2

Torcedor com tatuagem nazista é expulso de estádio em jogo do Brasil-RS

Homem foi flagrado nas arquibancadas com a frase 'Mein Kampf', título da autobiografia de Adolf Hitler, ditador nazista

14/02/2022 23:39 / atualizado em 14/02/2022 23:42
compartilhe
Homem foi flagrado nas arquibancadas com tatuagem referente ao títiulo da autobiografia de Hitler
foto: Reprodução/Twitter

Homem foi flagrado nas arquibancadas com tatuagem referente ao títiulo da autobiografia de Hitler


Nesse domingo, a partida entre Brasil de Pelotas e Novo Hamburgo, pelo Campeonato Gaúcho, ficou marcada por um incidente nas arquibancadas. Um torcedor foi expulso do Estádio Bento Freitas após exibir tatuagem com os escritos "Mein Kampf" (Minha Luta, em alemão), título da autobiografia do ditador nazista Adolf Hitler. Outros torcedores ficaram revoltados com o indivíduo e, portanto, o expulsaram das arquibancadas.

Diante do episódio, o Brasil de Pelotas publicou nota oficial. "Graças a gerações de xavantes que ao longo de 110 anos nos trouxeram até aqui, o Brasil tem na própria história um instrumento contra qualquer discurso ou ato de discriminação. O amor aos muitos que somos é parte da beleza do clube", diz o texto.

"É por essa consciência histórica que aqueles que se sentem representados pelos discursos de ódio, infelizmente cada vez mais comuns, são e sempre serão repelidos da Baixada. Quem diz isso não é só o clube, como instituição. É a nossa torcida, que sabe reconhecer ao longe quem não tem dignidade para se dizer Xavante", afirma o comunicado.

Torcedores expulsam homem com tatuagem referente ao título de livro escrito por Adolf Hitler
foto: Volmer Perez/Grêmio Esportivo Brasil

Torcedores expulsam homem com tatuagem referente ao título de livro escrito por Adolf Hitler



A Lei 7.716 de 1989 determina que praticar, induzir ou incitar discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, ou nacionalidade é crime em solo brasileiro. Além disso, a fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação de símbolos ou propagandas nazistas, utilizando a suástica ou cruz gamada, também configura crime.

Um homem com uma tatuagem "Mein Kampf" nas costas foi retirado da Baixada. O estádio Bento Freitas, casa de um clube formado por negros e operários, não pode permitir – e não permitiu – que manifestações como essa aconteçam. Parabéns à nossa torcida!






Compartilhe