2

Absoluto no meio-campo: o que ganha o Flamengo ao tirar Allan do Atlético

Destaque do Galo desde 2020, volante domina estatísticas da posição nas últimas cinco temporadas

03/07/2023 08:30 / atualizado em 02/07/2023 23:11
compartilhe

Reforço do Flamengo, Allan deixa o Atlético-MG após mais de três anos no clube mineiro
foto: Iconsport

Reforço do Flamengo, Allan deixa o Atlético-MG após mais de três anos no clube mineiro


Alvo principal do Flamengo para esta janela de transferências, o volante Allan está confirmado como reforço rubro-negro, após uma passagem de pouco mais de três anos pelo Atlético-MG. Em Minas Gerais, foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil, entre outros títulos, e agora deixa o Galo para ser peça importante do time de Jorge Sampaoli.

O Fla já o buscava e fazia esforços para contar com o meio-campista antes mesmo de ter Sampaoli como técnico. Como ele e o argentino trabalharam juntos no Atlético, o interesse na contratação se intensificou nas últimas semanas.

Um dos melhores volantes do futebol brasileiros nos últimos anos, o atleta de 26 anos chega, portanto, para ocupar um espaço entre os titulares. Mas, o que ganha Flamengo com a chegada de Allan?

 

Características de Allan


Canhoto, de marcação forte e ótima visão para lançamentos longos e passes entrelinhas, o volante é predominante no meio de campo e responsável pela distribuição do jogo pelo setor.

Nas últimas cinco edições do Brasileirão, entre os jogadores de sua posição, Allan liderou seis importantes quesitos do setor: ações com a bola (9.667), passes certos (7.302), passes verticais (2.113), passes certos no último terço do campo (1.396), bolas longas certas (605) e bolas recuperadas (679).

Além disso, teve a segunda maior porcentagem de acertos em dribles (77%). Os dados são da plataforma Sofascore.

Por suas características, tem as credenciais para ocupar a primeira faixa do meio-campo ao lado de Pulgar, ajudando Gerson a municiar os jogadores do ataque flamenguista.

 

 

Allan pelo Atlético-MG


Pelo Atlético-MG, Allan atuou em 170 ao longo de quatro temporadas (2020 a 2023) e foi um importante nome da equipe durante sua passagem.

Conquistou, em Belo Horizonte, quatro estaduais, o Brasileirão e a Copa do Brasil de 2021 e a Supercopa do Brasil de 2022.

O volante foi titular desde que chegou ao Galo. Somente este ano esteve afastado devido a uma lesão na coluna, da qual passou recentemente por recuperação.

Embora tenha forte identificação com a torcida e tivesse se consolidado na equipe, o momento crítico das finanças do Atlético forçou o clube a considerar a venda.

Como no Brasil somente o Flamengo se interessou – clubes do exterior fizeram propostas inferiores –, a diretoria se viu obrigada a negociá-lo com um rival, o que incomodou a torcida.

Rodrigo Caetano, executivo de futebol do Atlético, comentou a negociação, e relatou que Allan abriu mão de valores a receber do clube, o que influenciou na demora para concluir o acordo.

– Tentamos o máximo, todos os envolvidos, em transformar essa negociação de um jogador importante na melhor condição possível pro Galo. Por mais que o torcedor esteja chateado, com razão e direito, para quem vendemos, foi que somente esse clube fez proposta oficial nesses termos - afirmou Caetano.

Segundo ele, as propostas que chegaram de fora do Brasil estiveram em torno de 50% do que foi negociado com o Rubro-Negro.

– Não tem jeito, futebol é feito de ciclos, e agora é valorizar os que aqui estão, trabalhar muito para arredondar. Temos confiança de que o Felipão fará isso, uma confiança enorme de que mais cedo ou mais tarde teremos sequência de vitórias - concluiu.
Compartilhe