT, e Yuri, aos 6’ do 2ºT (GUA)

Público: 9.205 torcedores
Renda: R$ 90.380,00

Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: sábado, 2 de fevereiro de 2019, às 19h (de Brasília)

Árbitro: Marcelo Aurélio Augusto Ferreira
Assistentes: Leonardo Henrique Pereira e Marciano Pires de Lima
.