Superesportes

CRUZEIRO

Adilson Batista diz que Cruzeiro já fechou com técnico Enderson Moreira

Técnico de 48 anos está atualmente no Ceará

Bruno Furtado Rafael Arruda Tiago Mattar
Adilson Batista garantiu que Enderson Moreira já acertou contrato com o Cruzeiro - Foto: Reprodução/Fox Sports
Demitido pelo Cruzeiro no domingo, o técnico Adilson Batista deu entrevista ao canal Fox Sports, nesta terça-feira à noite, e assegurou que Enderson Moreira, atualmente no Ceará, será o seu substituto na Toca da Raposa II.



“Vamos dar o furo aqui, uai. É oficial”, disse Adilson, sobre o suposto acordo entre Cruzeiro e Enderson Moreira.

Em seguida, Adilson Batista completou: ‘Eu sou amigo do Enderson, joguei com Luis Fernando (Flores) também, que é seu auxiliar. É um grande profissional. Espero que os gestores não fiquem bravos comigo”, disse o ex-treinador cruzeirense.

Batista ainda brincou com o fato de que Enderson Moreira barrou, em fevereiro, o empréstimo do meia Felipe Baxola, do Ceará, para o Cruzeiro. O jogador havia sido indicado à diretoria cruzeirense para a disputa da temporada 2020.

Com o “acordo” entre Enderson Moreira e Cruzeiro, Adilson Batista vê boas chances de o meio-campista se transferir para a Toca da Raposa II.

“Engraçado que eu liguei pro Enderson no começo do ano. Falei: ‘Enderson, me libera o Felipe Baxola, o meia esquerda do Ceará. Ele e o William Oliveira, volante. Gosto muito desse jogador, o Felipe Baxola. Joga nas extremas, no meio, talentoso o menino. E ele, ‘ah, não posso’. Agora, acho que ele vai vir com o Felipe Baxola (risos)”.

O que dizem Cruzeiro e Ceará

Procurado, Carlos Ferreira Rocha, interlocutor do grupo gestor do Cruzeiro com o departamento de futebol, disse que Enderson Moreira “ainda” não tem acordo com o clube. Já o presidente do Ceará, Robinson de Castro, informou ao Superesportes que não foi procurado pelo treinador ou pela diretoria cruzeirense.



“No momento, só estou preocupado com o coronavírus. O Enderson, hoje, estava aqui em Fortaleza. O nosso clube decidiu paralisar os treinos. Mas ele estava aqui e não falou nada comigo. Ele tem o livre arbítrio. Mas, nesse momento, se ele sair, talvez o prejuízo seja maior dele, pelo momento que o Cruzeiro atravessa e pelo momento que o Ceará atravessa. Basta ver os depoimentos dos treinadores que passaram por lá recentemente. Devia ligar para os quatro últimos e ouvir o que eles têm a dizer. Pega os meus quatro últimos técnicos e ouça o que eles têm a dizer. Enfim, mas não fomos procurados”.

A multa rescisória de Enderson Moreira com o Ceará é de R$ 200 mil. O treinador e sua comissão custam ao clube cearense R$ 250 mil mensais.

Procurado, Francis Melo, representante de Enderson Moreira, ainda não se posicionou sobre a informação.

Ano no Ceará e passagem pela Toca

Este ano, Enderson Moreira assumiu o Ceará em fevereiro e está invicto. Em dez jogos, conquistou seis vitórias e quatro empates.

Moreira teve uma passagem pela Toca da Raposa como técnico do time júnior, em 2006 e 2007. Nesse último ano, deu ao clube o inédito título da Copa São Paulo de Futebol Júnior e revelou jogadores como o goleiro Rafael, o lateral-direito Marcos, os zagueiros Maicon e Wellington, o volante Paulinho Dias, o meia Luiz Fernando e os atacantes Guilherme e Jonathas.


Parceria com Drubscky?


Caso seja contratado pelo Cruzeiro, Enderson Moreira retomará a parceria com Ricardo Drubscky, elevado à função de diretor de futebol do clube. Os dois trabalharam juntos no América, que teve como ponto máximo o título da Série B de 2017, à frente do favorito Internacional.

Em 38 rodadas, o Coelho contabilizou 73 pontos, com 20 vitórias, 13 empates e apenas cinco derrotas (64% de aproveitamento). A equipe de Enderson ficou notabilizada pela boa qualidade defensiva, já que sofreu apenas 25 gols (média de 0,65).