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Cruzeiro tenta aumentar renda com bilheteria no Brasileiro; saiba quanto o clube já faturou

Gestor de futebol Zezé Perrella quer melhorar fonte de receita do clube

Rafael Arruda Tiago Mattar
Cruzeiro tem média de 20.898 pagantes e 26.387 presentes no Campeonato Brasileiro - Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
O Cruzeiro espera elevar na reta final do Campeonato Brasileiro a arrecadação com bilheteria, que, de acordo com o gestor de futebol Zezé Perrella, é a “única fonte de receita” do clube atualmenteOs preços dos ingressos já aumentaram para o jogo contra o Fortaleza, às 21h de sábado, no Mineirão, pela 28ª rodada da Série A.

Em sua apresentação como dirigente da Raposa, no dia 12 de outubro, Perrella já havia feito um apelo para os torcedores se tornarem sócios e compreenderem que, pela situação financeira de momento, não seria possível negociar entradas por R$ 4.

“Vamos fazer um apelo para que torcedores sejam sócios novamente. Precisamos de caixa, não podemos fazer ingresso de R$ 4, não temos condições. temos de rever isso, e o torcedor precisa entender. Não temos condições de cobrar ingresso de R$ 4”, disse. 

“O torcedor precisa nos ajudar sabendo da nossa crise financeira. Ele pode contribuir pagando um valor a mais. Se entrar dinheiro, vai facilitar tudo. O problema maior do Cruzeiro é o financeiro. Tenho de reconhecer que o Wagner (Pires de Sá, presidente) pegou o Cruzeiro em situação de calamidade financeira.
E deu no que deu”, acrescentou Perrella.

Em 13 jogos como mandante no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro faturou R$ 4.418.418,00 com bilheteria, ao passo que as despesas totais foram de R$ 4.108.634,88. Logo, o lucro líquido nos ingressos é de apenas R$ 309.783,12, conforme os boletins financeiros.

Na Série A, o Cruzeiro só movimentou mais dinheiro com bilheteria que Chapecoense (R$ 3,19 milhões) e Goiás (R$ 3,12 milhões). Na outra ponta do ranking estão Flamengo, R$ 30 milhões; Corinthians, R$ 22,4 milhões; e Palmeiras, R$ 21,7 milhões.

Com relação aos gastos gerais, verifica-se uma média de R$ 338.461,00. O principal custo é com despesas operacionais do estádio, de no mínimo R$ 200 mil. Há ainda obrigações com arbitragem, Federação Mineira de Futebol, equipe médica, impostos e outros.

Os boletins financeiros mostram que o Cruzeiro teve prejuízo com bilheteria em oito partidas no Campeonato Brasileiro. Já os lucros importantes ocorreram na vitória sobre o Santos, 2 a 0 (R$ 261,1 mil), e na derrota para o Flamengo, por 2 a 1 (R$ 589,5 mil).

Após reunião entre o presidente Wagner Pires de Sá e o gestor de futebol Zezé Perrella, ficou definido que os preços dos ingressos para Cruzeiro x Fortaleza são de R$ 20 (Amarelo e Laranja Inferior), R$ 40 (Vermelho Inferior), R$ 50 (Amarelo Superior), R$ 60 (Vermelho Superior) e R$ 100 (Roxo Superior). Sócios têm descontos que variam de 25% a 100% (clique aqui e veja os detalhes).

Promoção anterior


Antes de Perrella assumir o departamento futebol, o Cruzeiro anunciou uma promoção de ingressos até o fim do Campeonato Brasileiro. Em 7 de de outubro, o clube comunicou que sócios cativos teriam o direito de levar três acompanhantes aos jogos, com dois bilhetes adquiridos com 60% de desconto.

Além disso, associados da categoria Cruzeiro Eterno poderiam adquirir dois tíquetes com dedução de 60%, além de outros dois bilhetes com preços cheios. Os sócios Cruzeiro Sempre poderiam comprar duas entradas com desconto de 30% e outras duas com o preço inteiro.

No fim de abril, o Cruzeiro havia criado um ‘Setor Popular’ para todos seus jogos pelo Campeonato Brasileiro. A administração de Wagner Pires de Sá determinou que os bilhetes do Setor Laranja Inferior seriam comercializados por R$ 10 até o mês de dezembro.

Receitas com bilheteria no Brasileiro


Faturamento: R$ 4.418.418,00 (18º geral)

Despesas: R$ 4.108.634,88

Lucro: R$ 309.783,12

Veja os números por partida


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