UAI

2

Clubes têm respaldo da CBF para criar liga em troca de apoio em eleição

Dirigentes das séries A e B aprovaram estatuto para eleição à presidência

07/03/2022 18:48
compartilhe
Cúpula da CBF teve assembleia com dirigentes de federações e clubes das séries A e B
foto: Lucas Figueiredo/CBF

Cúpula da CBF teve assembleia com dirigentes de federações e clubes das séries A e B


Nesta segunda-feira, representantes dos clubes que disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro marcaram presença na sede da CBF e aprovaram de forma unânime o novo estatuto para a eleição presidencial da entidade. Para isso, as partes costuraram um acordo.

Os clubes se propuseram a apoiar Ednaldo Rodrigues, presidente em exercício da CBF, que deve ser eleito dentro de um mês. Em contrapartida, a entidade topou respaldar a criação de uma liga independente.

A elaboração desse projeto é um desejo antigo dos principais clubes do país, mas a dificuldade de obter a legitimação da CBF era um grande obstáculo. O presidente do São Paulo, Julio Casares, comemorou o acordo costurado nesta segunda.

"Acho que a Liga é o nosso processo fundamental no futebol. Essa é a oportunidade que os clubes têm para demonstrar unidade. Para você atingir um final eficiente do futebol, começa pela organização e pela liga", disse o presidente do Tricolor.

Na assembleia, foi definida a manutenção da distribuição de pesos para os votos na eleição presidencial da CBF. As federações seguem tendo o equivalente a três votos, enquanto os clubes da Série A têm dois e os da Série B um.

Compartilhe