O técnico Jorge Sampaoli chegou ao Flamengo no dia 16 de abril e já precisou enfrentar um problema que atinge o clube em praticamente todas as temporadas: o excesso de problemas físicos do elenco.
Para a lateral direita, por exemplo, o argentino tem apenas uma opção disponível: Wesley, jovem de 19 anos que foi integrado ao elenco profissional neste ano.
Entre Matheuzinho e Varela, o uruguaio é o mais próximo de retornar aos gramados. O jogador, que foi submetido a um procedimento cirúrgico para o problema constatado no quadril direito, já está em fase de transição para os trabalhos de campo. Já Matheuzinho segue no departamento médico sem previsão de volta.
Na lateral esquerda, Sampaoli conta apenas com Ayrton Lucas. Filipe Luis disputou apenas cinco de 29 jogos pela equipe rubro-negra em 2023 e segue em fase de recuperação. O lateral-esquerdo está em período de transição de atividades físicas para o gramado.
No meio-campo, especificamente entre os volantes, a situação é tão ruim quanto nas laterais. Gerson esteve em campo em apenas três jogos desde a chegada de Sampaoli, já que lesionou o adutor da coxa esquerda no aquecimento do clássico entre Flamengo e Botafogo, segue no DM e provavelmente não retorna até o primeiro jogo da Copa do Brasil, contra o Fluminense, no dia 16.
O treinador argentino contava com Gerson para a engrenagem da equipe rubro-negra nesta temporada. Agora, Thiago Maia também desfalcará o clube por, pelo menos, os próximos dois jogos.
Apesar do ambiente desfavorável, Sampaoli teve uma boa notícia. Pedro, que ficou fora do jogo contra o Athletico-PR, treinou normalmente nesta segunda-feira (8), e estará a disposição para a partida contra o Goiás. O departamento médico considerou ter agido com prevenção ao tirá-lo do jogo mesmo a entorse do tornozelo esquerdo não tendo sido grave graças à grama sintética da Arena da Baixada.