Superesportes

COPA LIBERTADORES

Atlético x River Plate: quando serão os jogos pelas quartas da Libertadores

Veja as datas reservadas pela Conmebol para esta fase da competição

Redação
Braian Romero fez os dois gols do River na vitória sobre o Argentinos Juniors - Foto: Marcelo Endelli / POOL / AFP
Com a vitória por 2 a 0 sobre o Argentinos Juniors, nesta quarta-feira, no Estádio Diego Armando Maradona, o River Plate avançou às quartas de final da Copa Libertadores e será o rival do Atlético. No duelo de ida, no Monumental de Núñez, os dois clubes argentinos haviam empatado por 1 a 1.



Mas quando serão os duelos entre Atlético, de Cuca, e o River, de Marcelo Gallardo? As datas reservadas pela Conmebol para as quartas de final da Copa Libertadores são 10, 11 e 12 de agosto (para a ida) e 17, 18 e 19 de agosto (para a volta).

Por ter feito a melhor campanha na fase de grupos, o Atlético decidirá em casa. O primeiro confronto com o River será disputado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. A princípio, a volta será no Mineirão, em Belo Horizonte. A direção do Galo não descarta transferir a partida como mandante para o Mané Garrincha, em Brasília, cidade que já liberou a presença de público.

Nacho Fernández x River


O confronto das quartas de final marcará o reencontro do meia atleticano Nacho Fernández com o River Plate, seu ex-clube. Entre 2016 e 2021, ele conquistou nos Millonarios uma Libertadores, duas Recopas, três Copas Argentinas e uma Supercopa Argentina. Dessa vez, o ídolo argentino estará do lado brasileiro.


Três duelos na história


River Plate e Atlético só se enfrentaram três vezes na história. 

Os dois primeiros duelos foram válidos pela fase semifinal da Copa Libertadores de 1978. O River venceu por 1 a 0 no Monumental, em 28 de setembro. No Mineirão, em 8 de outubro, o Galo devolveu o 1 a 0.

Naquele período, a semifinal era disputada por três clubes em sistema de pontos corridos, com jogos em turno e returno. O Boca levou a melhor diante de Atlético e River Plate, fez sete pontos e garantiu vaga na final. Na decisão, os Xeneizes conquistaram o título sobre o Deportivo Cali.

O terceiro e último jogo entre Atlético e River Plate foi um amistoso disputado no Mineirão em 3 de setembro de 1985. Houve empate por 1 a 1 em Belo Horizonte.