Cruzeiro
None

CRUZEIRO

No Cruzeiro, Enderson Moreira pode reeditar com Ricardo Drubscky dobradinha que conquistou título da Série B pelo América

Treinador rescindiu com Ceará e deve ser anunciado pela Raposa nesta quarta

postado em 18/03/2020 08:00 / atualizado em 18/03/2020 18:08

(Foto: Mourão Panda/América)
Depois de demitir Adilson Batista no domingo, o Cruzeiro está perto de anunciar Enderson Moreira, que se desligou do Ceará nessa terça com aproveitamento de mais de 73% em 10 jogos (seis vitórias e quatro empates). As bases já estão praticamente acertadas. O contrato do técnico será fechado até dezembro, com ampliação ao fim de 2021 em caso de acesso à Série A.

Um dos fatores que pesaram no aceite do profissional ao convite do Núcleo Dirigente Transitório foi a nomeação de Ricardo Drubscky para o cargo de diretor de futebol. 

Amigos há mais de três décadas, Enderson e Drubscky trabalharam juntos recentemente no América. A parceria resultou na conquista da Série B do Campeonato Brasileiro, em 2017. O treinador ficou no Lanna Drumond de julho de 2016 a junho de 2018, enquanto o executivo permaneceu entre outubro de 2016 a dezembro de 2018.

Na caminhada ao título, o América desbancou o favorito Internacional - comandado à época por Guto Ferreira, que também havia conversado com a diretoria do Cruzeiro e foi justamente o escolhido pelo Ceará para o lugar de Enderson. O Coelho terminou a Série B com 73 pontos (20 vitórias, 13 empates e 5 derrotas), dois de vantagem sobre os gaúchos.

A continuidade de Enderson Moreira no América esteve por um fio no início da Série B. Nos oito primeiros jogos, a equipe contabilizou duas vitórias, quatro empates e duas derrotas, ficando em 14º lugar, com dez pontos - dois a mais que o 17º, Boa. A vitória por 1 a 0 diante do Santa Cruz, na nona rodada, com gol do meia Matheusinho, deu sobrevida ao técnico.

A partir dali, o América arrancou na competição e virou o turno já na liderança, com 36 pontos em 19 rodadas. A regularidade foi mantida no returno. O grupo de Enderson ficou marcado pela mescla. Os jovens Zé Ricardo, Matheusinho e Messias contavam com o suporte de experientes como João Ricardo, Rafael Lima, Ernandes, Ruy, Juninho, Bill e Luan.

Também pela sintonia com Drubscky, Enderson alcançou o segundo trabalho mais longevo da carreira: 1 ano e 11 meses. O rendimento de “apenas” 48,34% é explicado pela presença do clube na Série A de 2016, em que o técnico herdou um elenco montado por outros profissionais e ainda assim obteve aproveitamento superior: 27,77% (cinco vitórias, cinco empates e 14 derrotas), ante 13,33% de Givanildo Oliveira e 11,11% de Sérgio Vieira.

Na duradoura passagem pelo América, Enderson alcançou 111 jogos, com 43 vitórias, 32 empates e 36 derrotas. Em 16 de junho de 2018, quando o time ocupava o 13º lugar no Brasileiro, com 13 pontos, o treinador aceitou proposta para trabalhar no Bahia. Após a saída de Moreira, o Coelho teve Ricardo Drubscky, Adilson Batista e Givanildo Oliveira como técnicos e amargou o rebaixamento à Série B, com 40 pontos, em 17º lugar.

Categorias de base


Além do sucesso na Série B de 2017, Enderson Moreira e Ricardo Drubscky obtiveram juntos bons resultados nas categorias de base. Em 2007, o Cruzeiro conquistou seu único título da Copa São Paulo de Futebol Júnior sob o comando do treinador e do gerente de futebol de base.

Os atletas de maior destaque daquela geração foram o goleiro Rafael, que ficou por 12 anos no time principal e agora defende o Atlético, e o atacante Guilherme, autor de 36 gols em 84 partidas com a camisa celeste. Também subiram ao profissional os zagueiros Wellington e Maicon, os laterais Marcos, Anderson e Diego Renan, o volante Paulinho Dias, o meia Luiz Fernando e o atacante Jonathas.

Já em 1996, Drubscky era técnico do América campeão da Copinha, enquanto Enderson cuidava da preparação física dos atletas. Na decisão, o gol da vitória foi marcado pelo zagueiro William, que viria a se destacar posteriormente por Ipatinga, Grêmio e Corinthians. O elenco ainda contava com o goleiro Ailton (atual preparador de goleiros da comissão de Enderson), o lateral-direito Evanílson e o atacante Rinaldo.

Cruzeiro em 2020


A principal missão de Enderson Moreira no Cruzeiro será reconduzir o time à Série A do Campeonato Brasileiro. Ele terá de conhecer um grupo formado por muitos jogadores jovens e com atletas contratados a pedido do técnico Adilson Batista: o lateral-esquerdo João Lucas, os zagueiros Marllon e Ramon, os volantes Jean e Filipe Machado, o meia Everton Felipe e os atacantes Marcelo Moreno, Jhonata Robert, Roberson e Angulo.

O Cruzeiro tem previsão de estrear na Série B no sábado, dia 2 de maio, contra o Botafogo-SP, em Belo Horizonte. Entretanto, em função da paralisação dos eventos esportivos como forma de prevenção ao coronavírus, a CBF poderá adiar o início da segunda divisão. Os jogadores celestes estão liberados das atividades por tempo indeterminado.

Tags: Cruzeiro serieb americamg interiormg futnacional Enderson Moreira Ricardo Drubscky