2

Pesquisa: Cruzeiro tem maior média de torcida, mas Galo é superior em 2022

Levantamento da parceria XP e consultoria Convocados mostra ranking de torcidas ao longo dos últimos anos e dados de 2022; veja a lista de clubes

14/06/2022 12:36 / atualizado em 14/06/2022 14:04
compartilhe
Pesquisa mediu o tamanho das torcidas de clubes do Brasil, incluindo Cruzeiro e Atlético
foto: EM/ D.A PRESS

Pesquisa mediu o tamanho das torcidas de clubes do Brasil, incluindo Cruzeiro e Atlético

O Cruzeiro tem maior média de torcida em 34 pesquisas realizadas desde 1993 que o Atlético. O time alvinegro, no entanto, é superior no quantitativo de 2022. O levantamento, feito pela parceria XP e consultoria Convocados, foi divulgado para a imprensa nesta terça-feira (14).

De acordo com o relatório encaminhado a vários órgãos de imprensa, 34 pesquisas de torcidas feitas desde 1993, realizadas por diversos institutos e patrocinadores, foram compiladas.

Flamengo aparece com a maior torcida do Brasil, com 17,1%, seguido por Corinthians (13,4%), São Paulo (7,8%), Palmeiras (6,5%), Vasco (4,8%) e Grêmio (3,6%).

Cruzeiro é a sétima torcida nessa média geral, com 3,4%. Em seguida, aparecem Santos (2,7%), Internacional (2,6%) e Atlético (2,3%). O América é citado com 0,5%.

"Mais importante que analisar dados isolados é observar a tendência. Usamos a analogia do "foto versus filme". Um dado isolado nos mostra uma situação pontual, enquanto a evolução histórica traz o comportamento em relação ao tema", diz o relatório.

Fotos da torcida do Cruzeiro no Maracanã no jogo contra o Vasco


Galo superior em 2022

Detalhamento do levantamento divulgado nesta terça (14); clique para ampliar
foto: Reprodução

Detalhamento do levantamento divulgado nesta terça (14); clique para ampliar

Baixar Foto Grande



A parceria XP e consultoria Convocados também divulgou dados de pesquisas feitas pela Sport Track. Nelas, o Atlético aparece com número maior de torcedores que o Cruzeiro.

Em 2020, o Galo possuía 3,2% dos torcedores do Brasil, enquanto o Cruzeiro, 3%. Já em 2022, o time alvinegro detém 3,7%, ao passo que a Raposa está com 2,8%.

No relatório não foi divulgada a metodologia da pesquisa, que considera apenas pessoas com 16 anos ou mais.

Atlético x Santos: namorados e torcedores curtem jogo no Mineirão



"Grêmio, Cruzeiro, Santos e Atlético Mineiro têm comportamentos semelhantes: torcida oscila de acordo com o desempenho esportivo. A escala foi definida para percebermos isso, mas na prática a oscilação gira muito dentro da média, reforçando a ideia de que o desempenho esportivo impacta mais o sentimento que o número de torcedores", diz outra parte do relatório.

Compartilhe