Superesportes

ATLÉTICO

Como Rafael Carioca, Sampaoli e torcida influenciaram ida de Vargas ao Atlético

Novo atacante alvinegro falou sobre motivos que o levaram a aceitar proposta do clube alvinegro, com o qual assinou contrato válido por dois anos

João Vitor Marques
Eduardo Vargas durante apresentação pelo Atlético, nesta quarta-feira - Foto: Divulgação/Atlético
Tirar Eduardo Vargas do Tigres, um dos grandes do futebol mexicano, não foi tarefa simples para o Atlético. Além de alcançar os valores pedidos pela diretoria auriazul, o clube alvinegro precisou, antes, convencer o vitorioso atacante de 30 anos a retornar ao Brasil. Para isso, contou com três atores importantes: o volante Rafael Carioca, o técnico Jorge Sampaoli e a própria torcida.



Apresentado pelo Atlético na manhã desta quarta-feira, o chileno falou sobre o que o motivou a deixar o Tigres após mais de quatro anos. Vargas mencionou o projeto alvinegro de ser vitorioso nos cenários nacional e sul-americano, impulsionado pela mentalidade de Sampaoli - que já o comandou na Universidad de Chile e na seleção. “Ele falou comigo. Ele sempre quer ganhar tudo. Isso é o que me motiva”, disse.

“Nossa relação é muito boa. Ele tirou o melhor de mim como jogador e como pessoa também. Eu falei com ele, ele me queria aqui. Ele sempre me dá confiança, estou à disposição dele e do time”, continuou Vargas, ao citar as frequentes conversas com o treinador durante as negociações para acertar com o Atlético.

“Não sei se posso (falar sobre isso), mas eu sempre falei com ele ou ele falava sempre com meu agente para tentar vir até que houve a possibilidade. A verdade é que eu queria muito vir e estar com ele novamente”, prosseguiu o atacante.



Ajuda de Rafael Carioca


Em 2013, Vargas defendeu o Grêmio e disputou o Campeonato Brasileiro. Por isso, já conhecia o Atlético. Porém, conversas com um ex-atleticano também o ajudaram na decisão de retornar ao Brasil.

No Tigres, o chileno dividiu vestiário com Rafael Carioca durante mais de três anos. O volante de 31 anos defendeu o Atlético entre 2014 e 2017, com 169 partidas, cinco gols marcados e três títulos: dois do Campeonato Mineiro (2015 e 2017) e um da Copa do Brasil (2014).

“A relação (entre os dois) foi boa. Ele é muito bom jogador. Nossas esposas também são muito amigas. Ele sempre fala daqui do Atlético, sempre o escutava falando sobre isso e me disse que é uma linda cidade para jogar futebol”, disse.



Torcida


Outro fator citado por Vargas ao ser questionado pelos jornalistas foi a torcida. O atacante disse ter recebido mensagens positivas de atleticanos durante todo o período de negociação, que se arrastou por meses.

“Espero que seja muito bom o relacionamento, como já tive em outras equipes. O Atlético tem uma grande torcida. Espero que seja um bom relacionamento. Sempre me trataram bem nas redes sociais desde que começaram a especular minha vinda para o Atlético. Sempre escreveram coisas boas. Estou muito feliz”, disse.

Quando estreia?


Vargas está à disposição do técnico Jorge Sampaoli. Bem fisicamente e já regularizado, deve estrear pelo Atlético contra o Corinthians. As equipes se enfrentam a partir das 19h deste sábado, na Neoquímica Arena, em São Paulo, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.