Superesportes

ATLÉTICO

Atlético anuncia a contratação do técnico Rafael Dudamel, que assina por duas temporadas

Treinador venezuelano foi anunciado pelo clube mineiro no final da manhã deste sábado

Redação
Dudamel tem chegada prevista em Belo Horizonte na manhã desta segunda-feira - Foto: AFP / Federico Parra

O Atlético finalmente anunciou o novo treinador. Na manhã deste sábado, o clube confirmou a contratação do venezuelano Rafael Dudamel, de 46 anos. O vínculo do ex-técnico da Seleção Venezuelana vai até o fim de 2021.



Dudamel
substituirá Vagner Mancini e será o 12º estrangeiro no comando do Atlético. O acordo com o clube alvinegro já estava fechado há alguns dias, mas o anúncio dependia do formalização do fim do vínculo do treinador com a Federação Venezuelana de Futebol (FVF).

O desligamento da seleção foi oficializado nessa quinta-feira, quando Dudamel publicou nas redes sociais uma carta aberta para anunciar a saída. Treinador e dirigentes da FVF viviam um processo de desgaste que, aliado à proposta do Atlético, fez o ex-goleiro optar pela mudança.

“Tomei a decisão de dar um passo ao lado, de renuciar a Vinotinto, em seu melhor momento da história, e às vésperas do início de um novo ciclo de Eliminatórias. Considero que é o melhor para a seleção nacional. Minha relação com os diretores foi se deteriorando aceleradamente nos últimos tempos e nas condições atuais era muito complicado continuar”, escreveu o treinador.



O Galo informou que Dudamel chega em Belo Horizonte na manhã desta segunda-feira, às 9h05. A apresentação oficial será na quarta-feira, no período da tarde, quando haverá a reapresentação do time para a temporada 2020.

O novo comandante atleticano chega ao clube com quatro membros para a comissão técnica. Todos eles trabalhavam com o treinador na Seleção Venezuelana: Marcos Mathías (auxiliar técnico), Joseph Cañas (preparador físico), Rodrigo Piñón (analista de desempenho) e Jeremías Álvarez (coach motivacional).
O entendimento da diretoria do Atlético é que Dudamel se encaixa no perfil de trabalho desejado para 2020. Na Seleção Venezuelana, destacou-se por montar equipes que sabem trabalhar a bola e chegar ao ataque com qualidade.



Os resultados “Vinotinto” foram interessantes. Começou na equipe sub-17. Depois, já na categoria sub-20, conseguiu um grande feito para o futebol local: foi vice-campeão mundial em 2017, na Coreia do Sul.

Dudamel assumiu a seleção principal em 2016, na vaga antes ocupada por Noel Sanvicente. Sob o comando do ex-goleiro, a Venezuela conseguiu vitórias históricas, como o triunfo por 3 a 1 sobre a Argentina em amistoso em março de 2019. Na última Copa América, a equipe foi até as quartas de final, mas perdeu justamente para a Argentina.

Já o desempenho nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, de 2018, foi frustrante. A Venezuela ficou na última posição, com 12 pontos. Além da equipe principal, Dudamel dirigia a Seleção Olímpica.


Ficha

Nome: Rafael Edgar Dudamel Ochoa
Idade: 46 anos
Naturalidade: San Felipe, Venezuela
Equipes que treinou: Estudiantes de Mérida-VEN, Seleção Venezuelana sub-17, Deportivo Lara-VEN, Seleção Venezuelana sub-20, Seleção Venezuelana principal e Seleção Venezuelana Olímpica