Superesportes

SÉRIE B

Penúltimo colocado na Série B, Cruzeiro visita lanterna Oeste para tentar amenizar crise

Vindo de derrotas para Cuiabá e Sampaio Corrêa, Raposa optou por fazer preparação em Atibaia para tentar melhorar rendimento na competição

Roger Dias
Sassá não marcou desde que chegou ao Cruzeiro, mas acredita que vai colocar fim ao jejum na Arena Barueri - Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Nem o mais pessimista torcedor imaginaria ver o Cruzeiro – que tem títulos importantes em sua história – em situação desesperadora no seu primeiro ano na Série B do Brasileiro. A derrota por 2 a 1 para o Sampaio Corrêa, no Mineirão, abalou ainda mais o ambiente na equipe, que volta a campo neste domingo, diante do lanterna, Oeste-SP, às 16h, na Arena Barueri, no duelo que envolve os últimos colocados da competição. Somente uma vitória amenizaria o caos que vive o clube num momento que deveria ser de reconstrução, depois de dias difíceis no ano passado.



A Raposa entra em campo cada vez mais pressionada pelos resultados negativos e pela queda na classificação. Com a vitória do Guarani sobre o CRB por 3 a 1, nesse sábado, no Brinco de Ouro, o time de Ney Franco caiu para o 19º lugar, com 11 pontos em 14 jogos – aproveitamento de 40,5%. Os mineiros começaram a competição com seis pontos a menos em virtude da punição na Fifa pelo não pagamento de dívida de R$ 5,5 milhões pelo empréstimo do volante Denílson. 

Para amenizar a crise, a Raposa optou por se afastar de Belo Horizonte durante a semana e concluiu sua preparação em Atibaia, que fica a cerca de 90 quilômetros de Barueri. Desta forma, jogadores e comissão técnica ficaram blindados de possíveis protestos e invasão de integrantes de torcidas organizadas à Toca da Raposa II, como ocorreu no início da semana. 

“Nos últimos jogos, infelizmente não saímos com a vitória. Mas temos que continuar trabalhando e confiando que as coisas vão dar certo. Treinamos bem e temos um jogo muito importante. Esperamos fazer grande jogo e sair com os três pontos. Temos que acreditar que as coisas vão virar e dar certo”, afirma o atacante Sassá, que será titular da equipe pelo terceiro jogo seguido, já que Marcelo Moreno está servindo à Seleção Boliviana nas Eliminatórias Sul-Americanas.



Sassá marcou pela última vez em 19 de agosto, quando ainda defendia o Coritiba. Dispensado pelo clube paranaense depois de participar de uma festa com aglomeração em Curitiba, ele ganhou nova chance na Raposa. “Estou bem fisicamente e podendo me doar mais. Tenho que me esforçar para que os gols voltem a sair. Se Deus quiser, voltarei a marcar já no domingo”, avisa o camisa 99, que tem contrato com o clube até dezembro de 2021. 

Desde a chegada de Ney Franco, o Cruzeiro venceu o Vitória (1 a 0) e a Ponte Preta (3 a 0), no Mineirão. Porém, acumulou tropeços contra CSA (3 a 1) e Cuiabá, fora de casa, e diante de Avaí (1 a 0) e Sampaio (2 a 1), em Belo Horizonte.

Com a gangorra de resultados, as chances de acesso à elite nacional são remotas. Segundo o site Probabilidades do Futebol, do Departamento de Matemática da UFMG, a equipe precisaria ter aproveitamento de campeão (cerca de 70% dos pontos disputados para voltar à Série A – atualmente as probabilidades seriam de 2%.



“Temos um elenco com qualidade para jogar a Série B melhor que estamos até até agora. Para conseguimos os resultados positivos, temos que jogar no nível que atuamos contra a Ponte Preta”, afirma Ney Franco, campeão da Série B com o Coritiba, em 2010, e responsável pelo acesso do Goiás à elite, em 2018.

Time


O técnico Ney Franco testou algumas formações no Cruzeiro na atividade da manhã de sábado, no hotel em Atibaia. Embora haja mistério com relação à escalação, a tendência é que o comandante coloque Rafael Luiz no lugar de Giovanni, que não teve boa atuação no revés para o Sampaio Corrêa.

O treinador ainda testou o zagueiro Ramon como volante ao lado de Jadson e Jadsom Silva, abrindo espaço para o retorno de Cacá na defesa com Manoel. Com isso, Henrique, Filipe Machado e possivelmente Arthur Caíke ficariam no banco de reservas.


 

Desfalques em peso 


Além de Marcelo Moreno, o Cruzeiro terá as ausências do lateral-esquerdo Matheus Pereira e do zagueiro Paulo, que testaram positivo para o coronavírus. O lateral-direito Raúl Cáceres, o zagueiro Leo, o volante Jean, os meias Marco Antônio e Marquinhos Gabriel, e o atacante Stênio estão machucados.

Já o volante Ariel Cabral e o atacante Roberson ficaram fora da delegação por opção da comissão técnica. As novidades entre os convocados são o volante Adriano e o atacante Welinton. 


Ano desastroso


Diferentemente dos anos anteriores, o projeto do Oeste-SP não emplacou. Em situação perigosa na Série B do Brasileiro, o rubro-negro foi rebaixado à Série A-2 do Campeonato Paulista recentemente. Os maus resultados custaram o emprego do técnico Renan Freitas, que, curiosamente, é filho do proprietário e diretor de futebol do clube, Aparecido Freitas.

Thiago Carpini, demitido recentemente do Guarani, herdou o posto, mas ainda não conseguiu tirar a equipe da zona de rebaixamento – foram cinco derrotas consecutivas nos últimos jogos. Neste domingo, a novidade pode ser o retorno do atacante Luan, ex-Cruzeiro e América, que estava no departamento médico. O volante Nilton, que também foi bicampeão brasileiro pela Raposa em 2013 e 2014, deve ficar como opção de banco.



OESTE X CRUZEIRO


Oeste-SP
Luiz; Éder Sciola, Renan Fonseca, Cartano e Gustavo Salomão; Yuri, Betinho, Marlon, Mazinho e Luan; Welliton
Técnico: Thiago Carpini

Cruzeiro
Fábio; Daniel Guedes, Manoel, Cacá e Giovanni (Rafael Luiz); Henrique (Jadson), Filipe Machado (Ramon); Airton, Régis e Arthur Caíke; Sassá
Técnico: Ney Franco

Motivo: 15ª rodada da Série B do Brasileiro
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)

Data:
11 de outubro de 2020 (domingo)

Horário: 16h

Árbitro:
Alisson Sidnei Furtado (TO)

Assistentes:
Natal da Silva Ramos Júnior e Fernando Gomes da Silva (TO)
TV: Globo