2

Nós explicamos por que o Fluminense é três vezes melhor com Felipe Melo

Como zagueiro ou volante, jogador de 39 anos faz Tricolor ter números melhores quando está em campo

06/06/2023 06:00 / atualizado em 05/06/2023 23:08
compartilhe
Com Felipe Melo, Fluminense tem aproveitamento três vezes melhor em 2023
foto: Iconsport

Com Felipe Melo, Fluminense tem aproveitamento três vezes melhor em 2023



Ninguém é indiferente a Felipe Melo. Ainda quando o telão do Maracanã anunciou a escalação do Fluminense, que vinha de cinco jogos sem vitória antes de encerrar o jejum contra o Bragantino, o jogador de 39 anos dividiu os torcedores entre vaias, aplausos e até latidos, que costumam vir das arquibancadas para o "Pitbull". Fato é que o agora zagueiro do Tricolor faz o time ter aproveitamento muito melhor, principalmente em 2023.

Se foi meia-atacante e começou a carreira como um verdadeiro camisa 10 no rival Flamengo, Felipe hoje está completamente adaptado à zaga.



Recuado por Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras, em 2020 -- o mesmo técnico que já havia lhe recuado para atuar como volante, no Cruzeiro que venceu a Tríplice Coroa em 2003 --, ele chegou a retornar ao meio de campo, mas no Flu, definitivamente, viveu seus melhores momentos na defesa.

Seja como líbero ou zagueiro pela esquerda, Felipe Melo mostra que a qualidade técnica ainda faz a diferença apesar da idade por muitos considerada elevada para o futebol. Em 2023, entretanto, ele é um dos jogadores mais regulares do time de Fernando Diniz, que não cansa de elogiá-lo sempre que pode.
 

- O Felipe Melo é tão bom que, com 40 anos, conseguiu jogar uma final com uma cruz nas costas e fez uma partida impecável. A gente tem um ganho técnico. Óbvio que o Felipe não é o mesmo de 10 anos, mas é acima da média. Ano passado ele teve dores fortíssimas, mas ele ama futebol e queria terminar de outro jeito a carreira. Espero que ele consiga, é um grande personagem do futebol. Sobre a sequência, o Felipe Melo tem quase 40 anos, a gente joga de uma maneira que o zagueiro é exigido para construir, acaba correndo um pouco para frente ou para trás, mas ele está se adaptando - defendeu Diniz após vitória sobre o Athletico, no Brasileirão.


Aproveitamento é mais de três vezes melhor


Não é à toa que, quando o zagueiro não entra em campo, o Tricolor vê queda vertiginosa nos números em 2023.

Com o camisa 30 na zaga, o Fluminense tem um aproveitamento mais de três vezes melhor: foram 24 jogos na temporada, com 18 vitórias, três empates e três derrotas, e a equipe conquistou 79,2% dos pontos. Sem ele, são oito partidas, com apenas duas vitórias e seis das nove derrotas tricolores no ano -- apenas 25% de aproveitamento.

Neste ano, Felipe Melo ainda marcou os dois gols que tem com a camisa tricolor. Na zaga, ao lado de Nino, são 18 jogos, com 13 vitórias, dois empates e três derrotas, ou 76% de aproveitamento. Os dados atualizados pelo Superesportes são de levantamento do Sofascore.


Em toda a sua passagem pelo Fluminense até aqui, Felipe Melo disputou 62 dos 103 jogos possíveis. As ausências foram em funções de algumas lesões musculares e também suspensões

Como volante ou zagueiro, são 73,6% de aproveitamento -- 44 vitórias, cinco empates e 13 derrotas --, números melhores que as 19 vitórias, 11 empates e 11 derrotas (55,2% dos pontos) nas 41 partidas em que não entrou em campo. Ao todo, o Fluminense teve 62 vitórias, 16 empates e 24 derrotas desde janeiro de 2022, quando estreou pelo clube. A mudança não foi só nos números, mas na mentalidade.
 

Felipe Melo é líder do vestiário 


Dentro de campo, a fase é boa, e fora dele, melhor ainda. Um dos líderes do Fluminense, time do coração de sua família, Felipe é importantíssimo mesmo quando é substituído, sendo uma das vozes mais eloquentes do vestiário e do banco de reservas quando seus companheiros precisam de incentivo.

Querido pela comissão técnica e funcionários, ele foi contratado a pedido de outro ídolo: Fred, hoje diretor de planejamento do Fluminense.

- Fred ainda fez um comentário. Comentário de dentro de vestiário... Ele falou assim: "Pô, presidente. A gente tem que ter esse Felipe Melo aqui com a gente. O homem é brabo no campo, terrível. Conseguiu voltar um pênalti atrás" - revelou o presidente Mário Bittencourt antes de fechar negócio com o jogador, à época no Palmeiras.



Em muitos dos vídeos de bastidores de vitórias divulgados pela FluTV no YouTube, o discurso mais forte da preleção no vestiário é de Felipe Melo. 


Com 23 títulos na carreira entre Flamengo, Cruzeiro, Galatasaray, Palmeiras e Fluminense -- o volante também passou por Grêmio, Mallorca, Racing Santander, Almería, Fiorentina, Juventus e Internazionale sem levantar taças --, o "Ousado" diz que "costuma ganhar", é bicampeão da Libertadores e tem cinco títulos nacionais no Brasil. 

 

Pelo Fluminense, conquistou é bicampeão do Campeonato Carioca com dois títulos sobre o Flamengo, rival que nunca deixa de provocar.

 

Próximos jogos do Fluminense


River Plate x Fluminense, 7 de junho (quarta-feira), às 21h30, no Monumental de Núnez, em Buenos Aires (ARG) - Libertadores
Goiás x Fluminense, 11 de junho (sábado), às 18h30, no Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO) - Campeonato Brasileiro

Compartilhe